Contato

(34) 99875-0102

De 2ª a 6ª - Das 09h às 20h

Whatsapp

De 2ª a 6ª - Das 09h às 20h

E-mail

contato@aprovacursos.com.br

Dúvidas?

Fale conosco

 

DICA 01 - Estude para concursos públicos sem ficar “louco”:

Prestar concurso é um emprego

“Prestar concurso não é como ir à faculdade. Quando nos preparamos para estes exames, temos vidas mais complexas”, diz a coordenadora de uma rede de preparação para concursos, Bárbara Ibáñez em entrevista ao jornal El País. “A chave é encontrar um momento para estudar. Devemos ser constantes”, acrescenta.

Meli González tinha 29 anos e dois filhos na primeira vez que concorreu a uma vaga nos Correios espanhóis. Estava há mais de uma década sem tocar em um livro. “Tinha muitas coisas para fazer e não consegui terminar de prepará-las como eu deveria”. Seis anos depois, seus filhos tomavam a mesma porção do seu tempo, mas ela foi aprovada. “Eu preparei minha consciência, reservando um momento todos os dias. Estudei mais porque me organizei melhor”, assegura.

Tente não se distrair com Internet…

Muitas pessoas que encaram concursos não tinham smartphones nas suas etapas acadêmicas anteriores. “Agora, elas o têm e se sentam para estudar com ele ao lado. Embora o mantenha silenciado, o mero fato de olhar para ele a cada cinco minutos prejudica a concentração. Evitar distrações é muito importante”, diz o educador Eduardo Jevremovitch.

Alfonso García, de 42 anos, passou por este problema. Recentemente, foi aprovado para trabalhar como porteiro em um colégio na Espanha. “Estudei história quando era jovem, mas me dedicava à restauração. A coisa deu errado e decidi buscar algo mais estável”, conta. O celular foi um pequeno obstáculo: “Era difícil não olhá-lo a cada instante. Minha família me dizia que estava viciado, então imagine o quanto olhava para ele enquanto estudava o que me entediava. No fim, decidi deixar o celular em casa quando ia para a biblioteca”.

…mas use os bons recursos oferecidos por ela

Talvez haja mais distrações que antes, mas não se pode negar que também há mais recursos ao alcance de qualquer um. E, principalmente, mais baratos. “Acredito que é a parte mais positiva da internet”, diz Ana Jiménez, que, aos 37 anos, acaba de ser aprovada para trabalhar como auxiliar administrativa em um banco espanhol.

Passou quase toda sua vida produtiva em empresas privadas. “Trabalhava muitas horas, até 10 ou 12 por dia. Houve um momento em que tomei uma posição. Precisava de uma mudança, algo mais estável e que me tomasse menos tempo”. Após dez anos sem estudar, decidiu se preparar para os concursos.

“Estudei enquanto ainda trabalhava. Foi muito difícil, não tinha vida, mas acredito que valeu a pena. A Internet me ajudou de uma maneira incalculável. Por exemplo, aprendi toda a parte de automação de escritório graças a vídeos do YouTube. Não fiz cursos, mas aprendi o que precisava para tirar uma nota nesta parte do exame. Também aperfeiçoei o inglês com vídeos da Internet. Quem dera houvesse isso quando estudava com 20 anos”, comenta.

É sempre importante ter apoio e companhia nessa caminhada

Pilar García fez seu primeiro ano de direito aos 18 anos e o abandonou. “Eu me apaixonei, comecei a trabalhar e fiquei grávida”. Foram 16 anos até que voltasse a estudar. Com 34, estudou em nível superior para hotelaria. Alternou empregos até que, com 50 anos, foi chamada para trabalhar como governanta em uma moradia pública para pessoas com diversidades funcionais na Espanha. “Para manter o emprego, anos depois, tive que passar por um concurso”, afirma.

“Não tinha nenhum hábito de estudo. Foi muito difícil, mas encontrei ajuda no meu filho. Decidimos que prestaríamos juntos, ele no seu campo – design gráfico – e eu no meu. Nós nos incentivávamos para dedicar todo o tempo que tivéssemos”. Ele não conseguiu o emprego, mas ela sim. Aos 58 anos, continua trabalhando no mesmo lugar.

Comece pelo conteúdo que considera mais fácil

“A maioria das provas tem uma parte que todo mundo odeia: a Constituição. Embora seja o primeiro tempo, nós sempre recomendamos que não se comece por aí”, indica a já citada professora do MasterD. Não é aconselhável começar pela parte mais densa da matéria. É como se alguém que nunca leu um livro na vida começasse por Dom Quixote ou pelo Grande Sertão Veredas.

Não exagere

Recuperar o hábito de estudar é questão de três semanas, segundo o educador Eduardo Jevremovitch. “Se conseguimos repetir uma mesma rotina durante 21 dias, nós a convertemos em um hábito. Se o mantivermos durante 66 dias, chegamos a um ponto em que, por mais que não gostemos, fazemos sem problemas”. Ao longo desse período, o ideal é que as horas de estudos aumentem de forma progressiva.

“Oito horas para aquecer o motor em poucos dias não serve para nada. A minha experiência é que o melhor é começar pouco a pouco e ir subindo até quatro ou cinco horas diárias”, indica Raúl Torres, administrador de 33 anos. Após cinco anos sem estudar, retomou os livros e conseguiu emprego como administrador.

Preparar o psicológico é muito importante

“Estudar é como andar de bicicleta, nunca se esquece”. Esta é a premissa que o educador Eduardo Jevremovitch propõe a seus alunos assim que entra em contato com eles. “O maior obstáculo para as pessoas que estão há vários anos sem estudar é o desânimo. Não se acham capazes. Os jovens dizem que os mais velhos têm experiência demais, e os mais velhos que não conseguirão competir com os mais jovens”, comenta.

Diego Contreras encarou essa situação. Trabalhou durante 14 anos em um estúdio de arquitetura e a crise o enviou ao desemprego em 2010. Tinha 38 anos. “Não sabia o que fazer. Passei um par de anos em trabalhos temporários até que comecei Educação Especial”. Fez a prova à distância, enquanto continuava trabalhando. “Com a idade, você fica mais pragmático. Houve momentos em que pensei que qualquer jovem faria melhor que eu, mas acabei conseguindo um emprego em Madri”, afirma. Aos 45 anos, estreará como professor.

Estabeleça metas

Na opinião de Jevremovitch, o mais importante é “ter uma meta muito clara”. “A primeira coisa que trabalhamos com nossos alunos é a eliminação da linguagem negativa. Não queremos escutar um ‘não posso’. Ajudamos a visualizarem a meta. É muito mais fácil alcançá-la do que parece”, acrescenta.

Aos 45 anos, Pedro García, natural da cidade espanhola de Málaga, confirma a importância deste detalhe. “Não pode perder o foco em nenhum momento. Aconteceu comigo na minha primeira tentativa. Eu via o exame como algo muito distante, a muitos meses. Em vez de estabelecer pequenas metas diárias, fiz um esforço brutal na reta final que não me ajudou em nada”. Na segunda tentativa, mudou de atitude e conseguiu uma vaga como zelador de um hospital. “Compartilhar suas metas com amigos e familiares é sempre uma boa ideia. Assim, nos comprometemos a cumpri-las”, comenta Ibáñez.

Não desanime se for reprovado

Ser reprovado está dentro das possibilidades. Alberto Quintana, de 27 anos, está justamente neste momento da vida. Acaba de concorrer pela segunda vez para professor e foi reprovado. Na primeira ocasião, foi aprovado, mas não conseguiu o emprego. “Dá vontade de parar de tentar, mas de que adianta isso?”, afirma. Ele não havia ficado tanto tempo sem estudar antes dos exames como as pessoas que mencionamos antes. “Na primeira vez, fui muito melhor porque não estava trabalhando. Desta vez, dividi os concursos com meu emprego em um colégio e não fui bem. Não vou deixar de tentar”, diz Quintana.

Alberto Chacón, militar de 29 anos, não se deixou levar pelo desânimo: “Na primeira vez que fiz a prova, estudei durante três meses. Reprovei. Não sabia se voltaria a concorrer, mas o fiz, preparando-me de verdade, e consegui. O mais importante é se considerar capaz”.

Ignore as comparações

“Tape os ouvidos”, diz Ainhoa Fernández, que, aos 26 anos, acaba de concorrer pela segunda vez ao cargo de professora. “Não tem que se comparar com ninguém, nem se preocupar com quantas horas a mais está estudando que os outros, ou olhar grupos de Facebook, ou dar bola para os pessimistas”. Está esperando a sua nota após fazer o concurso de Ensino Fundamental da Comunidade de Madri.

O professor madrilenho amplia o conselho: não se deixe intoxicar pelos concurseiros, tampouco pelos gurus dos exames, que antecipam matérias ou número de vagas.

 

 

DICA 02 - Passar em um concurso público em 2019: saiba como!

Saiba como é possível passar em um concurso

Passar em um concurso público requer planejamento, foco e técnicas de estudo fazem a diferença na busca da carreira dos sonhos. Separamos 10 dicas que podem te ajudar a passar em um concurso em 2018. Confira!

Resumos

Faça resumos do conteúdo que deve cair na prova. Essa é uma maneira prática de facilitar o aprendizado e, principalmente, exercitar a memória. Com a matéria “fresquinha” na cabeça, as chances de passar em um concurso são maiores.

Revisão

Revise constantemente as disciplinas estudadas. Ao revisar os livros, você consegue assimilar melhor o conteúdo e elimina dúvidas que, às vezes, nem sabia que tinha.

Curso preparatório

Uma boa sugestão é se matricular em cursos preparatórios para concursos públicos. Basta se informar: existem vários por aí com equipe experiente no assunto. Priorize, também, materiais de qualidade (apostilas e videoaulas, por exemplo).

Organização e planejamento

Organize os conteúdos, priorize os que tem mais dificuldade. Faça, a partir disso, um planejamento. Exemplo: separe as disciplinas por dias da semana, para evitar uma “bagunça mental” durante os estudos.

Não force

Estudar para concurso não significa ler centenas de páginas num só dia. Seja perseverante, mas não force o ritmo dos estudos.

Parceiros de estudo

Estudar sozinho pode facilitar o seu nível de concentração. Entretanto, buscar parceiros de estudo é uma boa dica. Assim, há incentivo mútuo e um pode ajudar o outro em conteúdos que domina mais.

Não exclua disciplinas

Por mais que você tenha facilidade em determinada matéria, não deixe de estudá-la. A aprovação em um concurso depende de êxito em todas as matérias.

Confiança

Não despreze seu concorrente, mas, acredite na sua capacidade. Tenha confiança de que é capaz de conquistar uma vaga no serviço público.

 

 

DICA 03 - Alimentos que ajudam na hora de estudar:

Veja dicas de alimentos que ajudam a combater cansaço, stress, insônia e tristeza!

Ao estudar é importante que você não descuide da saúde! Em momentos de stress, tristeza, insônia e cansaço, não adianta vir com fruta ou saladinha. Você só pensa em comer chocolate ou qualquer outra opção que combine gordura com carboidrato refinado.

“São alimentos que estimulam o cérebro a liberar dopamina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar”, afirma a nutricionista Laís Murta, de São Paulo.

Mas é um prazer passageiro e, por isso, faz com que você corra o risco de entrar num círculo vicioso que leva a ganho de peso e desequilíbrio hormonal.

Fechar a boca também não é o caso, já que a própria comida (mais levinha, claro) pode contribuir para virar esse jogo. Então saiba o que comer quando…

Bate o cansaço

Se a bateria está fraca – você já acorda sem ânimo, piora durante o dia e à noite pula a academia para cair logo na cama –, aposte em alimentos que aumentam a produção de energia.

O stress não dá trégua

Nos dias em que o clima no trabalho anda tenso ou a relação com o boy não está das melhores, seu corpo produz mais cortisol – hormônio que aumenta o apetite por comidas açucaradas e gordurosas, e até pode disparar a compulsão. Vá atrás de alimentos que ajudam a relaxar.

A tristeza resolve aparecer

Mesmo nos dias em que você tem a impressão de que não deveria ter saído da cama, os alimentos podem dar um ânimo. O ideal é caprichar em opções que carregam vitaminas do complexo B, em especial a B12, e outros itens importantes para a produção dos neurotransmissores do bem-estar.

O sono não vem

Aqui, o que não comer às vezes importa mais do que o que comer. Chocolate, café, refrigerante e chá verde, por terem substâncias excitantes, deixam você contando carneirinhos, e eles completam uma maratona na sua mente sem que você pregue o olho.

“Dietas muitos restritivas em carboidrato também favorecem noites em claro”, avisa Laís Murta. Mas existe uma lista de alimentos que dão day off para os bichinhos e garantem um bom descanso.

 

 

DICA 04 - Métodos de estudo que facilitam o aprendizado:

Estudar por conta própria não é fácil, mas a prática pode dar certo quando bem organizada. Com mapas mentais, resumos e controle do tempo, é possível achar métodos de estudo eficazes.

Conheça 5 métodos de estudo que poderão ajudar na sua caminhada!

Técnica Pomodoro

Produtividade, foco e equilíbrio fazem toda a diferença nos estudos e servem de impulso para técnicas como a Pomodoro. O método combina trabalho e relaxamento, definindo que períodos de esforço devem ser recompensados com momentos de distração.

Não há tempo definido, mas o convencional é o formato 25/5, que oferece cinco minutos de descanso a cada 25 minutos de concentração nos livros. Usando alarmes para delimitar cada momento, a hora de relaxar pode ser preenchida como cada estudante preferir, desde usar o celular até fazer alongamentos.

 

Método Robinson (EPL2R)

Há 5 passos fundamentais: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar. O primeiro momento é de exploração do material de estudo, com leitura superficial de tópicos, sumários e títulos. Esse contato inicial deve resultar em dúvidas, indagações que levam os alunos ao segundo procedimento, que é fazer perguntas sobre temas que chamam a atenção.

Com as perguntas formuladas, ocorre a primeira leitura aprofundada, objetivando responder cada questão surgida anteriormente. Depois de encontrar a solução para as perguntas, a leitura completa finalmente ocorre. Esse é o momento em que os candidatos leem o material sem pensar em aplicações do conteúdo, ou seja, apenas uma leitura tradicional.

Após aprender e organizar o conhecimento, a etapa final é uma espécie de aula para si mesmo – e que pode ser feita na companhia de amigos – explicando os conceitos mais importantes em voz alta.

 

Mapa mental

Os mapas mentais são ideais para pessoas de mentes mais visuais, exatamente por investirem em imagens, setas e cores. A técnica organiza matérias em um diagrama, elegendo um tema central. Em seguida, é preciso conectar esse assunto principal a tópicos paralelos.

Por exemplo, se a disciplina for a Guerra Fria, os vários acontecimentos relacionados ao tema vão ser ligados ao centro do diagrama, como, por exemplo, a queda do Muro de Berlim e o embargo econômico a Cuba. Isso pode ser feito com balões ou desenhos que remetem aos assuntos.

Com o mapa fica mais fácil revisitar o conteúdo meses depois e lembrar rapidamente da conexão entre os assuntos.

 

Teste Prático

Lembra o formato dos simulados, só que preparado por você mesmo e com base em dúvidas individuais de cada matéria. O segredo é fazer blocos de questões sobre temas que deixaram dúvidas durante a leitura.

Para responder cada pergunta é útil buscar várias fontes de conhecimento até que uma resposta satisfatória seja encontrada. A eficácia da técnica está em economizar tempo e agir diretamente nas áreas em que sentir mais dificuldade.

 

Autoexplicação

Também chamada de elaboração interrogativa, a técnica consiste em duvidar de tudo que se lê, refletindo sobre cada informação. A autoexplicação ocorre quando, a partir de indagações, você tenta explicar os conteúdos para si mesmo. Para levantar (e solucionar) as perguntas, é comum grifar, rasurar, escrever, usar dicionários e até falar sozinho.

Ao duvidar, responder e resumir conteúdos, você estabelece a autoexplicação, considerada uma leitura interativa, que vai além de uma simples olhada nos livros e cadernos. Com fichamentos e anotações, o processo é uma ferramenta útil para afastar a famosa “decoreba” e, de fato, absorver o conhecimento.

 

 

DICA 05 - Dicas para melhorar seus estudos para concursos públicos:

 

A grande maioria das pessoas acham que é muito difícil passar em concurso público, mas o importante é que você utilize o método certo de estudo. Confira dicas para melhorar seus estudos para concursos públicos!

Passar em um concurso deve ser seu objetivo de vida

Para alcançar esse objetivo é preciso ter disciplina, foco e dedicação. Você vai ter que colocar em mente que sua prioridade é a aprovação no concurso que irá fazer.

Não atire para todos os lados

Direcione seus estudos para um concurso de cada vez ou em concursos apenas da mesma área, onde as disciplinas são quase as mesmas. Isto facilitará seus estudos.

Separe as disciplinas em dias e horários

Organize sua preparação, torne isso em um hábito ao estudar cada disciplina do edital. Depois de um tempo que você começa a seguir seus horários que foram planejados, isso acaba ficando no piloto automático, evitando que você procrastine e perca tempo pulando de disciplina em disciplina sem assimilar o conteúdo estudado.

Evite qualquer tipo de distração

Observe o que costuma lhe distrair. Por exemplo, se você se distrai muito facilmente com notificações do celular, o melhor a fazer é desativá-las ou até mesmo deixar o aparelho desligado durante o horário que estiver estudando.

Nunca esqueça de fazer resumos e anotações

É algo óbvio, mas muito concurseiros não fazem resumos nem anotações. Fazer resumos vão te ajudar na hora de revisar sobre tudo o que foi estudado.

Revise e refaça provas anteriores

Esta é uma das melhores formas para testar seus conhecimentos e conhecer o perfil da banca que irá elaborar as questões. Você acaba estudando e ainda testando suas habilidades para cada assunto em questão.

Uma boa noite de sono

Ficar perdendo sono causará fadiga, então tente dormir bem para que você tenha disposição para estudar e fazer suas outras atividades no dia seguinte.

Um dia na semana para descanso e lazer

É preciso também relaxar para renovar as energias e evitar o estresse. Procure tirar pelo menos um dia na semana para descansar, ir ao cinema, passear no parque, etc.

Fique sempre por dentro

Nos concursos costumam aparecer questões sobre atualidades, inclusive como tema de redação. Preste atenção nos fatos econômicos, acontecimentos políticos e sociais mais recentes, tais como conflitos raciais, religiosos e culturais.

Não desista

Uma das maiores frustrações das pessoas é de ficar tentando vários concursos diferentes sem conseguir ser aprovado, muitos acabam desistindo, mas essa situação pode ser mudada ao estudar de maneira correta. Invista em você e na sua capacidade de aprender de forma mais eficiente e prazerosa para que consiga aumentar suas chances de passar em concursos públicos!

 

 

 

DICA 06 - Avaliação multiprofisional de aptidão para deficientes em concursos:

 

Projeto prevê avaliação para deficientes em processos seletivos

A avaliação de aptidão de pessoas deficientes, com doença grave ou incapacitante em concursos públicos poderá ser individualizada e multiprofissional. A proposta é de iniciativa do senador Romário (Pode-RJ). O PLS 335/2018aguarda emendas na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Segundo Romário, a proposta elimina a presunção de incompatibilidade dessas pessoas com o exercício de cargos públicos. Na legislação vigente, depois de aprovado na prova escrita, o candidato é avaliado apenas por um médico para ser considerado apto ou não para assumir o cargo.

“Cremos que essa previsão homenageia não só a proporcionalidade legislativa como também a variação e extensão de efeitos de algumas situações de deficiência física ou doenças incapacitantes relativamente às condições individuais para o desempenho satisfatório de atribuições e funções inerentes a determinados cargos públicos”, justificou Romário.

A proposta altera a redação do artigo 5º da Lei do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei 8.112/ 1990) para se referir a pessoa com deficiência e não a pessoa portadora de deficiência.

O texto, além dos deficientes, também estende à pessoa com doença grave ou incapacitante, como ceratocone ou esclerose lateral amiotrófica (ELA), por exemplo, o direito de se inscrever em concurso público para até 20% das vagas oferecidas, o mesmo percentual para pessoas com deficiência atualmente.

Depois da CDH, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Fonte: Agência Senado

 

 

DICA 07 - Organize seus estudos para ter sucesso em concursos e em sua via profissional: 

 

  1. Calendários ajudam a estipular prazos e manter a consciência sobre o tempo disponível para executar cada tarefa. É recomendado inserir datas para responder simulados e também destacar as datas das próximas provas que pretende prestar.

 

  1. Organizar as tarefas em um cronograma também pode ser útil. Existem muitos disponíveis na internet, mas também há pessoas que gostam de fazer o próprio cronograma baseado na rotina pessoal. É importante manter o cronograma visível para melhores resultados.

 

  1. Estipular metas diárias ajuda a manter o trabalho em andamento e podem ser aplicadas em várias tarefas, como ler livros, fazer testes, resolver avaliações de certames anteriores. É recomendado manter metas realistas e que sejam condizentes com o tempo disponível. Isso evita frustrações!

 

  1. Além de ter um espaço definido para estudar, como uma mesa ou escrivaninha e materiais necessários, ainda é necessário mantê-lo arrumado. Um espaço desorganizado pode te fazer perder o interesse e a motivação. É recomendado organizar também os conteúdos, separando para a semana seguinte e deixando em local de fácil acesso.

 

  1. Para algumas matérias, como matemática, é necessário fazer exercícios. Para que haja a economia de tempo é bom separar os exercícios com antecedência. Isso pode ser feito no mesmo dia em que são separados os conteúdos.

 

Manter um cronograma organizado pode ser difícil com todos os outros compromissos. Para que tudo possa correr bem é importante separar um dia de organização que pode ser usado para avaliar o desempenho, organizar conteúdos e atividades, arrumar o quarto/área de estudos, organizar papéis e anotações, entre outras ações que o estudante ache importante para manter a ordem.

Com informações do portal Blasting News

 

 

DICA 08 - Como estudar para uma prova:

 

Variar ambientes, misturar conteúdos e forçar a memória são atitudes simples que podem ajudar na hora de fixar o conteúdo da prova. Confira as dicas abaixo e mude seu jeito de estudar!

 

Mude de ambiente

Em um primeiro momento, pode parecer estranho, mas alternar o ambiente de estudos pode fazer toda a diferença na sua preparação. Para isso, tente associar o tipo de conteúdo a um determinado ambiente, como por exemplo: Matemática = quarto. Forçar associações deste tipo deixam a informação mais fácil de se localizar.

 

Misture os conteúdos

Ao invés de estudar um conteúdo por vez, tente elaborar sequências de disciplinas. Este esforço exige mais do cérebro e permite que você mantenha a concentração sempre em alta, pois a cada novo assunto, ele retoma a atenção.

 

Dê intervalos de estudos

Estudar um pouco a cada dia é muito mais eficaz do que dedicar um dia inteiro à sua preparação. Desta forma, espaçando as tarefas, seu cérebro fará uma revisão automática para então aprender novos conteúdos.

 

Utilize a memória

Procure se lembrar do conteúdo mesmo sem consulta. Recuperar uma ideia é diferente de tirar um livro da estante: lembrar altera a forma como a informação será arquivada, tornando-a mais acessível e relevante quando precisar dela novamente.

 

Comece pela matéria mais difícil

A ordem das matérias deve ser da mais difícil para a mais fácil, ou da menos familiar para a mais conhecida. Esse sistema faz com que a sessão de estudo vá se tornando menos chata conforme progride, prevenindo desistências e falta de motivação.

 

Inclua atividades de lazer

Estudar pensando em diversão é tão ruim quanto não estudar. Inclua no seu planejamento prêmios por dever cumprido: Se você seguir sua programação, pode se dar ao luxo de uma sessão de cinema ou barzinho com os amigos.

 

Fonte: Superinteressante

 

 

DICA 09 - Dica da semana - Como melhorar a capacidade do seu cérebro:

 

Ouvimos dizer muitas vezes que a memória diminui com a idade, assim como outras funções cognitivas – como o raciocínio. Calma, há esperança: existem maneiras de “religar” nosso cérebro.

Então, se você quer melhorar a capacidade do seu cérebro, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:

1. Exercício físico

A atividade física aumenta as sinapses, cria mais conexões dentro do cérebro e ajuda na formação de células extras. Boa saúde cardiovascular também significa que você transporta mais oxigênio e glicose para o cérebro, além de eliminar toxinas. Exercícios ao ao ar livre são ainda mais benéficos, pois ajudam na absorção de vitamina D.

Uma dica é combinar a prática de exercício à exploração de um ambiente diferente, a novas maneiras de fazer as coisas ou compartilhar ideias. Assim você aumenta as chances das células nervosas novas formarem um circuito adequado.

Por exemplo, se você gosta de jardinagem, vale participar de uma horta comunitária para fazer amigos enquanto mexe na terra, ou se juntar a um grupo em vez de ir sozinho. O mais importante é garantir que você esteja se divertindo. O desejo de se envolver em algo que ajuda a impulsionar os efeitos do exercício e da interação social no cérebro.

2. Memória em movimento

Se você tentar decorar algo enquanto se movimenta, é muito mais provável que a informação seja retida. Na próxima vez que você estiver estudando para uma prova e estiver com dificuldade em uma disciplina, que tal ouvir  um audiolivro sobre o tema? Você pode dar uma volta no parque ou dançar na sala de casa para ajudar a guardar o conteúdo.

3. Alimentos para abastecer o cérebro

Aproximadamente 20% do açúcar e da energia que você consome vão para o cérebro, fazendo com que a função cerebral dependa dos níveis de glicose. Se os níveis de açúcar não forem controlados, sua cabeça pode ficar confusa.

Comer algo de que se goste libera dopamina, que ativa a área de recompensa do cérebro. E é por isso que você sente prazer em comer determinados alimentos. Mas, além de nutrir os mecanismos de recompensa do cérebro, você precisa alimentar seu intestino com cuidado.

Existem mais de 100 trilhões de bactérias no sistema digestivo humano, que se conectam com o cérebro pelo eixo intestino-cérebro. E o equilíbrio desses micróbios é fundamental para o bem-estar da mente. Uma dieta variada e saudável ajuda a manter essas bactérias em sincronia e o cérebro saudável.

As células do cérebro são compostas por gordura, por isso, é importante não erradicar a gordura da dieta. Ácidos graxos essenciais presentes em nozes, sementes, abacate e peixes são bons para desenvolver o cérebro, assim como o alecrim e açafrão.

Fazer as refeições na companhia de outras pessoas também pode ajudar:  a socialização reforça os benefícios de uma boa dieta saudável no cérebro.

4. Relaxar

Um pouco de estresse é necessário porque ajuda a responder rapidamente em situações de emergência. E ainda o estresse produz o hormônio cortisol que, ao ser liberado, nos dá energia e ajuda a concentrar. Porém, a ansiedade prolongada e os altos níveis de estresse desconfortável são realmente tóxicos para o cérebro.

É importante, portanto, que a gente aprenda a “desligar” de vez em quando, para permitir que essa parte do cérebro descanse. Ao se desconectar, você exercita uma parte diferente do cérebro: a chamada rede neural de modo padrão, que nos permite sonhar e é importante para consolidar a memória.

Ao “desligar” permitimos que essa parte do cérebro seja ativada e faça seu trabalho. Então, da próxima vez que você for pego sonhando acordado, expliqueque você estava fazendo uma atividade cerebral crucial.

5. Desafiar a si mesmo

Uma outra maneira de estimular o cérebro é se desafiar a fazer ou aprender algo novo. Atividades como aulas de arte ou cursos de idioma aumentam a flexibilidade do cérebro.

Jogue uma partida online contra amigos ou familiares. Não apenas vai te desafiar, como vai estimular a interação social, o que ajuda o cérebro.

6. Ouvir música

A música estimula o cérebro de um jeito muito peculiar, quando você observa a imagem cerebral de alguém que está ouvindo ou tocando música, quase todo o órgão está ativo.

A música pode melhorar a cognição geral, e a memória musical é muitas vezes a última a desaparecer, quando somos afetados por certas condições, como a demência.

7. Estude na cama

Se você aprender algo novo durante o dia, será formada uma conexão entre células nervosas no cérebro. Quando você dorme, essa conexão é fortalecida e reforçada – e aquilo que você aprendeu vira uma lembrança. O sono é um momento realmente importante para a consolidação da memória.

Se você der uma lista para alguém memorizar antes de dormir, há uma grande chance da pessoa se lembrar na manhã seguinte – uma chance maior do que se você tivesse entregado a lista a ela pela manhã.

Ao estudar para uma prova, tente repassar na cabeça as respostas em um simulado enquanto adormece. Caso você tenha passado por um evento traumático ou tenha a memória ruim, tente não pensar nisso antes de dormir, pois pode pressionar a memória e fortalecer as emoções negativas associadas a ela.

Pela mesma razão, evite filmes de terror ou histórias assustadoras na hora de dormir. Em vez disso, concentre-se em algo positivo que você aprendeu ou experimentou durante o dia para que seja consolidado.

8. Acordar bem

Com menos de cinco horas de sono, você não fica tão forte mentalmente. Já se dormir mais de 10 horas, pode sentir os efeitos do “jet lag”. Mas a chave para ajudar você a ter um desempenho melhor ao longo do dia é como você acorda.

Idealmente, durma em um quarto escuro e acorde com luz natural, que vá aumentando gradualmente. Essa luz penetra nas pálpebras fechadas e estimula o cérebro para que tenhamos uma resposta maior de cortisol ao despertar.

A quantidade de cortisol no corpo quando você acorda afeta o desempenho do cérebro durante o dia. Um despertador luminoso que simule a luz do sol pode ajudar você a acordar naturalmente. E para quem tem o sono profundo, vale a pena se certificar de que o despertador venha com um alarme de som tradicional acoplado.

 

 

DICA 10 - 05 dicas para você estudar sozinho:

 

Estudar sozinho exige atenção redobrada. Muitos concurseiros apresentam essa facilidade e se organizam para as provas sem o acompanhamento de alguém. No entanto, essa não é a realidade de muitas pessoas que enfrentam dificuldade quando o assunto é se concentrar.

E se este é o seu caso, confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar seu desempenho nos estudos. Vamos lá:

Pensamento positivo

Nosso pensamento tem o poder de influenciar diretamente os nossos resultados. Por isso, iniciar os estudos com a mentalidade de que não vai dar certo de fato não ajudará. O correto é pensar que seus estudos podem garantir bons frutos, como conhecimento para toda a vida e um futuro melhor.

Organização do tempo

Ser organizado com o próprio tempo é fundamental. Estipule uma agenda para os estudos e siga à risca. Mas, leve em consideração que intervalos contribuem, diferente do que a maioria das pessoas pensam. O descanso é necessário para armazenar as informações em seu cérebro. Para cada 50 minutos de estudo ininterruptos, descanse de 5 a 10 minutos. Nesse período de intervalo procure fazer alguma atividade física, como andar pela casa ou brincar com seu animal de estimação, por exemplo. Isso deverá manter sua mente ativa.

Ambiente de estudos

O ambiente também pode determinar se você conquistará o sucesso ou não. O ideal é algum local silencioso e sem grandes distrações. Mas, não escolha a cama ou um sofá que possa te induzir ao sono. De preferência, fique sentado numa cadeira com o material disposto numa mesa. Deixe, também, sempre à mão, algum alimento para comer enquanto estuda. Se manter hidratado é importante.

Anotações

Faça anotações da matéria enquanto estuda, pois isso ajudará seu cérebro a memorizar com maior facilidade. Todas as matérias têm um tema central, até que chegam ao cume. Avance gradativamente, faça os exercícios no seu tempo. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição!

Técnicas de memorização

E, para finalizar as dicas, faça associações. Crie paródias, siglas, desenhos ou qualquer elemento que te permitirá lembrar por associação. Isso funciona bastante com nomes difíceis ou datas, por exemplo. Além disso, se mantenha desconectado das redes sociais.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

 

 

DICA 11 - Dicas de técnicas para aprender sem muito esforço:

 

No post de hoje, trouxemos técnicas para aprender sem muito esforço. E podemos chamar de técnicas porque elas foram comprovadas na prática, vamos explicar direitinho essa história! Pesquisadores da Universidade College London lançaram um concurso com o objetivo de encontrar novas formas de aprendizagem. Especialistas em memória foram convidados para realizar experimentos para descobrir a maneira mais fácil de uma pessoa guardar novas informações. Cada pesquisador era responsável por um grupo, essas pessoas tinham uma hora para estudar uma lista de 80 palavras em lituano e lembrar delas uma semana depois.

O resultado do experimento foi que ao invés de utilizam apenas uma técnica, os grupos tendiam a usar combinações delas. E a BBC listou em seu site as ideias mais promissoras. Confira abaixo:

1. Técnicas para aprender sem muito esforço – Reconhecimento da ignorância

Sem fazer ideia da resposta, os participantes da pesquisa foram convidados a adivinhar o significado das palavras lituanas. Obviamente, eles sempre erraram na primeira vez, mas estudos psicológicos mostraram que os erros iniciais podem fazer sentido posteriormente. Reconhecer a própria ignorância, ou seja, que você não sabe aquela resposta, deixa sua mente em ação, ajudando na memorização de informações. Essa observação vem da ideia de “dificuldade desejável” na  psicologia, em que realizar uma tarefa mais difícil envolve atenção e cria uma base para recordar o conhecimento mais tarde.

 

2. Técnicas para aprender sem muito esforço – Ver além dos cadernos

Para não perder muito tempo estudando, os participantes programaram algoritmos para lembrá-los de alguma palavra que poderia ser esquecida. Assim, você tem algo a menos para se preocupar e pode otimizar seu tempo. Seguindo esse esquema, apps e canais podem ser de grande valia para memorizar conceitos, sem dizer que o ato de olhar para algo além de seus livros e anotações pode ser de grande ajuda. Para quem está na escola, vale dar uma olhada na Khan Academy.

 

3. Técnicas para aprender sem muito esforço – Relaxe um pouco

Quando você estiver estudando vale a pena fazer pausas curtas, isso garante um aprendizado mais focado. A fadiga pode ser um problema para o cérebro absorver as informações necessárias. No experimento foi testado dar uma pausa e assistir a vídeos relaxantes.

 

4. Técnicas para aprender sem muito esforço – Pequenas porções de informações

Os campeões de memorização, por exemplo, não gravam as cartas de baralho pelo naipe, eles processam em pequenas porções. Levando para o campo de estudos, isso significa que é melhor utilizar pequenos espaços de tempo em uma variedade maior de assuntos ou habilidades, ao invés de concentrar todo o seu tempo do dia em um único tópico.

 

5. Técnicas para aprender sem muito esforço – Storytelling

Um dos operadores pediu que os participantes construíssem uma história com as palavras e isso ajudou na memorização. A história pode ajudar a reativar uma memória, associar palavras e objetos também podem ajudar.

 

 

DICA 12 - Dicas para memorizar o conteúdo e ganhar tempo nos estudos:

 

Não adianta estudar por horas para concurso público, e vários outros cursos e não guardar a matéria. Por isso, no post de hoje trouxemos dicas para memorizar o conteúdo aprendido, dessa forma você pode estudar por menos tempo, mas garantir uma qualidade maior de aprendizagem.

Aliás, para começar, sabia que estudar durante horas pode não ser a melhor forma de absorção do conteúdo? Por isso, no Aprova você estuda o que realmente cai na prova, assim não perde tempo e vai direto ao ponto. Então vamos lá as dicas!

Dicas para memorizar o conteúdo aprendido – Defina uma rotina

Definir uma rotina de estudos é a chave para o seu sucesso. É importante não só escolher os dias, mas também os horários para essa prática, isso permite que o seu corpo se acostume e esteja mais concentrado naqueles períodos determinados por você. Mantenha-se focado em seu objetivo de ser aprovado!

 

Dicas para memorizar o conteúdo aprendido – Faça resumos

Escrever é uma ótima forma de memorizar o conteúdo. E fazer resumos permite o processamento das informações no cérebro, já que você está simplificando o conteúdo. A ordem é: você aprende, gera o conhecimento sobre o assunto e transfere para outro meio.

 

Dicas para memorizar o conteúdo aprendido – Fale em voz alta

Falar sobre ou ler o conteúdo em voz alta permite que o cérebro saia da inércia e processe as informações para transformá-las em conhecimento. É a prática da auto explicação, não só ler, mas explicar para si mesmo como se fosse outra pessoa que também quisesse esse conhecimento. E claro, se você tiver uma companhia na hora de estudar, tente explicar o conteúdo pra ela, assim o benefício será ainda maior.
 
Com informações de: Educa + Brasil

 

 

DICA 13 - Dicas para você estudar bem melhor:

 

Estudar é mais uma das atividades em que a qualidade é mais importante do que a quantidade. Inclusive, segundo a ciência, estudar muito – prática chamada pelos especialistas de “overlearning” – prejudica o aprendizado.

Para aumentar a produtividade na hora de aprender – e diminuir tempo e estresse – apresentamos abaixo algumas dicas para estudar melhor e com mais qualidade. Confira:

  1. Faça conexões

Muitos especialistas consideram que a diferença entre quem aprende rápido e quem aprende devagar é a maneira como estudam: em vez de memorizar, os alunos mais rápidos fazem conexões entre as ideias.

Conhecido como aprendizagem contextual, o processo é crucial e exige que cada aluno personalize seus próprios métodos de aprendizagem, fazendo conexões que relacionem as informações para começar a se encaixar e fazer sentido.

  1. Estude e Descanse

Estudar quando você está mais cansado (antes de dormir), pode realmente ajudar seu cérebro a reter concentrações mais altas de habilidades novas, como falar uma língua estrangeira ou tocar um instrumento.

Isso porque o processo de consolidação da memória está em seu melhor momento durante o sono “de ondas lentas”. O que significa que a revisão do material antes de dormir pode realmente ajudar o cérebro a reter as informações.

  1. Não releia, relembre

Esse método de estudar foi tema em 2009, quando um professor de psicologia da Universidade de Washington em St. Louis publicou um artigo na Psychological Science aconselhando os alunos contra o hábito de leitura e releitura.

Segundo ele, ler e reler os materiais podem levar os estudantes a pensarem que conhecem bem o conteúdo, mesmo quando não é verdade.

Em vez disso, ele sugere que os alunos utilizem “recordação ativa”, fechando o livro e recitando tudo o que podem lembrar para praticar a memorização a longo prazo.

  1. Varie o conteúdo

Cientistas comprovaram que é melhor variar o tema ao estudar, em vez de se concentrar apenas em uma área. No entanto, é aceitável e até mesmo preferível unir campos de assuntos relacionadas ou semelhantes.

Por exemplo, em vez de apenas memorizar a gramática, misture também a leitura e interpretação. Se estiver estudando matemática, inclua vários conceitos juntos, em vez de apenas um.

  1. Mude de cenário

Embora isso possa ser óbvio para alguns alunos, outros podem esquecer que uma mudança tão simples quanto de cenário pode ter um grande impacto nas habilidades de aprendizado.

Trocar de local de estudo pode aumentar os níveis de retenção de informações e concentração.

Mudar de cômodo já é o bastante, mas alguns especialistas também recomendam ir “um passo além” estudando ao ar livre.

Bônus – Seja professor

Pesquisas mostram que os alunos têm melhores chances de recordação ao aprenderem novas informações quando têm a expectativa de ensiná-las a outra pessoa.

Se tiver oportunidade, experimente ensinar o que aprendeu a um colega ou até mesmo a um “colega imaginário”. O importante é ter a experiência de “ser professor”, porque é ela que proporciona os benefícios.

Fonte: Guia do Estudante

 

 

DICA 14 - Saiba como aumentar a sua energia mental:

 

Muitas atividades, como por exemplo o estudo, são cansativas e exigem bastante concentração e energia da mente.

Alimentos certos

Sabia que é possível escolher alimentos corriqueiros que induzem a um estado de alerta mental, enquanto outros possuem um efeito relaxantes?

Os alimentos ricos em proteína, prefira peixes, iogurte, leite e queijos magros, liberam o aminoácido tirosina, um elemento básico para a construção de neurotransmissores do alerta, como a dopamina – o mais poderoso deles.

Seja otimista 

Nada é mais simples e fácil do que ser otimista. Esta ação parte apenas de uma decisão sua.

Você já viu algum grande vencedor, em qualquer área, que seja um pessimista? Assim como Nelson Mandela, todos nós podemos mudar nossos hábitos se começarmos a dizer “eu posso” no lugar de “não dá”.

Luz! 

Cotidianamente, deixamos de viver no sol e nos enfurnamos em escritórios mal iluminados. Enquanto temos até quinhentos – seiscentos lúmens (unidade de medida do fluxo luminoso) na maioria dos escritórios, precisamos de pelo menos mil, de acordo com o especialista em terapia da luz, Michael Terman, da Universidade de Columbia.

Então, procure estudar em um ambiente adequadamente iluminado.

Arrume seu espaço 

Organizar as coisas ao seu redor é um poderoso meio para facilitar a atividade mental e liberar a energia para focar no que é preciso fazer. Um ambiente organizado ajuda a não criar distrações.

Música 

Como a música acessa muitos centros em nossa mente, ela tem um profundo impacto em nossa vida física e emocional, sendo requisito para o sucesso.

Pesquisas feitas na Temple University, na Filadélfia, mostram que 20 minutos de música chegam a aumentar substancialmente o IgA, um anticorpo que protege o corpo contra doenças, comprovando que ouvir música libera endorfinas, além de poder aliviar a dor e induzir certa euforia.

Silêncio

Da mesma forma que a música é bem-vinda, o barulho não. Isso ocorre porque o ruído obriga nosso cérebro a tomar decisões cognitivas, como detectar, identificar e interpretar os sons, desviando a nossa atenção do que estamos fazendo.

Leve em consideração o barulho de fundo quando você vai escolher onde estudar, em que mesa irá sentar-se, se vai andar de carro com a janela aberta ou fechada.

Respire

Ar puro, claro. Não só isso: o ar frio e seco nos mantêm espertos, enquanto o quente e úmido nos deixa lentos e sonolentos. Estudos mostram que temperaturas mornas podem reduzir nosso raciocínio lógico em 30%.

Procure deixar a temperatura ambiente no equilíbrio entre ficar ligado e passar frio. Você pode até ter em seu ambiente de estudos equipamentos para purificar o ar, que também ajuda muito.

Sorria!

Sorrir é importantíssimo, mas manter o alto astral é ainda mais importante. O baixo astral está associado ao tédio, a preguiça, a sonolência, ao medo, ao nervosismo, a agonia, a irritação, a culpa, ao desdém, a hostilidade e aos pensamentos negativos.

Fonte: Super Criativo

 

DICA 15 - Como ganhar autoconfiança em 03 minutos:

 

As emoções influem em nosso corpo, mas as últimas pesquisas revelam que nossa postura corporal também influi no que sentimos. Saiba como aumentar sua autoconfiança!

A análise dos gestos serve para identificar quais pensamentos ou sensações se escondem por trás do que dizemos. Por exemplo, se gostamos de algo, nossas pupilas se dilatam, se estamos com alguém que queremos agradar, vamos sorrir muito mais do que o outro. Ou, se estivermos com raiva, vamos franzir a testa e olhar fixamente para o alvo.

Estes são exemplos de linguagem não verbal e de como nossas emoções influenciam nossos gestos. Mas o que a ciência demonstrou é que essa relação também é inversa e que há um gesto de apenas três minutos que ajuda você a ganhar autoconfiança.

Em 2010, foi publicada uma interessante conclusão: Se modificarmos nossa postura corporal por cento e oitenta segundos, poderemos alterar nossa testosterona e cortisol. Nada mal. A testosterona é o hormônio que tanto os homens como as mulheres possuem e que nos faz agir com convicção e ganhar autoconfiança. Não é de estranhar que os machos alfa dos primatas tenham mais porcentual de testosterona que os demais. O cortisol, no entanto, é o hormônio ativado pelo medo e que nos paralisa. Bem, dois pesquisadores, Amy Cuddy e Dana Carley, analisaram como nossa química muda com duas posições simples: a posição de poder ou a posição de fraqueza.

Existem várias posturas clássicas de poder: levantar os braços em uma vitória imitando o gesto de atletas na linha de chegada, colocar as mãos nos quadris ou os braços atrás da cabeça e os pés sobre uma mesa. A posição de fraqueza é o oposto: encolher o corpo ou fechar os braços em sinal de proteção. Cuddy e Carley analisaram o que acontece conosco quando estamos em ambas as posições por apenas dois minutos e sua conclusão é reveladora: se posicionarmos o nosso corpo com o gesto do poder, conseguiremos um aumento de 20% de testosterona e a redução do cortisol em 25%. No entanto, se colocarmos o corpo em uma posição de fraqueza, a testosterona cai 10% e o cortisol aumenta em 15%. E só com um gesto de três minutos!

Estas conclusões foram testadas em pessoas com medo de falar em público. Pediram-lhes que assumissem uma posição de poder e avaliassem seu efeito. Elas reconheceram alguma melhora na ansiedade.

Em suma, temos a capacidade de influir em nossa química e, portanto, nossas emoções, com gestos simples. Se estamos diante de um curso, uma prova ou um exame, convém prestar atenção a nossa posição. E não apenas pelo que transmite aos outros, mas pela química do cérebro que desperta em nós.

Por isso, preste atenção na sua coluna e, se perceber que está encolhido, estique-se. Se você puder fazer algum gesto de poder em público de maneira discreta, faça. Ou, se não, vá para um lugar discreto, como um banheiro, e fique nessa posição durante cento e oitenta segundos. Desta forma, você estará dando uma mão para a química do cérebro ganhar confiança e, assim, alcançar seu objetivo.

Fonte: El País

 

DICA 16 - Evite 06 erros comuns em um concurso público:

 

Muitos candidatos na ansiedade do concurso público acabam cometendo diversos erros ao se prepararem para a prova, como não ler atentamente o edital ou sequer fazer um cronograma de estudos.

Leia abaixo os erros e o que fazer para acertar:

 

1 – Não analisar o edital

O candidato deve ler atentamente o edital de abertura do concurso. Ele contém duas informações imprescindíveis para ajudá-lo no estudo: os conteúdos exigidos em cada matéria e a banca organizadora.

Não adianta você estudar tudo de matemática se o edital exige alguns conteúdos específicos para a prova. Em língua portuguesa, por exemplo, há concursos que pedem fonética. Outros, não. Se você não analisar isso no edital, vai perder tempo estudando matérias desnecessárias.

 

2 – Não fazer um plano de estudos

Não se organizar para estudar de forma adequada é um dos principais erros. O candidato deve estabelecer, em uma agenda ou planilha, um plano de estudo eficaz, dentro do seu tempo disponível. Se você tem cinco horas de estudo por dia, o que fará nessas cinco horas? É preciso otimizar esse tempo e manter a lógica de estabelecer uma meta e cumpri-la.

 

3 – Estudar sem concentração

Nada de estudar ouvindo música, deitado na cama ou em um ambiente barulhento. O ideal é estudar em um local adequado, silencioso, confortável e livre de distrações, como TV ligada, redes sociais e outras pessoas conversando com você.

 

4 – Não repetir exercícios

Não adianta estudar da noite para o dia. É preciso preparar-se gradualmente, de maneira constante e progressiva. Sempre resolva os testes de provas anteriores e trabalhe com a repetição. Ou seja, faça os exercícios até cansar. A repetição é um recurso fundamental para fixar os conteúdos.

 

5 – Deixar a ansiedade atrapalhar seu rendimento

A ansiedade pode afetar mais de 50% do resultado. Não adianta ser a pessoa mais preparada do mundo se tiver um ataque de ansiedade no dia da prova. Não deixe que a ansiedade atrapalhe seu rendimento. Como evitar isso? Descanse e tenha vida social.

 

6 – Pensar em desistir por estar desmotivado

A motivação é um exercício diário. A dica é fazer uma lista com todos os motivos pelos quais você está fazendo aquele concurso e colocá-la na parede do seu local de estudo.

Por que você quer passar no concurso? Quer estabilidade? Dinheiro? Mudar de vida? Quer se livrar do chefe atual? Cada um tem motivos diferentes. Plastifique a lista e deixe-a sempre à vista. Quando você se sentir desmotivado, leia cada item em voz alta. Isso exercita a motivação.

 

 

DICA 17 - Como criar uma rotina de estudos mais produtiva:

 

A organização de uma rotina pode ser crucial para determinar a sua aprovação em um concurso público; saber quantas horas estudar, por quanto tempo descansar e como distribuir as disciplinas no seu dia a dia. Tudo isso é válido para fazer a sua semana render e deixá-lo a cada minuto mais perto da sua vaga.

Tenha em mente que o melhor para cada candidato varia de acordo com diversos fatores, como disponibilidade, oportunidades e disposição. Mas seja qual for o seu caso, algumas das sugestões a seguir podem ser extremamente úteis.

Durante a semana

Cada concurseiro possui uma rotina diferente. O ideal para candidatos que estudam em um período e têm o resto do dia livre é estudar entre cinco e oito horas. O interessante é ele dedicar cerca de uma hora a uma hora e meia para cada matéria com uma pausa de 10 a 15 minutos entre elas.

Criando seu próprio método de estudos

O melhor é pegar uma prova antiga do concurso desejado de tempos em tempos e resolvê-la. Veja quais foram as dificuldades e estude-as.

Trabalho + estudos

A organização dos estudos de quem concilia um curso e um emprego depende de diversos fatores, como a rotina em si, a flexibilidade dos horários de trabalho e o próprio cansaço de cada um.

De qualquer forma, é importante aproveitar o máximo da aula e das brechas ao longo da semana, como intervalos do trabalho, o almoço e, se possível, até o transporte, para ler o que foi ensinado e fazer exercícios. Se ele conseguir nesses intervalos fazer cerca de cinco exercícios por dia, já serão 25 de segunda a sexta e 100 em um mês.

Videoaulas

Quem estuda por videoaulas vive uma realidade diferente. Se ele decidir, as aulas podem começar às oito da manhã e terminar às onze da noite.

Só não faz sentido apenas assistir aos vídeos e não praticar. As pessoas aprendem errando e você não erra quando assiste uma aula, mas quando faz um exercício.

Para organizar o tempo, o ideal é seguir mais ou menos a rotina de quem frequenta um curso presencial, ou seja, assistir às aulas em um período e fazer exercícios no outro. Se não for assim, existe a chance de o candidato se perder.

Final de semana

Os estudos não devem parar nesses dias. O importante é fazer uma espécie de resumo da semana. O ideal é fazer um plano de estudos para que o concurseiro, no final de semana, consiga varrer todas as matérias que teve, nem que seja um pouquinho, nem que seja uma hora por matéria.

Muitos aproveitam o período apenas para aprofundar o que sabem ou tentar entender o que têm dificuldade. Entretanto, não adianta focar apenas em determinadas matérias. É melhor estudar um pouquinho de tudo do que estudar só aquilo em que ele vai bem ou vai mal.

Em uma prova que aborda diferentes matérias, todas elas são importantes – e todas terão elementos que o candidato vai conseguir aprender. Em um concurso público há questões fáceis, médias e difíceis – e as fáceis podem ser de qualquer assunto. Então, se ele conseguir estudar sempre um pouco de tudo, irá, no mínimo, dominar o básico de cada assunto e aumentar as chances de acertar mais questões.

Também não ache que apenas ler os materiais é o suficiente “A lógica nos finais de semana também é a mesma: praticar sempre o que aprendeu por meio de muitos exercícios.

 

Com informações do Guia do Estudante

 

 

DICA 18 - Veja os 8 passos para controlar a sua ansiedade:

 

A ansiedade é um dos problemas que mais têm afligindo as pessoas nos últimos tempos. Ela tem atrapalhado em vários sentidos na rotina de qualquer indivíduo, seja pessoal ou profissional.

Acompanhe abaixo 8 sugestões para você dar uma acalmada no corpo e, principalmente, na mente:

1 – Aceite a sua ansiedade

O primeiro passo é fundamental: aceite a sua ansiedade. Ficar lutando contra só vai aumentá-la. Saber como funciona o sistema nervoso e o processamento cognitivo pode ajudar nesta aceitação. Aí a pessoa entenderá que estar ansiosa pode ser desagradável, mas não é perigoso.

2 – Contemple as coisas a sua volta

Se você se distrai e dirige a atenção para outros focos, estará desviando sua atenção dos pensamentos catastróficos e da observação das sensações do seu corpo, o que pode ajudar a diminuir a intensidade do desconforto.

3 – Aja com sua ansiedade, mantenha-se ativo!

O terceiro passo foi mais concebido para quem tem agorafobia, que é o medo de estar em situações em que a fuga seja difícil. Quando uma pessoa está em uma situação desconfortável e foge dela, isso produz uma redução do desconforto. Então, ela vai aprender com este tipo de comportamento a denominar aquela situação, da qual ela fugiu, como perigosa. E aí vai passar a evitar aquilo, e assim é que se constrói este quadro de agorafobia.

4 – Libere o ar dos pulmões

O quarto passo diz respeito à respiração. A respiração diafragmática – (voltar a atenção para o diafragma enquanto respira profundamente) – uma estratégia que ajuda bastante a reduzir a ansiedade, o desconforto.

5 – Mantenha os passos anteriores

Siga as dicas acima repetidamente!

6 – Examine seus pensamentos

O passo seguinte diz respeito a avaliar como a pessoa está processando seus pensamentos, para ela refletir sobre as interpretações que está fazendo, para avaliar o quanto aquelas sensações, aquilo que está acontecendo, é de fato perigoso ou ela pode estar exagerando a dimensão negativa ou o grau da ameaça, e assim por diante.

7 – Sorria, você conseguiu sozinho superar o momento

Se a pessoa seguir todos esses passos e estiver conseguindo deixar de sentir o ataque de pânico, vai sorrir. Sorria porque você conseguiu, com os seus próprios recursos, deixar de ter um ataque de pânico.

8 – Espere o futuro com serenidade

O último passo diz respeito a esperar o futuro com aceitação, porque a pessoa terá aprendido o que é pânico, o que é ansiedade. E se ela deixar de acreditar que vai morrer, que vai perder o controle ou desmaiar, provavelmente estará mais preparada, no futuro, para aceitar e lidar com a ansiedade

 

Com informações do G1

 
 
 

DICA 19 - Como reforçar a sua memória ao estudar para concursos:

 
 

Provavelmente você não aproveita sua memória ao máximo. Saiba como reforçar seu aprendizado e progredir nos estudos para concursos públicos!

Uma nova pesquisa, publicada em uma das principais revistas científicas de psicologia do mundo, analisou os maiores erros cometidos, a partir de uma lista das cinco estratégias de estudos mais populares, suas prováveis armadilhas e as maneiras com as quais podem ser usadas com mais sucesso.

Dicas para melhorar sua memória

Faça releitura

Ao aprender algo novo a estratégia mais comum é ler o conteúdo até que você consiga gravá-lo na memória. Infelizmente, psicólogos acreditam que tal método é muito passivo, ou seja, a maioria das informações não fica gravada no cérebro.

Portanto, a dica é fazer uma releitura do material em intervalos regulares. Ou seja, leia um capítulo, passe para outra coisa e depois o releia dentro de uma hora, um dia ou uma semana para ajudar a estimular a memória.

Outra recomendação é fazer perguntas a si mesmo sobre o que acabou de aprender antes de voltar ao material. Isto ajudará a sintonizar sua atenção nas coisas que você faz e não sabe, aumentando o engajamento mental.

Sublinhe e destaque

O processo de sublinhar palavras-chave e frases nos ajudaria a entender melhor o conteúdo, tornando mais fácil identificar, posteriormente, as passagens mais importantes.

Os especialistas sugerem que você leia o texto de uma vez e, em seguida, marque as passagens relevantes em uma segunda leitura.

Ao forçá-lo a pensar com mais cuidado sobre cada ponto e sua importância relativa, essa técnica ativa o processamento do que é essencial para a sedimentação da memória.

Realize anotações

Estudos mostraram que quanto menos palavras os alunos usam para expressar uma ideia em suas anotações, maior a probabilidade de lembrar-se delas depois.

Isso explica por que fazer resumos nos obriga a pensar sobre o núcleo da ideia que queremos expressar – e esse esforço adicional acaba consolidado em nossa memória.

É melhor fazer anotações com caneta e papel, em vez de usar um computador: escrever à mão é mais lento do que digitar e nos força a sermos mais concisos sobre o que vamos escrever.

Tenha visão geral

Os alunos que têm uma visão geral do conteúdo tendem a apresentar um desempenho melhor, indicam pesquisas recentes, pois passam a identificar conexões subjacentes entre diferentes tópicos.

Muitas vezes, é mais eficiente começar com um rascunho do material a ser estudado antes de partir para o estudo completo, acrescentando mais detalhes à medida que você progride.

A dica é ser conciso: você precisa se concentrar na estrutura do argumento em vez de se perder nos detalhes.

Escreva fichas de leitura

A maioria das pessoas tem dificuldade para desenvolver autocrítica. Elas acreditam que suas decisões são mais inteligentes do que realmente são. Dessa forma, podem achar que memorizaram um conteúdo quando, na verdade, não conseguiram absorvê-lo.

Todos nós subestimamos o quão facilmente esqueceremos determinado conteúdo no futuro. Por isso, a recomendação é de que você não deixe de lado as fichas de leitura assim que supor que memorizou o conteúdo. Faça um teste consigo mesmo por mais de uma vez. Só assim sua taxa de sucesso vai aumentar.

Com informações da BBC Brasil

 
 
 
DICA 20 - Concursos públicos em 2019, saiba o que vem por aí:

Concursos Públicos 2019: novas oportunidades em diversos órgãos

Saiba o que vem por aí no mundo dos Concursos Públicos 2019, excelentes oportunidades deverão ser abertas em diversos certames neste ano.  O quanto antes você iniciar seus estudos mais chances terá de conquistar uma vaga!

Confira quais órgãos têm previsão de abertura de vagas

Orçamento Federal, sancionado hoje pelo presidente Jair Bolsonaro, confirmou a previsão de 48.224 provimentos, sendo 4.851 para criação e 43.373 para provimento. No total, a Lei 13.808, que trata do Orçamento, prevê R$3,3 trilhões de gastos.

Veja mais informações sobre os principais certames que estão por vir, na lista de Concursos Públicos 2019 que preparamos abaixo:

Receita Federal

Há possibilidade de abertura de mais de 5.000 vagas de nível superior em âmbito nacional. A Receita Federal não abre a seleção há mais de cinco anos e precisa de novo efetivo para executar suas atribuições.

Para concorrer aos cargos que serão oferecidos é necessário ter Nível Superior em qualquer área. E os salários são de nada menos que R$ 11.132,21 para Analista e R$ 19.669,01 para Auditor. Esses valores já incluem o auxílio alimentação no valor de R$458. Mas é claro, oportunidades tão boas atraem muita gente, por isso você precisa antecipar seus estudos e sair na frente dos concorrentes.

INSS

A expectativa é de abertura de 7.888 vagas para os níveis Médio e Superior e distribuídas entre as funções de Técnico, Perito e Analista. A divisão deverá ser da seguinte maneira: 3.984 oportunidades para técnicos; 2.212 para peritos e 1.692 para analistas. A expectativa de remuneração é de R$ 5.186,79; R$ 12.638,79 e R$ 7.659,87, respectivamente.

O último certame, realizado em janeiro de 2015, teve um milhão de inscritos. Na ocasião, foram oferecidas 950 vagas, sendo 800 de nível médio e 150 de nível superior, para os cargos de Técnico do Seguro Social e Analista do Seguro Social. As remunerações eram de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09, respectivamente. A lotação ocorreu em todos os estados e no Distrito Federal.

TJ MG

concurso do TJ MG já tem banca definida, a escolhida foi o Instituto AOCP. Isso significa que o edital está mais próximo de ser divulgado. Serão abertas oportunidades para os níveis médio e superior, distribuídas entre os cargos de Técnico Judiciário (Assistente Social e Psicólogo Judicial) e Oficial Judiciário (Oficial de Justiça Avaliador).

O último concurso do TJ MG é recente, aconteceu em 2017 e ofertou apenas 15 vagas. As oportunidades foram para os cargos de Oficial de Apoio Judicial – Classe D (10) e Oficial Judiciário – classe D (5). Ambas funções exigiam nível médio completo e ofereciam salário de R$ 3.457,01 sem contar os benefícios.

DNIT

O órgão solicitou abertura de 367 vagas divididas da seguinte maneira: Analistas em Infraestrutura de Transportes (114 ); Analistas Administrativos (116); Técnicos de Suporte em Infraestrutura de Transportes (119) e Técnicos Administrativos (18).

Atualmente o DNIT possui 1.693 cargos vagos, sendo 199 vacâncias no cargo de Analistas em Infraestrutura de Transportes, 176 Analistas Administrativos, 1.292 Técnicos de Suporte em Infraestrutura de Transportes e 26 Técnicos Administrativos.

O último certame foi realizado em 2012 pela Escola de Administração Fazendária, a Esaf. A oferta foi de 1.200 vagas e o concurso contou com 116.807 inscritos.

ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicita desde 2017 abertura de um novo certame, pois o último concurso realizado teve sua validade expirada em 2015.

Em maio de 2018 foi emitido um novo pedido para abertura de 379 vagas nos seguintes cargos: Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, Analista Administrativo e Técnico Administrativo.

A expectativa é de que a solicitação seja aprovada em breve e que o certame possa ser realizado ainda em 2019.

FUNARTE

A Fundação Nacional de Artes encaminhou pedido de concurso em junho do ano passado para preenchimento de 208 oportunidades de níveis médio e superior, com remunerações de R$ 3.877,97 a R$ 5.493,29 (nível superior), já incluso o valor do auxílio-alimentação (R$ 458,00).

Para nível médio e técnico serão 174 vagas, distribuídas entre as carreiras de Técnico Operacional (11), Serviços Auxiliares (77), Assistente Técnico III e IV (5), Assistente Administrativo I, II, III e IV (55), Assistente Técnico I (24) e Assistente Financeiro (2).

Já para nível superior a expectativa é de 34 vagas, divididas entre os cargos de Técnico em Comunicação (2), Profissional Técnico Superior I (10), Documentação (7), Comunicação e Divulgação Cultural (6), Arquivista (1), Administrador I (1), Administração e Planejamento (7).

A última seleção do órgão aconteceu em 2014 e ofereceu 53 vagas, sendo 28 para cargos de nível superior e 22 de nível médio.

PC RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ) poderá lançar em breve mais um edital para o seu próximo concurso público. Devido ao grande déficit de oficiais, que atualmente é de 15 mil agentes, o Rio de Janeiro tem a célere necessidade de ocupação dessas vagas. Hoje, o número de policiais em atividade chega a 8 mil.

O número de cargos abertos no próximo edital poderá ser de 96 oportunidades já autorizadas. Dentre os cargos oferecidos, serão disponibilizados para delegado, médico legista, inspetor, técnico de necrópsia e auxiliar de necrópsia.

Detran-SP

Em São Paulo o edital para o Detran deve ser publicado em breve. O certame já conta com banca escolhida: Fundação Carlos Chagas (FCC). O certame é aguardado desde junho de 2018.

A oferta será de 575 vagas, divididas entre os cargos de Agente de Trânsito I (200) e Oficial de Trânsito I (375). Na primeira função a exigência é de nível superior e carteira de habilitação na categoria B, já a segunda exige apenas nível médio.

Os valores atuais de remunerações ainda não foram informados, mas no último certame o salário de Agente era de R$ 4.500 e Oficial R$ 1.800.

TC DF

Conforme as últimas publicações feitas no Diário Oficial, o Tribunal de Contas do Distrito Federal – TC DF deve ter um novo concurso muito em breve.  O órgão já instituiu comissões para abertura de pelo menos 14 vagas, com publicação do edital ainda no primeiro semestre de 2019.

A expectativa é de oferta nos cargos de Procurador, Auditor de Controle Externo, Analista de Administração Pública e Técnico de Administração Pública. As remunerações nas funções de nível Médio e Superior, giram em torno de R$ 10 mil para técnicos; R$ 17 mil para auditores e analistas e R$ 27 mil para procuradores.

Depen

O Departamento Penitenciário Nacional solicitou abertura de um novo concurso público com 1.580 vagas. Deste total, 1.440 oportunidades serão destinadas ao cargo de Agente Federal de Execução Penal e o restante será dividido entre as funções de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal (104) e Técnico Federal de Apoio à Execução Penal (36 vagas).

O cargo de Agente exige apenas nível médio e carteira de habilitação na categoria “B”, enquanto o cargo de técnico requer nível técnico. Por fim, para o especialista é necessário nível superior. Os salários oferecidos podem chegar a até R$ 6.030,23, incluso vale-alimentação (R$ 458,00).

IBAMA

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis deve encaminhar em breve um novo pedido de concurso público. Nas últimas solicitações o órgão planejava abertura de 1.888 vagas.

Do total de oportunidades, 759 serão destinadas à carreira de técnico administrativo (nível médio), 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo (ambos exigem nível superior). As remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista, já está incluso o auxílio-alimentação (R$ 458,00).

As últimas seleções foram organizados pelo Cespe/UnB nos anos de 2012 com 108 vagas e 2013 com 61 oportunidades. O total de inscritos chegou a 16.290 e 43.533. respectivamente.

 

DICA 21 - Aprenda como estudar:

 

E para que você possa se organizar direitinho e conquistar a aprovação ou seu sucesso profissional, separamos abaixo algumas dicas indispensáveis para que você aprenda como estudar de forma eficiente!

Crie um cronograma de estudos

Além do estudo por meio de videoaulas, é preciso que você também destine algumas horas do seu tempo livre para o aprendizado.

Organize seus horários e elabore um cronograma, incluindo pausas para lanches, alongamentos e descontração.

Você pode criar uma planilha física ou digital para controle dos horários.

 

Utilize técnicas de memorização

Para consolidar tudo o que foi aprendido durante o dia, conte com a ajuda de técnicas de memorização.

Um bom exemplo delas são os mapas mentais, que são esquemas visuais que relacionam informações de forma lógica.

Para facilitar, você pode consultar outros diversos métodos de memorização, aqui, e escolher o que melhor se adapta a você.

 

Faça anotações

Fazer anotações significa que você está interagindo ativamente com o conteúdo e, desta forma, mesmo que inconsciente, memorizando.

 

Treine com provas antigas e questões

Resolver simulados e provas anteriores trará a você duas grandes vantagens: o entendimento da lógica da prova e a gestão do tempo de resolução.

Juntas, estas habilidades são cruciais para garantir um bom desempenho.

Mantenha a motivação

Procure manter o seu objetivo sempre em vista, lembrando onde deseja chegar e quais serão os benefícios após atingir sua meta.

 

DICA 22 - Conheça dicas científicas para manter a força de vontade:

 

Mais um ano que começa e novas resoluções são pensadas pelos concurseiros para conquistar a tão sonhada vaga ou para quem quer adquirir novos conhecimentos. Para você não perder sua força de vontade, separamos algumas dicas científicas que podem te ajudar a não desistir no meio do caminho.

De acordo com uma pesquisa da empresa FranklinCovey, pelo menos um terço das pessoas que criam metas no ano novo desistem antes do fim de janeiro. Para aumentar as chances de alcançar esses objetivos, a psicóloga Kelly McGonigal, autora do livro Os Desafios À Força De Vontade, tem algumas dicas.

McGonigal ministrou durante anos um curso bastante popular na Universidade de Stanford dedicado à ideia de que a força de vontade não é um aspecto inalterável do ser humano, mas uma reação complexa da mente e do corpo, que pode ser prejudicada por noites mal dormidas, estresse e alimentação inadequada.

Porém, com um pouco de prática, essa característica também pode ser fortalecida. Confira as estratégias de McGonigal que poderão ajudá-lo a manter a força de vontade necessária para completar suas metas:

1. Exercite sua força de vontade

A força de vontade é como um músculo. Quanto mais você o desenvolve, mais poderá usá-la. A sugestão é que você inicie com desafios menores antes de encarar as metas mais complicadas.

2. Defina sua meta

Este processo deve ser individual, não pense em algo que parentes ou amigos sugeriram. Mentalize um objetivo que poderia contribuir positivamente para seu crescimento pessoal.

3. Inspire-se

Lembre-se de alguém que alcançou aquilo que você tanto deseja fazer. Tente conviver com familiares e amigos que também apoiam sua vontade: mudanças nem sempre são alcançadas sem alguma companhia.

4. Não deixe o cansaço atrapalhar

A força de vontade normalmente enfraquece ao longo do dia. Portanto, algumas metas podem ser mais fáceis de completar no período da manhã, como fazer exercícios. E tome cuidado para não retomar hábitos ruins após o fim da tarde.

5. Tome cuidado com o estresse

O estresse costuma nos encorajar a apenas prestar atenção em metas de curto prazo; o autocontrole, por outro lado, mantém o foco mais amplo. “Aprender a controlar essa ansiedade é uma das coisas mais importantes para melhorar a força de vontade”, afirmou McGonigal. Uma caminhada de cinco minutos, por exemplo, pode ajudar a acalmar os ânimos.

6. Durma bem

Dormir menos de seis horas por noite faz com que o córtex pré-frontal perca o controle das regiões cerebrais responsáveis pelas suas vontades, como o desejo incontrolável de comer alguma coisa. Dormir pelo menos uma hora a mais por noite ajudará a evitar que você recaia nos maus hábitos.

7. Alimente-se corretamente

“Uma dieta com mais vegetais e menos alimentos processados oferece mais energia ao cérebro e pode melhorar todos os aspectos necessários para manter a determinação com suas metas de ano novo”, observou McGonigal.

8. Não se engane

“Será diferente amanhã” – temos mania de pensar que acordaremos com mais motivação e energia no dia seguinte.  McGonigal explica que quando acreditamos que faremos uma escolha diferente no próximo dia, quase sempre cedemos às tentações no momento presente.

9. Entenda seus limites

As pessoas que consideram ter autocontrole são as primeiras a falhar em suas resoluções. McGonigal ressalta que é preciso saber onde estão suas falhas, como e quando você costuma cair em tentação e passa a ignorar os objetivos.

10. Seja específico, mas flexível

Delimite bem a sua meta para entender o que será necessário para alcançá-la, mas deixe espaço para mudar o passo a passo caso precise. Não seja tão rígido, imprevistos podem acontecer ao longo do caminho.

11. Dê recompensas a si mesmo

Pesquisas sugerem que, ao associar tarefas a um pequeno “prêmio”, o cérebro passa a encará-las como algo saudável e positivo. Quando terminar de estudar um capítulo importante, por exemplo, você pode escolher uma série, livro ou filme para relaxar no fim de semana.

Com informações da Revista Galileu

 

DICA 23 - 09 métodos para estudar e memorizar:

 

Cada pessoa tem um método preferido de fixação de conteúdo. Algumas são mais visuais e preferem assistir a videoaulas. Há também aqueles que gostam do bom e velho papel e caneta. Para todas essas pessoas, existem boas formas de memorizar e absorver o que se aprendeu. A dica é mesclar todos esses métodos de estudo e desenvolver suas próprias práticas de memorização. Confira abaixo algumas dicas:

 

  1. Faça uma leitura inteligente

Quando for ler algum livro ou apostila, certifique-se de que você está concentrado. Você pode fazer uma primeira leitura dinâmica para absorver as ideias principais do texto e do tema abordado. Depois, releia de forma mais cuidadosa para dar importância às informações mais relevantes. Outra boa dica é ler em voz alta. Esse processo facilita a memorização do conteúdo estudado e é recomendado por muitos especialistas como uma boa prática de aprendizagem.

 

  1. Use marcações e anotações

Se você tiver um texto em papel, uma das técnicas que podem ser utilizadas é fazer marcações nos tópicos principais e em palavras-chave do texto. Dessa forma, conseguirá encontrar as principais informações em segundos e ter uma melhor memorização do que foi estudado. Outra estratégia é anotar, com as suas próprias palavras, os principais pontos abordados por um capítulo de livro ou texto.

 

  1. Elabore resumos e esquemas

Os resumos estão mais ligados às anotações. Depois de aprender algum assunto, seja presencial, por meio da internet ou com a leitura de textos, você pode escrever tudo o que absorveu do conteúdo. No caso dos esquemas, eles funcionam melhor para as pessoas mais visuais. Gráficos, fluxogramas, mapas mentais: todos esses materiais são importantes para fixar informações a longo prazo e podem ser utilizados para memorizar conteúdos para o concurso público desejado.

 

  1. Debates

Uma boa forma de aprender é com a realização de discussões e debates. Você pode fazer isso com seus amigos. Reúna um determinado número de pessoas e peça para cada uma elaborar alguma aula ou uma explicação sobre algum assunto. Ao final, algumas perguntas podem ser feitas tanto para quem ensinou quanto para os outros participantes. Essas perguntas e exposições podem ser poderosas ferramentas para a memorização de conteúdo.

 

  1. Converse consigo mesmo

Calma, eu sei que você pode ter medo de que as pessoas te achem louco. Mas falar em voz alta e com as próprias palavras o que você acabou de aprender ajuda a memorizar as informações. Se você quiser, pode até convidar um amigo para dar uma aula. Diferentemente da aula em grupo, aqui a exposição é muito menor. Se você manja de algum assunto, faça uma exposição verbal da matéria para seu amigo. De quebra, você acaba ajudando as pessoas que possuem dificuldade em alguns temas.

 

  1. Assista videoaulas

Videoaulas são essenciais para estudar e dar fluidez nos seus estudos, e uma ótima solução para fixar o conteúdo. Além das videoaulas pagas, aqui no Aprova, existem diversos vídeos gratuitos no YouTube especializados em conteúdo educacional. Seja qual for o assunto, você com certeza vai encontrar um vídeo de um professor com a explicação do conteúdo. Alguns, inclusive, possuem animações e podem ajudar na compreensão da matéria estudada.

 

  1. Escute podcasts

O podcast é uma mídia extremamente popular nos Estados Unidos e recentemente ganhou grande força no Brasil. Um dos principais divulgadores da mídia no país foi o Spotify. Lá, você encontra diversos programas de áudio de variados assuntos, de ciência a história e política. É um terreno muito rico a ser explorado, principalmente para te ajudar a ficar informado sobre os assuntos mais importantes para se dar bem na dissertativa de um concurso público, por exemplo.

 

  1. Audiobooks

Essa dica é para aqueles que são auditivos – ou seja, absorvem melhor a informação por meio da audição. Se você gosta desse tipo de mídia, vale a pena investir em um livro narrado por uma voz humana. Existem serviços, inclusive, que vendem pacotes de assinatura para acesso a esse tipo de material.

 

  1. Revise

Por fim, e não menos importante, revise. Independentemente do método que você adotar, é fundamental fazer uma revisão do conteúdo aprendido periodicamente. Isso vai fazer com que ele não se perca na memória de curto prazo e seja esquecido. A técnica de revisão também possibilita que você faça conexões entre vários assuntos, o que é importante na hora de fazer um texto dissertativo-argumentativo, por exemplo.

 

Com informações do Acorda Cidade

 

DICA 24 - Controle a ansiedade em 08 passos:

 

A ansiedade é um dos problemas que mais têm afligindo as pessoas nos últimos tempos. Ela tem atrapalhado em vários sentidos na rotina de qualquer indivíduo, seja pessoal ou profissional.

Acompanhe abaixo 8 sugestões para você dar uma acalmada no corpo e, principalmente, na mente:

1 – Aceite a sua ansiedade

O primeiro passo é fundamental: aceite a sua ansiedade. Ficar lutando contra só vai aumentá-la. Saber como funciona o sistema nervoso e o processamento cognitivo pode ajudar nesta aceitação. Aí a pessoa entenderá que estar ansiosa pode ser desagradável, mas não é perigoso.

2 – Contemple as coisas a sua volta

Se você se distrai e dirige a atenção para outros focos, estará desviando sua atenção dos pensamentos catastróficos e da observação das sensações do seu corpo, o que pode ajudar a diminuir a intensidade do desconforto.

3 – Aja com sua ansiedade, mantenha-se ativo!

O terceiro passo foi mais concebido para quem tem agorafobia, que é o medo de estar em situações em que a fuga seja difícil. Quando uma pessoa está em uma situação desconfortável e foge dela, isso produz uma redução do desconforto. Então, ela vai aprender com este tipo de comportamento a denominar aquela situação, da qual ela fugiu, como perigosa. E aí vai passar a evitar aquilo, e assim é que se constrói este quadro de agorafobia.

4 – Libere o ar dos pulmões

O quarto passo diz respeito à respiração. A respiração diafragmática – (voltar a atenção para o diafragma enquanto respira profundamente) – uma estratégia que ajuda bastante a reduzir a ansiedade, o desconforto.

5 – Mantenha os passos anteriores

Siga as dicas acima repetidamente!

6 – Examine seus pensamentos

O passo seguinte diz respeito a avaliar como a pessoa está processando seus pensamentos, para ela refletir sobre as interpretações que está fazendo, para avaliar o quanto aquelas sensações, aquilo que está acontecendo, é de fato perigoso ou ela pode estar exagerando a dimensão negativa ou o grau da ameaça, e assim por diante.

7 – Sorria, você conseguiu sozinho superar o momento

Se a pessoa seguir todos esses passos e estiver conseguindo deixar de sentir o ataque de pânico, vai sorrir. Sorria porque você conseguiu, com os seus próprios recursos, deixar de ter um ataque de pânico.

8 – Espere o futuro com serenidade

O último passo diz respeito a esperar o futuro com aceitação, porque a pessoa terá aprendido o que é pânico, o que é ansiedade. E se ela deixar de acreditar que vai morrer, que vai perder o controle ou desmaiar, provavelmente estará mais preparada, no futuro, para aceitar e lidar com a ansiedade

 

Com informações do G1

 

 

DICA 25 - Dicas para melhorar os seus estudos com videoaulas:

 

Para otimizar seus estudos com videoaulas e revisar todo o conteúdo necessário, separamos algumas dicas:

  • Monte um cronograma com seus horários.
  • Selecione quais matérias irá estudar.
  • Identifique as disciplinas em que possui mais dificuldade.
  • Crie um ciclo de estudos (mas tenha flexibilidade para alterar, caso necessário).
  • Defina intervalos de descanso entre os períodos de estudo.
  • Depois de assistir as videoaulas, ponha em prática seus conhecimentos: resolva questões e provas de certames anteriores.

Não existe certo ou errado na hora de escolher o estilo de estudo, e sim a opção que mais combina com seu perfil e objetivos. Mas, utilizar videoaulas para revisão dos conteúdos fará com que você saia na frente, otimizando seu tempo de estudo de maneira dinâmica.

 

 

DICA 26 - Isenção da taxa de inscrição de concursos para doadoras de leite materno:

 

O Projeto de Lei n° 340/2019, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, prevê a isenção da taxa de inscrição para doadoras de leite materno.

Para garantir a isenção, a candidata deve ter feito a doação em pelo menos três ocasiões nos doze meses anteriores à publicação do edital do certame e apresentar, na forma prevista em edital, documento que comprove as doações realizadas, emitido por banco de leite humano em funcionamento regular.

O edital do concurso deverá informar sobre as condições de isenção. O candidato que apresentar informação falsa para obter a isenção poderá ter a inscrição cancelada e ser excluído do concurso. Caso a infração seja descoberta depois da aprovação, o candidato poderá ter a nomeação anulada.

O Projeto de Lei é de autoria do Deputado David Soares (DEM-SP), e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Doadores de medula e pessoas com baixa renda tem isenção em concursos

É o que determina a Lei  13.656/2018, publicada em junho de 2018 no Diário Oficial da União.

Estão isentos candidatos que pertençam a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo. Também têm direito os doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Da mesma forma, o edital do concurso deverá informar sobre as condições de isenção. O cumprimento dos requisitos deverá ser comprovado pelo candidato no momento da inscrição, nos termos do edital.

 

DICA 27 - Use a música para aumentar o seu desempenho nos estudos:

 

O ambiente a nossa volta influencia, e muito, na hora de estudar. E muitas vezes, diante desta influência, nem sempre positiva, os estudantes recorrem à música para fugir do ruído externo e, até mesmo, potencializar o foco.

O que talvez seja uma grande novidade, é que nem todo o tipo de música é ideal para quem deseja se concentrar.

Sabendo disso, vamos te ensinar a escolher a música certa para que você estude melhor, uma vez que, ler e memorizar conteúdos enquanto se escuta música não é algo tão simples de ser feito.

 

Confira as dicas:

– O grande segredo para iniciar é escolher uma música que você goste e se identifique em algum momento.

– Prefira músicas instrumentais. Por seu uma música “sem letra”, não vai atrapalhar se você precisar fazer alguma anotação.

– Não escolha músicas com altos e baixos e vários ritmos diferentes. Quanto mais simples for a canção, melhor para você.

– Limite o tempo de música. O benefício da música desaparece quando você a ouve constantemente.

– Separe os estilos diferentes de músicas em playlists.

 

Estilos musicais e seus benefícios

*Jazz: esse estilo tem muitas músicas sem letras e a maioria delas é capaz de deixar você bem-humorado. Entre os melhores nomes, procure também por Miles Davis, Alice Coltrane e Thelonious Monk.

* Música clássica e erudita: há muito o que explorar quando o assunto é música clássica. Muita gente diz que Johann Sebastian Bach é ótimo para resolver questões matemáticas.

* Composições minimalistas: são músicas capazes de deixar você concentrado em quase estado de transe. É um dos estilos favoritos de quem trabalha com design. Se você quer se aventurar nesse ritmo, escolha Steve Reich e Philip Glass.

* Músicas calmas:  se você precisa de sua mente calma, procure ouvir Bonobo e Cinematic Orchestra.

* Músicas ambientes: para você esquecer que está ouvindo música, procure conhecer Brian Eno e Aphex Twin.

* Trilhas sonoras de filmes: indicadas para momentos desafiadores. Entre as trilhas recomendadas estão a de “Tron” e “A Rede Social”.

* Trilhas sonoras de videogames:  aparentemente esse tipo de música é capaz de deixar você concentrado sem causar distração. A Orquestra Sinfônica de Londres faz versões impressionantes de algumas músicas de videogame.

 

 

DICA 28 - Concursos: Temas que podem cair na prova de atualidades em 2019:

 

Temas que podem cair na prova de atualidades

Tragédia de Brumadinho

Aprendemos com as tragédias? Precisamos aprender a destinar adequadamente o lixo que produzimos. O que fazemos com o lixo de nosso progresso? Está aí a correlação também com Chernobyl, com o Césio 137 em Goiânia, há mais de três décadas, e a relação humana com aquilo que não entendemos como lixo ou que desconhecemos.

Idosos e suas relações

Como os idosos estão inseridos em algumas circunstâncias: previdência, saúde, relações sociais e preparação para esse período da vida. O envelhecimento da população e o número de expressões que temos para nos referir aos idosos permite constatar que se trata de uma problemática muito evidente em nossos dias.

Onda conservadora de direita

Nesta edição os professores fazem um apanhado com vários assuntos interessantes que têm chamado a atenção do mundo. Entre eles o crescimento da extrema-direita na Alemanha, a relação de Donald Trump com o esporte, e um pouco mais sobre um tema que já havia sido abordado, imigração.

Feminismo

Os professores destacam uma expressão revisitada: o Feminismo Especulativo – o que é, como se faz -, a ligação com o movimento MeToo que completou um ano, os motivos de estranhamentos entre grupos feministas e grupos LGBTs e a declaração do jogador francês Olivier Giroud sobre a impossibilidade de um atleta de futebol se declarar homossexual ainda no século XXI.

Fake News

A divulgação de notícias falsas é conhecida como fake news e pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde, segurança e educação.

Imigração e Fronteiras

Na edição sobre as fronteiras do Brasil, os professores discutem a situação de um grupo de venezuelanos teve seus pertences queimados na fronteira com Roraima, no Brasil. Isso traz à tona mais uma vez a vulnerabilidade de quem se desloca e a necessidade de um olhar empático para essas pessoas.

Racismo

 

DICA 29 - Desempregados poderão ter isenção na taxa de inscrição para concursos:

 

Se aprovado, Projeto vai beneficiar pessoas que estão há mais de um ano sem emprego

Boa notícia para quem está desempregado e não tem condições de se inscrever em concursos públicos! O Projeto de Lei 696/19, de autoria do deputado Charles Fernandes (PSD-BA), tem como objetivo isentar do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que comprovarem estar há mais de 12 meses sem emprego.

De acordo com o deputado, “pesquisas sobre o número de desempregados no País mostram números alarmantes”. No Brasil, atualmente, há cerca de 12 milhões de pessoas em busca de um emprego, e outras tantas no subemprego, aquele praticado por trabalhadores informais.

Fernandes ainda complementa: “O desemprego atinge em cheio os jovens de 15 a 24 anos que querem entrar no mercado de trabalho e não dispõem de recursos e nem de qualquer auxílio do governo federal para pagar a taxa de inscrição”.

O mesmo Projeto também pode acelerar a convocação dos aprovados dentro do número de vagas oferecidas, pois obrigaria que a mesma acontecesse em até 360 dias após o resultado final ser divulgado. O texto ainda proíbe que as provas cobrem questões referentes a assuntos não ministrados em grau de escolaridade, conforme diretrizes definidas pelo Ministério da Educação.

Haverá tramitação nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça; e de Cidadania. A análise será conclusiva, ou seja, apenas as comissões designadas votarão, dispensando assim a deliberação do Plenário. O Projeto perde o caráter conclusivo caso ocorra divergência entre as comissões, ou se, independentemente de ser aprovado ou rejeitado, houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

Fonte: Câmara Notícias

 

 

DICA 30 - Confira 5 dicas para quem quer começar do zero a estudar para concursos:

 

Se você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos, você tem a chance de iniciar com o pé direito, sem perder tempo estudando errado. Separamos abaixo 5 dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Então, se você é concurseiro de primeira viagem, fica de olho e descubra quais devem ser seus primeiros passos para ser aprovado em concurso público.

 

1.Escolha sua área de atuação

Se esse será o emprego dos seus sonhos, você precisa escolher muito bem sua função. Além dos salários e benefícios, pesquise quais são as atribuições da atividade que você tem interesse. O ideal é escolher algo bem específico, não apenas carreira policial, mas, por exemplo, o cargo de Investigador da Polícia Civil do Espírito Santo. Essa é a principal dica de concurseiros aprovados, assim, você terá um foco principal e conseguirá chegar com mais facilidade ao objetivo.

 

2. Resolva provas anteriores

O melhor jeito de treinar seus conhecimentos é resolvendo questões de provas anteriores da banca organizadora ou de concursos para o mesmo órgão. Assim, você já terá uma boa noção de como os temas são cobrados e o que você pode esperar da sua prova. A organizadora é a empresa responsável pela seleção, cada uma tem um estilo próprio de cobrança e nível de dificuldade.

Então, se o seu questionamento é: por onde começar a estudar para concurso, esse pode ser um norte. Já que assim, você vai perceber em quais matérias possui mais facilidade e em quais é preciso reforçar os estudos.

 

3. Escolha o melhor material para a sua preparação

Há muitos preparatórios disponíveis, mas é importante encontrar aquele que melhor otimize seu tempo. Afinal, assim que o edital é publicado, você normalmente não possui muito tempo disponível para a preparação, pois a prova já é agendada para a sequência. Então não dá para perder tempo estudando errado, você não pode levar horas lendo o conteúdo em uma apostila, sendo que você pode aprender tudo em uma aula de 30 minutos. Por isso, estudar para concurso online é a melhor opção.

 

4. Mantenha uma rotina de estudos

A maior dica de como estudar para concurso público é manter uma rotina de estudos. Mas calma, ninguém aqui está falando de estudar 10 horas por dia, mas sim, manter um ritmo. A primeira ação a ser feita é colocar em uma agenda seus compromissos fixos do dia, como trabalhar, almoçar e se exercitar. Assim, você encontrará lacunas entre eles e poderá encaixar seu tempo de estudos. E não subestime nem 15 ou 30 minutos, nesse tempo você pode resolver questões. Começar a estudar para concursos é o mais difícil, depois você pega o ritmo e fica mais simples. E no final, tudo terá valido a pena!

 

5. Cuide-se!

É um conselho de amigo de quem quer te ver chegando mais longe. No cuide-se está embutido algumas advertências como: faça exercício físico, separe um tempo para ficar com os amigos e com a família, motive-se e comemore pequenas vitórias. Sua mente é o seu pior inimigo, então não deixe ela te dominar!

 

DICA 31 - Conheça os alimentos que ajudam na hora dos estudos:

 

Você já deve ter escutado aquela frase: “você é o que você come”, mas não imagina o quanto a dieta do concurseiro também influencia na preparação. Há alimentos que ajudam no desempenho de estudos e outros que pioram a performance. Então, viemos dar 4 dicas de alimentação para concurseiros, entre elas estão alimentos que dão energia para estudar e aqueles que podem causar alteração de humor e até depressão.

 

1.Evite gordura trans!

Alimentos como sorvete, batata-frita, salgadinho de pacote e pastel possuem gordura trans. Estudos mostram que o excesso dessa gordura pode causar até depressão, aumentando em 48% o risco de desenvolvimento da doença. Como o consurseiro precisa estar motivado para alcançar seu objetivo, esse pode ser o maior vilão. Além disso, ainda há os malefícios para a saúde como: aumento do colesterol ruim (LDL), aumento de gordura localizada e consequentemente chance de desenvolvimento de doenças cardíacas.

2. Aposte no suco de laranja!

Fonte de vitamina C, A e potássio, o suco de laranja previne o cansaço e ajuda a combater o estresse. Ou seja, esse deve ser o seu aliado na hora dos estudos. Além disso, a bebida ainda trabalha contra a má digestão.

3.Evite o glúten!

O glúten não faz mal apenas para quem possui doença celíaca. O excesso dessa substância pode ser associado a diminuição da produção de serotonina (hormônio do bem-estar), podendo causar alteração de humor, falta de concentração e enxaqueca. Por isso, pode ser uma boa evitar, por exemplo, pão, torrada e pizza.

4. Coma ovo!

O ovo é fonte de colina, uma das vitaminas do complexo B, ela participa na formação de neurônios e na reparação das células cerebrais. Esse alimento ainda produz acetilcolina que é fundamental para a memória e o aprendizado.

Dieta do concurseiro: alimentos que dão energia na hora de estudar

Você precisa de energia para se concentrar nos estudos e conquistar seus objetivos, por isso, separamos uma listinha com alimentos que dão um up na sua preparação.

  • Açaí
  • Banana
  • Água de Coco
  • Chá Verde
  • Oleaginosas (Ex. Nozes, Castanhas e Amêndoas)
  • Aveia
  • Chocolate Amargo
  • Mel

Alimentos bons para memória e concentração

Mas além de ter energia, o concurseiro também precisa se abastecer de alimentos bons para a memória. Então também fizemos uma listinha especial para você provar na prática como a alimentação influencia nos estudos. Confira os alimentos que são amigos dos concurseiros:

  • Peixe
  • Abacate
  • Cereais integrais
  • Mirtilos
  • Chocolate
  • Brócolis
  • Folhas verdes
  • Granola

O que comer antes de uma prova?

Agora se você está se perguntando: “o que comer antes de fazer uma prova de concurso?“, nós também podemos te ajudar. Esse é o momento mais importante para qualquer estudante, tudo precisa estar ao seu favor, então porque não ir atrás de alimentos que ajudam na hora da prova?

A primeira dica é não fazer uma refeição pesada, nada de feijoada ou churrasco. Prefira alimentos mais leves como frutas e verduras. O segredo é comer um pedaço de chocolate, de preferência amargo, ou até mesmo uma barrinha de cereal, esses alimentos ajudam a dar aquela sensação de prazer.

A maçã também é um ótimo exemplo de alimentos que ajudam concurseiros. Pois ela é rica em fibras e te deixará satisfeito por mais tempo. Desse modo, você poderá encarar horas de prova sem se sentir com fome.

Alguns peixes, como o salmão e a sardinha, possuem alta quantidade de ômega 3 que é fundamental para o cérebro. Essa substância promove uma revitalização no cérebro e é ótima para a memória. E o azeite de oliva ainda auxilia para que o nosso cérebro fique estimulado por mais tempo. Então, se a prova for no período da tarde, você já tem uma boa opção para o almoço.

 

DICA 32 - Qual a melhor forma de aprender? Videoaula ou apostila?

 

Quando você vai iniciar a preparação para fazer um curso, podem passar algumas dúvidas pela sua cabeça como: qual é o melhor jeito de estudar? As opções mais conhecidas são videoaulas ou apostilas. Podemos afirmar que estudar com videoaulas é a sua melhor opção. Essa forma otimiza seu tempo, garante uma explicação mais clara e objetiva e nem necessita de um plano de estudos.

Mas como gostamos de ir direto ao ponto e mostrar na prática, trouxemos quatro argumentos para te convencer de que estudando com videoaulas você aprenderá melhor!

 

1. Otimização do tempo

Conseguimos explicar esse tópico com apenas uma pergunta. Você prefere ler centenas de páginas sobre um assunto ou aprender o conteúdo em uma aula de 30 minutos? Sabemos, que com a correria do dia-a-dia, o tempo é o seu bem mais precioso, por isso economizamos ele.

Você já se imaginou debruçado em grossas apostilas com medo de não conseguir dar conta de todo o conteúdo? Não tem porque sofrer se você tem uma opção muito melhor e mais funcional.

2. Conteúdo específico

Em se tratando de concursos, os professores analisam o histórico dos certames e trazem o conteúdo que realmente cai na prova. Assim, você não precisa dar uma volta para chegar ao assunto que interessa, nós trazemos tudo mastigadinho para você, é só assistir a videoaula.

Chega de estudar errado! Só quem estudou mais do que caiu na prova sabe qual é a sensação de tempo perdido. Sua preparação precisa ser direcionada para a aprovação, gastar mais horas do que o necessário com isso é desperdício.

3. Aulas em formato de plano de estudos

Seu primeiro passo rumo a aprovação seria a produção de um plano de estudos, assim saberia o que estudar primeiro, por ordem de importância.  Nossas aulas já estão em formato de plano de estudos! Então você inicia pelo conteúdo mais importante e depois é só seguir a sequência. Lembrando que o nosso material é específico, então você não perde tempo estudando errado, só aprende o que cai na prova.

4. Explicação mais clara

Você já deve ter passado por essa situação alguma vez na vida: você leu um livro ou um texto e não entendeu muito bem, mas quando um amigo te explicou tudo ficou claro. Não perca seu tempo tentando entender teorias em um livro, nas videoaulas os professores explicam as teorias usando exemplos práticos , para você saber como o tema será cobrado na sua prova.

Como estudar para concurso publico em pouco tempo?

Nem sempre você consegue antecipar sua preparação para um concurso público. Muitas vezes, esperamos a publicação do edital para iniciar os estudos, dessa maneira temos cerca de dois meses para esse processo. Esse é mais um motivo para apostar nas videoaulas, você consegue vencer o conteúdo de forma mais rápida, porque os temas são ensinados de maneira resumida e prática.

 

 

DICA 33 - Conheça o perfil das principais bancas organizadoras de concursos:

 

Quais são as principais bancas de concursos públicos?

Banca examinadora ou organizadora é a empresa responsável pelo certame. Por isso, no post de hoje vamos te mostrar as características das principais bancas de concursos. Todo concurso precisa escolher uma empresa para isso, mesmo que seja o próprio órgão. Essa é a terceira etapa do certame, antes disso ele precisa ser autorizado e definir a comissão.

Saber mais sobre a banca é bem importante para a sua aprovação. Pois assim, você saberá qual é o estilo de cobrança e como as perguntas estarão estruturadas na sua prova. Por exemplo, há bancas em que uma certa anula uma errada e outras que priorizam as pegadinhas. Para você saber mais separamos as 6 principais organizadoras de concursos, confira abaixo!

Banca Cebraspe/ CESPE

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o antigo CESPE e é também a banca mais conhecida e temida. Isso porque ela tem um modo de avaliação diferente onde uma certa anula uma errada. Até pouco tempo atrás, em todas as provas, você precisava responder as questões com “F” para falso e “V” para verdadeiro, mas agora a banca tem apostado mais em questões de múltipla escolha.

Esse estilo de cobrança dificulta o famoso “chute”. Afinal, se uma errada anula uma certa não vale a pena chutar e arriscar perder um acerto que já era garantido. É melhor não pontuar, mas também não perder. A CESPE foi a organizadora de grandes concursos como Banco Central e Banco do Brasil. Uma dica para se dar bem em provas dessa banca é praticar a leitura rápida e se concentrar para não perder ainda mais tempo com os longos enunciados.

Banca FGV

A Fundação Carlos Chagas além de ser a banca de concursos de polícias e secretarias, é também a responsável pelo Exame de Ordem. A fama da FGV é de ser imprevisível, sem padrão, sendo uma prova muito diferente da outra, principalmente em níveis de dificuldade.

Essa banca traz textos longos seguidos de questões de interpretação e gramática. E na parte de Direito tem cobrado casos práticos e questões multidisciplinares.

Banca Vunesp

Responsável por concursos de tribunais, polícias e prefeituras, a VUNESP tem fama de não ser tão rígida. Porém, na parte de Língua Portuguesa é cobrada muita gramática e no Direito é preciso ter um grande conhecimento do texto da lei.

Banca FCC

A Fundação Carlos Chagas tem em sua carteira concursos municipais, estaduais e federais. Essa banca costuma ser mais objetiva, principalmente no Direito, cobrando a letra da lei, ou seja, o conhecimento literal. Mas atenção porque você pode encontrar pegadinhas nas provas, então leia o enunciado com muita atenção.

Banca Cesgranrio

Nomes como IBGE e Petrobras são alguns dos órgãos que apostam na Cesgranrio como banca. Podemos contar com um nível médio de dificuldade nas provas. A organizadora usa e abusa de gráficos e imagens nas questões, então você precisa treinar essa interpretação de informações.

Banca ESAF

A ESAF aterroriza os concurseiros tanto quando a CESPE. E também é responsável por concursos grandes e concorridos como o Tesouro Nacional. É uma banca um tanto quanto polêmica com alto índice de recursos posteriores, realizados por alunos que não concordam com a cobrança ou correção. Então espere um alto nível de dificuldade. Porém, a ESAF não costuma cobrar todos os itens do edital, por esse motivo, contar com professores experientes para apontar o conteúdo que realmente cairá na prova é um diferencial.

 

 

DICA 34 - Saiba tudo sobre o TAF - Teste de Aptidão Física em concursos:

 

Em muitos concursos, além das provas objetivas, é cobrado o Teste de Aptidão Física. E para você ficar por dentro de tudo, trouxemos esse post para te falar o que é TAF, quais concursos costumam pedir e algumas dicas essenciais para você superar mais essa etapa no mundo dos concursos.

O que é TAF?

No Teste de Aptidão Física (TAF) é cobrada uma repetição de exercícios, a partir disso, é decidido se seu corpo é apto ou não para desempenhar o trabalho proposto ao cargo. Então, não adianta ir bem na prova objetiva, mas não vencer o TAF. Por isso, você não pode deixar para se preparar para ele apenas no último momento.

Normalmente, você tem de três a seis semanas entre o resultado da primeira fase e o TAF, um tempo curto para a preparação ideal. Cada um tem suas próprias características, então é difícil definir um tempo universal para treinar, porém esse período pode variar entre 3 e 6 meses, dependendo da condição física e da composição corporal do candidato.

Quais concursos pedem o TAF?

Normalmente o TAF é cobrado em certames que trazem oportunidades para cargos que exigem mais atividade física, como policiais e bombeiros. O teste costuma ser diferenciado para candidatos do sexo feminino e do masculino, cobrando menos repetição ou um exercício adaptado para as mulheres.

A Polícia Federal é um dos órgãos que exigem o TAF. Conforme os últimos editais, é cobrado:

– Barra fixa dinâmica com pegada livre para os homens e barra estática para mulheres;
– Salto de impulsão horizontal;
– Natação 50 metros;
– Corrida de 12 minutos.

O que é levado em consideração no TAF?

Você precisa entender que esse teste não é uma competição. Então não é necessário mostrar que consegue fazer mais que seus concorrentes. O que você precisa é atingir o índice que o órgão exige e que estará descrito no edital, como por exemplo: fazer 5 barras fixas com pegada livre.

Faça simulações completas do TAF

Assim como você responde questões de concursos anteriores para treinar seus conhecimentos, também pode, e deve, fazer simulações do TAF. Além de te ajudar a saber como está seu desempenho físico, essa prática te ajudará a ficar menos nervoso no grande dia, pois saberá o que te espera. Então peça a ajuda de um amigo ou de um parente e simule a sequência completa. Faça o seu melhor que a aprovação virá!

 

 

DICA 35 - Alunos de escolas públicas poderão ter 20% das vagas em concursos:

 

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei (PL 2.312/2019) que reserva 20% das vagas de concursos para alunos de escolas públicas que tenham cursado os ensinos fundamental e médio integralmente nestas instituições. O autor da matéria, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), sugere que a medida seja adotada durante 20 anos.

A regra vale para cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração federal, em autarquias, fundações, empresas e sociedades de economia mista controladas pela União. A reserva será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso for igual ou superior a três. Os editais devem especificar o total de postos destinados a cada cargo ou emprego.

Os candidatos alunos de escolas públicas devem comprovar no ato da posse que cursaram os ensinos fundamental e médio em escolas públicas. Para isso, deverão apresentar histórico escolar original ou cópia autenticada.

Caso constatada que a declaração é falsa, o candidato é eliminado do concurso. Se já houver sido nomeado, responde procedimento administrativo para anulação da admissão ao serviço público. Nesse caso, o infrator deve devolver todos os custos do Poder Público com seleção, admissão e treinamento.

Alunos de escolas públicas também poderão disputar vagas de ampla concorrência

Os alunos de escolas públicas cotistas podem disputar ao mesmo tempo as vagas destinadas à ampla concorrência. Nesse caso, o nome não é computado para o preenchimento das vagas reservadas. Caso haja desistência de cotista aprovado em vaga reservada, ela será preenchida pelo candidato cotista posteriormente classificado. Se não houver cotistas aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência.

Na justificativa do PL 2.312/2019, Fabiano Contarato classifica a qualidade do ensino público no Brasil como “deplorável”: “Falta de tudo. Falta giz, falta carteira, falta ventilador, falta professor e falta merenda. Quem tem coragem de dizer que o pobre concorre em condições de igualdade com o superatleta dos concursos, que viaja para Miami para relaxar após a prova? Devemos dar oportunidades de ingresso no serviço público de forma igualitária à parcela mais pobre da sociedade”, argumenta o senador.

O projeto aguarda o recebimento de emendas até esta sexta-feira (26). Se for aprovada na CCJ, a matéria segue direto para a Câmara — a não ser que haja um recurso assinado por pelo menos nove senadores para a votação do texto no Plenário da Casa.

Com informações da Agência Senado

 

DICA 36 - Dicas para montar seu cronograma de estudos:

 

Para conquistar uma vaga em concurso público, sabemos que é preciso muito esforço, dedicação e acima de tudo, ORGANIZAÇÃO. E é exatamente aí que o bicho pega…

Mas, estamos aqui para ajudar e é por isso que hoje vamos orientá-lo em como montar seu cronograma de estudos.

  1. Defina a quantidade de horas livre para estudos

Nesta etapa, você deve levar em consideração os períodos de atividades fixas como trabalho, aulas presenciais, compromissos eventuais, período de lazer e outras tarefas, assim como os feriados nacionais, estaduais e municipais. Feito isso, é só calcular a quantidade de horas livres para estudo.

 

  1. Esteja por dentro do edital

Se o edital do concurso que você deseja ainda não foi publicado, procure o do concurso anterior. Analise e confira quais são as matérias que demandam uma maior investimento de tempo, ou seja, quais possuem maior peso, ou se a pontuação será igual para todas.

Caso ainda esteja em dúvida em relação ao concurso que vai fazer, não tem problema. Inclua na sua planilha as disciplinas “gerais”, que são mais cobradas nos concursos, como Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Informática, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Depois, é só dividir os conteúdos de acordo com os seus horários disponíveis.

 

  1. Seja consciente!

De nada adianta estabelecer metas rígidas que não serão cumpridas. Este fato acaba por gerar grande frustração e desânimo, o que pode comprometer a sua preparação. Veja algumas dicas:

– Não dedique um tempo excessivo a uma mesma disciplina;

– Diversifique os métodos de estudo. Em 2h você pode ler sobre um assunto, assistir a uma aula ou resolver questões. Fazer resumos e esquemas torna o estudo mais dinâmico;

– Inclua intervalos regulares de 15min em sua rotina de estudos. Alongue-se, vá ao banheiro, beba água ou coma algo leve. Procure se alimentar a cada 3h.

– Dedique um tempo maior de estudos às disciplinas que você tem mais dificuldade e também àquelas que têm um peso maior na prova.

– As matérias mais difíceis e cansativas devem ser vistas nos dias e horários em que você costuma render mais.

– Não se esqueça de fazer revisões do conteúdo estudado periodicamente. As revisões podem acontecer a cada semana ou, no máximo, a cada quinzena.

– Respeite os limites do seu corpo. Procure dormir pelo menos 6h por noite.

 

 

DICA 37 - Descubra as vantagens de passar em um concurso público:

 

Quem nunca sonhou em ter um emprego estável, com uma ótima remuneração e possibilidade de crescimento? Para ter direito a estas e muitas outras vantagens, basta passar em concurso público.

Mas, se você precisa de motivação extra para partir em busca de uma vaga no funcionalismo público, vamos destacar alguns dos principais motivos que fazem as pessoas encarar a concorrência de peito aberto.

Passar em concurso público – Quais são as vantagens?

Estabilidade

Após três anos de atividade no cargo, período chamado de estágio probatório, o concursado tem estabilidade no cargo. Ou seja, não pode ser demitido a qualquer momento e sem motivo aparente, a não ser por uma falha extrema.

Remuneração

Principal atrativo dos concursos públicos, a remuneração é atraente e, na maioria das vezes, até mesmo superior quando comparada à iniciativa privada.

Benefícios

Além de um salário de respeito, muitas vagas vêm acompanhadas de um bom pacote de benefícios. Eles podem incluir vale-transporte, auxílio-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, plano de saúde, auxílio-cultura, incentivo aos estudos, entre outros.

Ascensão profissional

Promoção de cargos e progressão salarial por tempo de serviço ou qualificação são alguns dos sistemas a que se enquadram os concursados.

Não exige experiência

Com algumas exceções, a maioria dos cargos destinados a concursos públicos não exigem uma experiência prévia na função. Sendo assim, se tornam uma ótima opção para quem busca o primeiro emprego.

 

Para que servem os concursos públicos?

Passar em concurso público é a principal forma de ingresso na carreira pública.

Por meio do resultado de provas, que costumam avaliar a capacidade e habilidade dos candidatos de acordo com a função pretendida, os participantes recebem notas que garantem, ou não a sua aprovação.

Ao ser aprovado, o candidato que esteja de acordo com as demais exigências do edital, será nomeado e assumirá o seu cargo por tempo indeterminado, com direito a todos os benefícios oferecidos pelo órgão.

 

DICA 38 - 10 dicas para ser aprovado em um concurso público:

 

Se preparar para um concurso público não precisa ser tão difícil quanto parece. Aplicando o método certo e seguindo o planejado, a aprovação pode estar mais perto do que você imagina.

E para te ajudar nessa preparação e te deixar mais próximo da tão sonhada carreira pública, separamos 10 dicas para passar em concurso público.

1.Identifique a área

O primeiro passo para começar a se preparar para um concurso é definir a área em que deseja trabalhar. Procure por editais de concursos anteriores e pesquise quais as atividades desempenhadas em cada função.

2. Comece já

Se você está pensando em entrar no mundo dos concursos públicos, pare de pensar e comece sua preparação já. Não espere o edital ser publicado – até porque o período entre a publicação e a prova é curto. Pode parecer uma dica boba, mas é incrível como essa coisa do “amanhã eu começo” faz a gente perder tempo. Se o seu objetivo é ter um cargo público, é melhor começar hoje mesmo porque a concorrência é grande.

3. Defina um objetivo

Saber exatamente qual o seu objetivo é de fundamental importância. Por exemplo, se você almeja um cargo de nível superior em determinado órgão, nunca vai dominar o conteúdo exigido pelo edital se ficar parando para estudar as matérias que caem somente no nível médio. Você também pode fazer outras provas que exigem conteúdo semelhante àquele cobrado pelo edital no qual está focado. Ainda que uma matéria ou outra seja diferente, é uma ótima oportunidade de testar seus conhecimentos.

4. Pratique com exercícios

Resolver simulados e provas anteriores facilitará no entendimento da lógica da prova e na gestão do tempo de resolução.

Descubra qual é a banca responsável pelo concurso que você irá prestar, pois apesar da variação nos temas, o formato das questões deverá ser o mesmo de certames já realizados.

5. Conheça a banca

O CESPE faz questões de verdadeiro e falso e que a Fundação Carlos Chagas prefere questões de múltipla escolha, mas isto é apenas o básico do que você precisa saber. É necessário conhecer quais pontos do edital são mais cobrados e que tipos de “pegadinhas” cada uma pode utilizar.

6. Escolha bem seu material

Há muitos preparatórios disponíveis, mas é importante encontrar aquele que melhor otimize seu tempo. Afinal, assim que o edital é publicado, você normalmente não possui muito tempo disponível para a preparação, pois a prova já é agendada para a sequência. Então não dá para perder tempo estudando errado, você não pode levar horas lendo o conteúdo em uma apostila, sendo que você pode aprender tudo em uma aula de 30 minutos.

7. Defina um local de estudo

Já imaginou estudar em uma mesa bagunçada, perdendo tempo procurando anotações por não saber onde está? Ou estudar em um ambiente com muito barulho que atrapalhe a sua concentração?

Por isso é tão importante ter um local preciso, preparado para estudar. Essa preparação vai te ajudar a se manter concentrado e melhorar sua memória para fixar os conteúdos estudados.

8. Organize seus horários

Avalie quanto tempo você tem para estudar e utilize um método para organizar sua preparação. Quem trabalha e estuda tende a ter menos tempo, mas quem é concurseiro em tempo integral às vezes cai na armadilha de achar que tem tempo de sobra. Defina horários certos para estudar e faça um planejamento de longo prazo para cobrir todo o conteúdo do edital que você está focado. Divida as matérias e estude-as de modo intercalado, para que não fique muito tempo sem estudar um dos itens. A revisão das matérias com frequência é fundamental para mantê-las vivas na memória.

9. Pratique exercícios físicos e relaxe

Não deixe que a fadiga torne seus pensamentos confusos, sua mente precisa de um intervalo para manter-se produtiva.

Exercícios físicos ajudam o corpo a liberar a adrenalina e outros hormônios importantíssimos para a concentração e o foco. Por exemplo, começar o dia com 30 minutos de caminhada antes dos estudos fará com que o cérebro esteja mais ativo e assimile melhor as informações.

10. Mantenha-se motivado

É muito importante que o incentivo venha de você mesmo. E algumas atitudes suas podem ser tóxicas, fazendo com que você sabote seu próprio sucesso. Mas antes de evitar, você precisa identificá-las:

  • Não se compare com ninguém

Pode ser um amigo que passou em um concurso ou um vizinho que tenta passar há anos. As pessoas são diferentes e não devem ser comparadas.

  • Acredite em si mesmo

Você precisa ser seu maior incentivador e acreditar que é possível conquistar a aprovação.

 

 

DICA 39 - 05 dicas de como afastar a negatividade nos estudos:

 

Infelizmente, nem sempre dá para controlar o ambiente do seu trabalho ou de seus estudos. Mas o ideal é conseguir filtrar as energias e as opiniões negativas das pessoas a sua volta. Para te dar uma forcinha com isso, separamos algumas dicas de como afastar a negatividade nos estudos e na vida. Abaixo, você encontra cinco conselhos de ouro de quem quer te ver chegando mais longe. Confira!

Dicas de como afastar a negatividade nos estudos e na vida

1. Recarregue suas energias

Mesmo que o dia tenha sido negativo ou cansativo, quando chegar em casa, tente deixar tudo isso para trás. Tome um bom banho, faça uma atividade que goste antes de começar os estudos, converse um pouco com alguém especial, que te acalma. Se você está em casa, esse deve ser o seu melhor lugar para ficar em paz e o silêncio também pode ajudar nisso.

 

2. Pensar positivo e ser feliz só depende de você

Nem tudo na vida podemos e devemos fazer sozinhos, mas pensar positivo e procurar a felicidade, são dois exemplos de atitudes individuais possíveis. Quando você se responsabiliza por suas atitudes, pelas escolhas que fez, você aceita suas consequências positivas e negativas e não culpa outras pessoas por isso.

Então, sempre que perceber que está com uma perspectiva negativa sobre determinada matéria ou assunto a ser estudado, mude a forma de pensar, tome o controle da situação. Tire algumas frases do seu vocabulário como: é impossível, eu não vou conseguir ou é muito difícil.

 

3. Ouvir não te obriga a reagir

Há muitas opiniões diferentes em uma sociedade e com as redes sociais, aumentou ainda mais a ânsia por opinar e se fazer ouvir. Os concurseiros, principalmente, escutam muitos julgamentos, que envolvem um parente que foi aprovado no concurso tal rapidamente, ou ainda, que certames são uma fria. Mas quando há um objetivo claro em sua mente, essas opiniões não podem te afetar. Então, você até vai escutá-las, mas não precisa reagir. Você sabe o que é certo para você e não precisa convencer mais ninguém disso.

 

4. Estabeleça alguns limites

É preciso estabelecer alguns limites saudáveis para as relações de amizade e coleguismo. E isso inclui tanto o tempo de convívio com essas pessoas quanto a liberdade que você concede a elas. Por exemplo, você não pode escolher conviver com uma pessoa durante o expediente de trabalho, mas pode optar por não vê-la nos finais de semana e também não contar detalhes da sua vida pessoal. Afinal, a partir do momento que você conta sobre algo pessoa, você dá liberdade para essa pessoa comentar e opinar sobre suas atitudes.

 

5. Tenha hábitos saudáveis

Quando você cuida do seu corpo, também cuida da sua mente. Então é importante praticar exercícios diariamente, fazer algumas aulas de relaxamento também podem trazer resultados positivos. Uma alimentação balanceada, ter uma regularidade no sono ajudam nesse quesito. Essas atitudes te ajudaram a ficar mais saudável e conseguir perceber com maior facilidade quando está com um pensamento negativo ou influenciado por ideias ruins de outras pessoas.

 

 

DICA 40 - Exatas ENEM 2019, dicas de como se preparar para o exame:

 

As matérias de exatas, normalmente, causam um certo nervosismo nos estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, hoje viemos te dar dicas de como estudar exatas ENEM 2019. As ciências exatas envolvem números e cálculos e por isso, suas questões possuem um menor número de acertos no exame. As disciplinas que podem ser chamadas de exatas são matemática, química e física. Essas matérias são aprendidas em sala de aula, mas, por dúvidas acumuladas ou um ensino precário, podem ter criado lacunas na aprendizagem. Então vamos as dicas para garantir uma ótima nota na prova do ENEM!

Confira as dicas para aprender Exatas ENEM 2019

Pratique

Sabe aquela história que a prática leva a perfeição, não era só história não, é a mais pura verdade. Então, depois de aprender com as videoaulas, vá praticar! Resolva questões anteriores do ENEM e resolva quantas puder. Assim, você aprender com seus erros e acertos, consegue perceber quais assuntos foram aprendidos e quais precisam ser revisados.

Não tenha medo de errar!

O erro faz parte do aprendizado, então não tenha medo de resolver uma questão porque essa matéria ainda não está 100% aprendida. Tente, faça cálculos, use sua experiência de vários anos de aprendizagem escolar. Agora é o momento de errar e o que você erra na preparação, você acerta na prova.

Mantenha o hábito de estudar

Você não pode fugir daquelas matérias que gosta menos, muito pelo contrário. O ideal é que você mantenha um ritmo de estudos, principalmente com as de exatas. Pois, quanto mais você estuda essas disciplinas, mais o seu cérebro entende que precisa reter essas informações, porque são importantes.

Uma boa dica pode ser iniciar os estudos do dia com essas disciplinas, já que esse é o momento que você está mais descansado e pronto para absorver conteúdo.

Não decore

Quando você decora, a informação fica guardado por um período bem menor de tempo do que quando você realmente aprende. Então pare para entender os conceitos, entender porque errou aquela questão. Por falar em questão, caso você resolva novamente a mesma questão, não faça em modo automático, por ter decorado a resposta, pense, analise novamente. Afinal, se você for responder uma questão muito similar, mas com um detalhe diferente, a decoreba não vai dar certo.

 

 

DICA 41 - Aprovado: Mães têm direito a amamentar durante concurso público:

 

O tempo gasto será compensado para a realização da prova

Excelente notícia para as mamães concurseiras! Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3220/15 que garante às mães o direito de amamentar durante concurso público.

O texto permite que sejam amamentados filhos de até seis meses de idade, desde que a candidata solicite tal condição especial de forma antecipada para a organizadora do certame. O PL 3220/15 seguirá ainda para sanção presidencial, a menos que haja algum recurso para análise pelo Plenário da Câmara.

As lactantes que quiserem amamentar durante concurso público deverão apresentar previamente a certidão de nascimento do/dos filho/filhos para comprovar a idade. Uma vez tendo o pedido concedido, a mãe levará consigo uma pessoa que ficará responsável por ficar com o bebê em uma sala reservada.

Os períodos para amamentação serão de no máximo 30 minutos por filho, intervalados em duas horas. A mãe será acompanhada por um fiscal até a sala onde estará seu bebê. É importante frisar que, ao contrário do que acontece atualmente, o tempo utilizado para amamentar não será perdido, haverá compensação integral para a realização da prova.

Todas as informações, desde o direito de amamentar durante concurso público até os prazos de solicitação e apresentação de documentos, deverão obrigatoriamente constar no edital.

O Projeto é de autoria do senador José Medeiros (PSD-MT) e, durante votação na CCJ, teve como relatora a deputada Clarissa Garotinho que ao votar favoravelmente afirmou: “A proposta respeita o direito de amamentação sem se descuidar da segurança da realização do concurso público”.

Para ver na íntegra o PL 3220/15 basta clicar aqui.

Fonte: Câmara Notícias

 

 

DICA 42 - Editais e provas em Libras serão obrigatórios em concursos públicos:

 

De acordo com o Projeto de Lei (PL) 1.231/2019, aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH), os concursos públicos deverão oferecer editais e provas em Libras. Deficientes auditivos terão garantia de acessibilidade para ler os editais e fazer as provas de concursos da administração pública federal na língua brasileira de sinais, para assegurar igualdade de condições com os demais candidatos.

O texto ainda segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), o projeto garante à pessoa com deficiência auditiva acesso ao edital do concurso e também às provas escritas ou em formato de vídeo em Libras. Também permite a solicitação do auxílio de intérprete em Libras, além de tempo adicional, durante a realização das provas.

A proposição assegura ainda o reconhecimento da singularidade da Libras e a valorização do conteúdo em detrimento da forma da linguagem; estabelece avaliação da prova discursiva por professor de língua portuguesa com experiência no ensino de pessoas com deficiência auditiva ou, na ausência da experiência, também por intérprete de Libras; e garante o exercício do cargo ou emprego pelo candidato com deficiência auditiva aprovado em concurso público.

Para a relatora, senadora Mailza Gomes (PP-AC), os indivíduos surdos enfrentam uma série de obstáculos no processo de leitura de acordo com o padrão oficial da língua portuguesa. Isso acontece porque a criança surda aprende a usar a Libras desde a tenra idade. Essa língua é dotada de estrutura e gramática próprias, sendo considerada um verdadeiro elemento de construção da identidade dessas pessoas. Dessa forma, um candidato surdo submetido a uma prova escrita em língua portuguesa, uma forma de comunicação distante da sua expressão cultural, já parte em desvantagem em relação ao candidato não surdo, explicou.

— Essa é uma demanda constante das pessoas com deficiência auditiva que me procuram em meu gabinete — frisou a relatora.

Mailza lembra que, no Brasil, se nota uma tendência de fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência, observada desde a publicação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146, de 2015). Porém, é necessário se avançar ainda mais, ressalta. Na opinião da parlamentar, além da previsão de reserva de 20% das vagas para as pessoas com deficiência nesse tipo de avaliação, a legislação precisa assegurar métodos que equilibrem as condições de competição de todos os participantes.

Com informações da Agência Senado

A Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou uma medida do Projeto de Lei 1690/15 que torna obrigatória a presença de tradutor e intérprete de Libras nas salas de aula dos ensinos básico e superior, viabilizando o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos.

O tradutor de libras deverá ser contratado por meio de concurso público de provas ou de provas e títulos. O texto do deputado Hélio Leite (DEM-PA) acrescenta a exigência à Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação, estabelecendo que o profissional deverá atuar também no apoio à acessibilidade nas atividades extraescolares e em processos seletivos para cursos oferecidos na instituição de ensino.

 

 

DICA 43 - Motivações para você estudar:

1. Defina pequenas e grandes metas para manter a motivação para estudar

Sabemos que a aprovação ou a melhor nota na prova é a sua principal meta, mas para manter motivações para estudar, você também precisa criar outras metas menores. Vale definir pequenos objetivos diários, como responder 20 questões, ver 4 videoaulas, ou ainda, terminar um determinado assunto. Dessa forma, você sabe que está no caminho certo e não se sente tão longe do objetivo final. Também vale criar metas semanais e mensais de estudo.

 

2. Pense positivo para manter a motivação para estudar

Infelizmente, a caminhada rumo à aprovação é cheia de obstáculos, então você não pode desanimar. Você precisa fazer de cada resposta errada na questão uma motivação para responder mais cinco e acertar cada vez mais. Por falar em questões, no Aprova, você encontra uma plataforma completa, com perguntas atualizadas das maiores bancas do país. No Aprova Questões por menos de 5 centavos por dia, você fica mais perto de conquistar a vaga dos seus sonhos.

 

3. Cuide de você

Estudar é essencial, mas você também precisa cuidar da sua saúde e do bem-estar. Então, mesmo durante a maratona de estudos, é bem importante se exercitar, cuidar da alimentação e tirar uns dias para relaxar ou fazer um programa que goste. Para conseguir tirar um tempinho para você, é essencial escolher bem seu material de estudo. Quando você estuda com videoaulas, otimiza seu tempo, já que não precisa perder horas lendo o conteúdo em uma apostila. No Aprova, as aulas possuem uma média de 30 minutos de duração, com explicações diretas ao ponto, assim fica mais fácil conseguir um tempo para você.

 

 

DICA 44 - Confira as novas regras para os concursos federais:

 

De acordo com uma instrução normativa publicada no Diário Oficial da União, novas regras foram estabelecidas para os concursos federais.

A instrução traz orientações que já estavam no Decreto 9.739, e revoga a Portaria 450, de 2002, que estabelecia as normas gerais para os concursos federais.

Segundo o documento, os concursos públicos autorizados até o dia 1º de junho de 2019 ainda terão como base a portaria 450.

Novidades

Critério de Desempate – As horas dedicadas ao voluntariado poderão ser usadas como critério de desempate.

Para aderir basta apresentar o certificado emitido, com o selo de acreditação no Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado.

Desta forma, a participação em voluntariado integrará o conjunto de critérios de desempate que incluem idade a partir de 60 anos, e melhor desempenho nas provas de conhecimentos específicos.

Alterações da Portaria 450

Validade – O prazo de validade dos concursos federais será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Provimento Adicional – Prevê a nomeação de candidatos aprovados até o limite de 25% das vagas inicialmente autorizadas e previstas no edital.

Exceções – As novas regras não se aplicam para advogado da Uniãoprocurador da Fazenda Nacional e procurador Federaldiplomatapolicial federal; e docente e professor substituto.

Pedido de autorização – Para ser submetido à avaliação, o pedido de autorização deverá conter:

– a evolução do quadro de pessoal nos últimos 5 anos, com movimentações, ingressos, desligamentos e aposentadorias, por cargo, para os próximos 5 anos;

– distribuição da força de trabalho por departamento (quando se tratar de ministérios) ou por coordenação-geral (para autarquias ou fundações);

– distribuição da força de trabalho pelas unidades da Federação;

– quantitativo de servidores ou empregados cedidos e o número de cessões realizadas nos últimos 5 anos;

– as descrições e os resultados dos principais indicadores estratégicos do órgão ou da entidade e dos objetivos e das metas definidos para fins de avaliação de desempenho institucional nos últimos três anos;

– Os órgãos ou entidades deverão encaminhar as solicitações de concursos ao Ministério da Economia até 31 de maio de cada ano, de acordo com o projeto de lei orçamentária anual.

Novas Regras

Além das alterações da portaria 450, de 2002, a instrução normativa traz novas regras, como:

– O órgão poderá, durante o prazo de validade do concurso, nomear tantos candidatos quantos forem necessários, independentemente de autorização pelo Ministério da Economia.

– A escolaridade mínima e a experiência profissional serão comprovadas no ato de posse no cargo público, vedada a exigência de comprovação em quaisquer de suas etapas, ressalvado o disposto em legislação específica.

– O edital do concurso será publicado integralmente no DOU, com antecedência mínima de 4 meses da data de realização da primeira prova.

– O edital do concurso público regionalizado deverá permitir ao candidato, no momento da inscrição, tanto a escolha da localidade de lotação da vaga a que pretende concorrer, quanto a escolha da localidade de realização das provas, ainda que ambas sejam distintas.

– O candidato aprovado dentro do quantitativo de vagas previsto no edital poderá solicitar ao órgão ou entidade responsável pelo concurso público a sua reclassificação para a última posição da lista de candidatos classificados.

 

Fonte: G1

 

DICA 45 - Como desenvolver a autoconfiança e ficar mais perto de seu objetivo:

 

O que é autoconfiança?

A autoconfiança é uma junção de autoeficácia, ou seja, a convicção de ser capaz de realizar uma tarefa específica, com a autoestima. A autoestima é semelhante, mas está relacionada a crença de que somos competente no que fazemos e merecemos a felicidade. A pessoa que tem a junção dessas duas características está disposta a assumir riscos para alcançar um determinado objetivo e ainda consegue ver o seu futuro de forma positiva.

Dicas de como desenvolver a autoconfiança

Acabe com os pensamentos negativos

Antes de combater o que te faz mal é preciso saber o que te faz mal. Os pensamentos negativos tendem a aparecer como: eu não posso, não consigo, vou falhar, não adianta nem tentar. Esses pensamentos são inúteis e não te deixam seguir em frente.

O segundo passo é transformar os pensamentos negativos em positivos. Para isso, você deve trocar as afirmações negativas por positivas. Você pode adotar: vou tentar, eu posso, vou conseguir. Essa transformação acontece aos poucos, mas tente se atentar sempre que um pensamento negativo surgir, assim, essa ação se tornará um hábito.

Como desenvolver a autoconfiança: Mantenha pessoas positivas por perto

Ter ao seu lado familiares e amigos que te apoiam na sua causa ou objetivo é de suma importância. Assim como, se afastar de pessoas que te fazem mal. Se você não conseguir se afastar 100%, ao menos limite o contato com elas e não de atenção as suas opiniões. Reserve mais tempo para quem te faz bem!

Saiba no que você é bom

Você pode, e deve, descobrir quais são seus maiores talentos e se sentir orgulhoso de todos eles. Encontre algo que goste e cultive esse talento, isso pode servir como um efeito terapêutico, afinal quem não gosta de se sentir realizado?

 

Como desenvolver a autoconfiança: Saiba receber elogios

Pessoas com baixo autoestima tendem a ter dificuldades para receber elogios, por não se acharem merecedoras deles. Então, não repita essa ação! Quando te fizerem um elogio, reaja de forma positiva, vale sorrir e dizer “obrigado”, não precisa nem se sentir envergonhado. Utilize isso para reforçar sua autoconfiança, temos certeza que vai funcionar!

 

 

DICA 46 - Como se organizar para estudar para concursos públicos:

 

Separe as anotações de cada matéria

Quando o aluno assiste as videoaulas, faz anotações para revisar mais tarde. Mas não adianta fazer isso, se você for anotar tudo em um mesmo lugar, pois será muito difícil de encontrar mais tarde. O ideal é que você separe um caderno ou bloquinho para cada matéria, assim conseguirá achar o que precisa mais rapidamente. Você também pode dividir um caderno em matérias se preferir.

Como se organizar para estudar: faça um plano de estudos antes de começar

Não adianta iniciar o aprendizado sem um planejamento do que vai estudar e em qual ordem. Então é importante saber o que será visto por dia, até para criar metas diárias a serem atingidas. No Aprova, você otimiza tempo, pois as videoaulas já estão em formato de plano de estudos. Sendo assim, é só dar o play e seguir com as aulas por ordem de importância, ou seja, começando pelo conteúdo que mais tem chance de cair na sua prova.

Deixe seu local de estudos organizado

O seu local e estudos precisa estar organizado e arejado, para que você se sinta bem naquele espaço e para que consiga encontrar o que precisa facilmente. Tire os objetos que não serão utilizados durante os estudos, assim você consegue manter a organização e o foco também.

Como se organizar para estudar? Não deixe a matéria acumular!

Quanto mais conteúdo tem acumulado, menos você consegue organizar os estudos. Então, mantenha sempre um rotina de aprendizado. É claro, que pode acontecer algum imprevisto que te impossibilite de estudar naquele dia determinado, mas que ele seja exceção e não uma prática habitual.

 

 

DICA 47 - Como estudar para concursos antes da publicação do edital:

 

Hoje você vai saber como estudar para concurso antes da publicação do edital. Quanto antes você antecipar sua preparação, mais chances terá de conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.

É muito comum muitos candidatos deixarem pra estudar apenas quando o edital sai. Porém, essa não é a melhor maneira de se preparar.

Confira dicas e saiba como estudar para concurso antes da publicação do edital!

Matérias como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática têm um programa semelhante na maioria dos editais de concursos públicos. Esses temas são uma boa pedida para sua preparação antes da publicação do edital.

É importante também optar por uma abordagem mais abrangente e com foco nos grandes temas de provas da área que você deseja ingressar. Pesquise como são abordadas as matérias que caem no seu concurso, tanto em provas anteriores, quanto em concursos similares de mesmo nível ou da mesma banca organizadora.

Caso esteja estudando para um grande concurso, é muito provável que o órgão já tenha realizado diversos certames anteriores para o cargo que você deseja. Por esse motivo, conhecer os editais anteriores te ajudará a entender quais disciplinas aparecem com frequência nas provas.

Podemos dividir os concursos em grandes áreas: administrativa, policial, tributária, técnica ou jurídica. Identifique em qual área seu concurso pertence e procure saber que disciplinas são tradicionais nestes editais.

Por exemplo, concursos para tribunais geralmente incluem matérias como Direito Constitucional e Direito Administrativo. Já certames da área administrativa, cobram Informática e Raciocínio Lógico. Língua Portuguesa com certeza aparecerá em qualquer edital que você selecionar.

Faça também uma análise da banca do concurso que deseja prestar, assim você se acostuma desde o início com o modelo de prova e a cobrança do conteúdo do edital. Pesquise como são os modelos de questões e o nível de exigência.

Caso o concurso selecionado tenha realizado prova de redação ou inclua questões discursivas, comece a escrever já! Tente fazer duas redações por semana no formato cobrado nos últimos editais. Fique em dia com o noticiário, inclua jornais, revistas e sites de notícias entre as suas leituras pois temas da atualidade podem aparecer desta maneira nos próximos certames.

Faça um planejamento básico, respondendo as três perguntas abaixo:

– Quantas horas você terei por dia para estudar?
– Um curso online pode facilitar minha rotina?
– Tenho um lugar agradável e tranquilo para estudar?

E então, você está pronto para começar uma jornada em busca da realização dos seus sonhos? Não será fácil, mas quanto maior o esforço, maior é a satisfação e a alegria de ter vencido.

 

 

DICA 48 - Confira 05 dicas para se manter motivado nos estudos:

 

No post de hoje, vamos falar sobre motivação nos estudos. Afinal, 99% dos estudantes mantém uma rotina corrida entre estudos e trabalho. Mas, isso não pode ser um motivo para perder o foco. E não importa se o seu objetivo é a aprovação no ENEM, concurso público ou Exame de Ordem, esse post vale para todos e sem dúvidas vai te ajudar.

É claro que o desânimo pode aparecer em alguma etapa da sua preparação. Mas, se você tiver algumas ferramentas para acabar com o desânimo, seus resultados podem ser ainda melhores. Venha conferir as dicas que separamos especialmente para você.

Motivação nos estudos: Pense menos nas dificuldades

Não adianta ficar nervoso pensando na quantidade de matéria que você precisa vencer até o dia da prova. Se, por algum motivo, você acumulou matéria não estudado no final de semana, por exemplo, tente reorganizar seu cronograma durante a semana para colocar tudo em ordem. Se você não entendeu algum assunto de português, procure videoaulas online sobre o assunto, responda questões ou peça ajuda aos amigos. Só não vale se desesperar!

Motivação nos estudos: Faça uma lista do que aprendeu no dia

Para pensar menos nas dificuldades, você deve levar sua atenção para o progresso, o próprio progresso. Então, ao final de cada dia, faça uma lista do que estudou e o que conseguiu aprender de cada disciplina. Assim, você conseguirá ver de forma mais sólida o seu caminho até o sucesso e essa listinha pode te ajudar na hora de revisar o conteúdo também. Você deve se orgulhar e cada conquista!

Reconheça as pequenas vitórias

Seguindo com o mesmo estilo da dica anterior. fique feliz com cada pequena vitória do dia-a-dia de preparação. Sabemos que o seu objetivo final é a aprovação, mas todo dia, você alcança pequena metas que te deixam mais perto desse objetivo final. E isso vale para questões que acertou, simulados com boas notas, videoaulas completadas e até para aquele exercício de matemática que da última vez você não havia conseguido resolver.

Motivação nos estudos: Cuide do básico

Você não vai aprender mais se virar madrugadas estudando, na verdade, vai até aprender menos. Pois, o seu corpo e a sua mente estarão cansados demais para se concentrar. Então, cuide da sua alimentação e do seu corpo, prefira alimentos mais saudáveis e faça exercícios regularmente. Antes de pensar na aprovação, pense em si mesmo e cuide-se!

Mantenha  foco no que o seu objetivo significa para você

Pense em quais são os verdadeiros motivos que te levaram a criar esse objetivo. As perguntas podem ser: “porque escolhi essa carreira?” ou “porque quero ser um funcionário público desse órgão?”. Todas as razões são legítimas, mas vale tirar um tempo para pensar nos motivos pessoais que te levam a esse esforço de preparação. Então, esqueça as recompensas, só pense no que isso significa para você, o que te leva a perseguir esse sonho e como ele vai acrescentar na sua vida. Isso te ajudará a manter a motivação para garantir o resultado esperado.

 

 

DICA 49 - Saiba tudo sobre a carreira de Administrador:

 

A assinatura da Lei nº 4769 de 1965 criou a profissão de Administrador. Segundo o Conselho Federal de Administração, o número de Administradores vem crescendo a cada ano, em 1994 o aumento foi de 21%, em 1998 de 25%, em 2003 de 30%, em 2006 de 33% e em 2011 de 35%. A remuneração do profissional encontra-se na faixa entre 3,1 e 10 salários mínimos, segundo pesquisa de 2011. Sobre a posição de trabalho, os dados da pesquisa de 2015, mostram que os administradores continuam sendo bem aceitos no cargo de gerente, seguido de analista e técnico.

Histórico do ensino de administração no Brasil 

Os cursos de Administração no Brasil têm uma história muito curta, principalmente se comparado aos Estados Unidos, onde os primeiros cursos iniciaram em 1881 com a criação da Wharton School. No Brasil, porém, o ensino da Administração começou em 1952. Neste período, os EUA já formavam em torno de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano na área.

O ensino de Administração no Brasil passou por dois momentos marcados pelo currículos mínimos aprovados em 1966 e 1993, culminando com a apresentação da proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Administração elaboradas pelos autores em 1998, quando eram membros da Comissão de Especialistas de Ensino de Administração da SESu/MEC.

Habilidades do administrador

Para o professor Robert L. Katz, há três habilidades básicas que os administradores precisam ter: Técnica, Humana e Conceitual. Confira um pouco mais sobre cada uma delas.

Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.

Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.

Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de um organização. Implica em ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).

Registro obrigatório para administrador

O Bacharel em Administração deve ser registrado no Conselho Regional de Administração (CRA), tornando-se assim um profissional legalmente habilitado para o exercício da sua profissão. Assim, ele passa a portar a Carteira de Identidade Profissional de Administrador na cor azul. Esse documento também tem validade de Carteira de Identidade Civil em todo o território nacional. Para os tecnólogos, há a Carteira de Identidade Profissional de Tecnólogo na cor verde, que também vale como Carteira de Identidade Civil.

Administrador e funcionário público

Para aqueles que possuem interesse em ingressar na carreira pública, também há muitas oportunidades. Diferente da iniciativa privada, quando o administrador está em um órgão público, o objetivo não é o lucro puro e simples. Ele deve atuar em um nível de estudo tanto do país quanto das instituições, para propor programas que contribuam para o crescimento nacional. Os profissionais atuam normalmente em ministérios e órgãos governamentais.

Só lembrando que a maioria dos concursos pedem o registro obrigatório no CRA, então garanta o seu o quanto antes. Para te ajudar, separamos abaixo, três concursos que estão aceitando inscrições para cargos na área.

 

 

DICA 50 - Dicas para se manter motivado e alcançar seus objetivos:

Dicas para se manter motivado e alcançar seus objetivos

1. Condicione sua mente – Ela é sua melhor amiga, mas também sua maior vilã. Então concentre-se nos pensamentos positivos e ignore os pensamentos negativos que não agregam em nada.

2. Condicione o seu corpo – Sabe aquela história de “mente sã, corpo são”? Vale o vice-versa também. Afinal, se você não tiver energia física não consegue seguir em frente, terá dificuldades de concentração e até mesmo problemas de saúde que podem impedir seu melhor desempenho. Então, mantenha uma alimentação controlada e faça exercícios regularmente.

3. Tenha objetivos, mas seja flexível – É importante ter um plano para alcançar o objetivo, mas ele não pode ser mais importante do que alcançar a sua meta.

4. Evite pessoas negativas – Se o pensamento negativo deve ser evitado, as pessoas negativas precisam ser ainda mais deixadas de lado. Não desperdice seu tempo com elas!

5. Não espere a perfeição, faça agora – Você precisa buscar a excelência, mas não o inatingível. Por exemplo, há alguns concurseiros que não respondem questões com medo do quanto vão errar. Você precisa enfrentar e aprender com seus próprios erros.

6. Entenda e respeite o seu limite – Isso vale tanto para o seu corpo, quanto para a sua mente. Não os force demais!

7. Assuma a responsabilidade por seus próprios resultados – Não dê crédito para a sorte ou o destino. Tenha consciência que você foi mal no simulado de matemática porque estudou pouco essa matéria na última semana, por exemplo.

8. Comemore suas conquistas – Mesmo que não seja o seu objetivo final, há várias conquistas no meio do caminho e você precisa comemorar cada uma delas, pois elas são essenciais na sua trajetória.

9. Evite metas fracas – Troque a meta “eu vou tentar resolver 50 questões de Língua Portuguesa essa semana” por “eu vou resolver 50 questões …”.

10. Não agir é a única falha real – Se você não agir, falhará por padrão e não conseguirá nem mesmo ter a experiência para aprender com ela. O “não” você já tem, não tenha medo de arriscar.

 

 

DICA 51 - Fique ligado com as nossas técnicas de estudo para concursos:

 

As técnicas de estudo para concurso podem na verdade, serem aplicadas a qualquer prova importante que você vá fazer na vida. Tá valendo: ENEM, CFC, OAB e vestibular. E já vamos avisando, esqueça a decoreba, a base de aprendizado do estudante vai muito além. Acompanhe as cinco técnicas listadas abaixo!

Técnicas de estudo para concurso

1. Organização

Sabe aquela história de estudar dois dias antes da prova? Podia funcionar para os testes da escola, em que a decoreba estava fresca em sua mente. Mas quando você vai prestar um prova com um grau maior de dificuldade, com um montante grande de conteúdo, essa técnica não vai funcionar. Primeiro que você não vai conseguir ver todo o conteúdo a tempo e segundo que não vai conseguir guardar todas as informações. O ideal é que você se organize antes, dividindo o estudo em jornadas mais curtas, mas mantendo uma periodicidade. Então, não adianta estudar 12 horas em um dia e ficar outros três sem ver o conteúdo.

2. Novos lugares para estudar

É normal ver a cena de um estudante fechando a porta do quarto para estudar. Mas, pesquisas mostram que é melhor variar o lugar de estudos. Com essa prática, nosso cérebro é incentivado a fazer novas associações com relação ao mesmo material de estudo. Assim, você cria uma nova forma de fixar o conhecimento na memória.

3. Técnicas de estudo para concurso: Sem desespero

Provavelmente você terá muita matéria para estudar, então não precisa (e não deve) querer dar conta de tudo em um dia ou uma semana. Se quiser fazer tudo rápido, não estará pensando na qualidade e mais tarde vai perceber que não lembra de nada que foi estudado. Então, defina pequenas metas por dia e acompanhe a melhoria do seu desempenho.

4. Revisão noturna

A ideia não é passar horas estudando antes de dormir, mas ler um breve resumo do que estudou naquele dia pode ajudar na fixação. Estudos mostram que no período noturno, o cérebro reforça na memória os novos conhecimentos. E ler o resumo pela última vez antes de pegar no sono pode ajudar muito com esse ponto.

5. Resumos escritos à mão

Atualmente, com as novas tecnologias, escrevemos pouco à mão. Mas essa técnica é bem importante para fixar o conteúdo aprendido. Por isso, sempre escreva um resumo ao final do dia, lembre de trazer as informações mais importantes grifadas e os conceitos explicados com suas palavras. Temos certeza que você conseguirá arquivar mais conteúdo em sua mente!

 

 

DICA 52 - Dicas importantes para estudar Direito para concursos:

 

No post de hoje, você vai aprender algumas dicas para estudar Direito e elas valem principalmente para aquelas pessoas que nunca tiveram acesso a esse conteúdo. Afinal, há vários certames de Nível Médio que cobram conteúdos jurídicos em seu conteúdo programático. Assim como, há vagas para outras áreas em que é necessário ter um conhecimento prévio de disciplinas ligadas ao Direito.

 

4 dicas para estudar Direito para concurso público

Dê tempo para se acostumar com a matéria

É normal estranhar de início a linguagem jurídica, afinal, essa é uma área que foge do seu conhecimento por enquanto. Então se permita um pouco mais de tempo e paciência no início. Afinal, quando você tem uma base forte, consegue chegar mais longe.

Procure materiais com uma linguagem mais simplificada

Ainda envolvendo o problema anterior, o ideal para fugir da linguagem jurídica mais rebuscada é procurar materiais que facilitem o ensino. Muitas vezes, principalmente nas apostilas, ficamos empacados por não entender o conteúdo, por isso, as videoaulas podem ser uma solução mais rápida e eficaz para esse problema. Já que com elas, você vai contar com o ensino de professores que entendem sua situação e te ajudam a otimizar o tempo de preparação.

Perceba como o Direito pode ajudar na sua vida

É claro que o seu foco principal é ser aprovado no concurso dos seus sonhos, é por isso, que você estuda Direito. Mas se encontrar mais satisfação em estudar essa área, será mais fácil de aprender e relembrar. Então, perceba como o Direito pode influenciar sua vida. Pode parecer óbvio, mas ele te permite aprender sobre seus direitos e deveres e estar mais bem preparado para se defender.

Comece pelo Direito Constitucional

O Direito Constitucional é considerado a base das outras áreas do Direito, já que estabelece as regras fundamentais de funcionamento do Estado. Então, é por ele que você precisa iniciar sua preparação, até porque, em vários concursos você encontra a disciplina de Noções de Direito Constitucional.

 

DICA 53 - A importância do bem-estar ao estudar para concursos:

 

Antes de tudo, a rotina de quem deseja ser um servidor público não deve ser voltada exclusivamente para a preparação teórica. A importância do bem-estar ao estudar para concursos deve sempre ser levada em conta.

É fundamental que você tenha no seu dia a dia um tempo, ainda que pequeno, para relaxar e praticar exercícios físicos.

De acordo com um estudo recente da Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, 1.400 adultos e concluiu que aqueles que se dedicavam mais ao lazer e à prática de esportes apresentavam menor circunferência abdominal; pressão arterial mais baixa e menores taxas de cortisol no sangue (hormônio relacionado estresse).

Portanto, uma boa saúde física e mental é essencial, sobretudo para você têm um dia a dia cheio. É importante buscar o equilíbrio. Confira dicas de como isso pode ser feito:

Dicas sobre a importância do bem-estar ao estudar para concursos

Diversão

Em sua rotina, inclua atividades que tragam prazer: separe uns minutinhos para assistir um filme ou série na Netflix; interaja com seus amigos nas redes sociais ou busque um hobby qualquer que te agrade.

E, uma vez por semana reserve um tempo um pouco maior para estar com a família, ir ao cinema, ir ao teatro, visitar museus ou ir a uma festa.

Amizades

Inegavelmente, grande fonte de segurança, apoio, carinho e diversão, as amizades podem te ajudar a superar períodos difíceis e te manter motivado na sua caminhada para conquistar uma vaga no serviço público.

Mesmo que você utilize as redes sociais para interagir com seus amigos, sempre que puder, procure estar fisicamente próximo deles. Este contato é extremamente prazeroso e te ajudará no seu bem-estar geral.

Alegria

Nunca confunda seriedade com mau humor ou sofrimento. Você deve estudar com afinco, mas não encare a sua preparação como um fardo.

Primeiramente, assumindo uma postura alegre diante dos seus objetivos tudo ficará mais fácil. Aprender é muito bom – e a expectativa de saber que você pode realizar um sonho é ainda melhor!

Atividade Física

Igualmente, além de treinar sua mente, você também deve dar atenção ao seu corpo. Manter ambos saudáveis ajudará na fluidez dos seus estudos de forma mais eficiente. Inclua exercícios físicos na sua rotina e você não irá se arrepender!

Aliás, se você não gosta de academia, não se preocupe, caminhar ou correr regularmente em seu próprio bairro já contribui muito para o seu bem-estar.

Pausas

Após certo tempo focado em uma atividade, o cérebro precisa descansar. Caso contrário, seu rendimento pode ser comprometido.

Programe algumas pausas no seu dia e também durante os seus estudos. Você vai notar que após um breve momento de relaxamento, sua capacidade de concentração voltará com mais força!

Gostou das nossas dicas? Se você ainda não adotou, agora é hora de rever seus hábitos e melhorar sua rotina.

Certamente isso trará mais disposição na sua preparação e fará com que sua caminhada fique mais tranquila até a conquista de uma vaga como servidor público.

 

 

DICA 54 - Dicas de como manter o foco nos estudos:

 

Se você fica se questionando: como manter o foco nos estudos para concurso? Temos boas notícias! Separamos 4 dicas que vão te ajudar a focar, obter melhores resultados nas provas e conquistar a vaga dos seus sonhos. Nós também vamos mostrar alguns comportamentos que favorecem a distração, assim você pode identificá-los e mudar seus hábitos.

Como manter o foco nos estudos

Faça uma coisa de cada vez

Sabemos que a maioria dos concursos exige uma extensa lista de conteúdos, mas você não pode deixar que isso te tire do caminho do sucesso. Ainda mais se você juntar com todas as suas outras demandas do dia-a-dia. Infelizmente, não podemos atender tudo e todos ao mesmo tempo. Então, respira, inspira e não pira!

Você precisa focar em uma tarefa por vez, ou vai acabar o dia sem ter terminado nenhuma delas. Então nada de ver várias videoaulas em modo acelerado e de diversas matérias diferentes só pela vontade de terminar tudo logo. Muita informação sem um foco não é aprendizado, então faça uma coisa de cada vez.

 

Tire as distrações de perto

Ninguém aqui é de ferro, se tiver uma TV ligada com um filme legal passando, ele vai ganhar a atenção e o resumo que você estava lendo vai perder a disputa. O mesmo acontece com o seu celular que está vibrando com várias notificações, vai bater a curiosidade de ver rapidinho. Mas ai, seu foco já foi embora!

Então, tente encontrar um canto silencioso da casa, com TV desligada, celular no modo avião e longe do seu alcance. Vale também se acomodar em um a cadeira confortável para manter a atenção e depois não sofrer com nenhum desconforto ou dor.

 

Como manter o foco nos estudos: Fuja do lanche fora de hora

A gente sabe que estudar não é a melhor coisa do mundo e é por isso que otimizamos ao máximo o seu tempo de preparação. Então, é normal ter alguns pensamentos e vontades para te tirar do foco, como aquela “fome” fora de hora. Por isso, o ideal é que você faça um lanche antes de estudar, nada muito pesado. Após três horas de estudos, você pode definir um segundo intervalo para comer novamente. Nesse tempo, aproveite também para esticar as pernas e fazer um breve alongamento.

 

Mande o sono pra longe

Do mesmo jeito que você pode se sabotar com aquela fominha, também pode bater um sono quando você está estudando aquela matéria que não gosta. Então mude o método para continuar focado. Vale ler em voz alta, gravar um resumo para escutar depois e até levantar um pouco e tomar uma água.

 

 

DICA 55 - Como se organizar para fazer o seu curso on-line:

 

Existem muitos cursos online, desde opções complexas às mais fáceis, de curta e/ou longa duração. Isto pode te deixar confuso no momento de escolher o preparatório ideal. Por isso, é importante que você trace um objetivo claro para otimizar seu aprendizado.

A escolha do curso é outra tarefa difícil para quem decide estudar online, há diversas opções de plataformas e conteúdos. No entanto, lembre-se: com um objetivo foi traçado ficará mais fácil direcionar suas decisões seguintes em suporte a ideia principal.

Ler a lista de disciplinas do curso é uma boa dica, pois você saberá exatamente que assuntos serão vistos no decorrer do curso. Procure pesquisar também sobre os professores, se possuem experiência na área e qual didática costumam aplicar.

Outro ponto importante é que você defina sua rotina de estudos. Com o ensino online é possível escolher o horário mais adequado para estudar. Há pessoas que assimilam melhor à noite, enquanto outras preferem estudar pela manhã. E esse é o grande benefício da modalidade à distância, você estuda no momento que achar melhor.

Inegavelmente, a grande vantagem de um preparatório online é que você flexibiliza a sua rotina, definindo horários e frequência das aulas, além de intensificar os estudos quando tiver dúvidas ou assistir várias vezes às aulas que mais precisar.

Outro ponto interessante é escolher o ambiente propício para seus estudos online. A dica é escolher um local na casa em que você se sinta mais à vontade. Pode ser no seu quarto, na cama ou em uma mesa, como também pode ser na varanda ou até mesmo na sala de jantar ou estar.

Certifique-se que a conexão à Internet está boa, para que não haja pausas durante as videoaulas; veja também se a iluminação está de acordo para não prejudicar sua visão. Atente-se à ergonomia, escolhendo uma cadeira adequada ou uma posição confortável para evitar problemas de saúde, como futuras dores na coluna.

Mesmo com a possibilidade de assistir às aulas a qualquer momento, é preciso que você se concentre durante o processo de aprendizado. Desligue todos os dispositivos eletrônicos e evite distrações como a televisão ligada ou as mensagens nas suas redes sociais e Smartphone. É importante também que os familiares e amigos respeitem seus horários de estudos, para que você possa se concentrar ao máximo.

 

 

DICA 56 - 04 Dicas para estudar matemática para concursos públicos:

 

1. Comece do básico

Não adianta partir para uma teoria mais complicada, se você não lembra do básico da matemática. Para criar uma base forte de estudo, você precisa voltar um pouquinho e relembrar as operações básicas, principalmente, multiplicação e divisão com vários algarismos e frações. Assim, você terá mais segurança para seguir em frente e desenvoltura na hora dos cálculos. E claro, você poderá utilizar esse conhecimentos para outras disciplinas que utilizem a matemática como raciocínio lógico e matemática financeira.

2. Faça milhares de exercícios

Sabe aquela história de que a prática leva a perfeição? Pura verdade! Comece por exercícios mais básicos e quando se sentir seguro, inclua questões mais complexas e trabalhosas. Assim, você pode progredir e acompanhar o seu desempenho.

3. Deixe a calculadora de lado

A não ser que você vá fazer o Exame de Suficiência, você não poderá usar a calculadora. Então, precisa se acostumar a resolver tudo à mão. Assim, você já vai testando sua capacidade e diminuindo o tempo de resolução.

4. Como estudar matemática para concurso público: Deixe as distrações de lado

Não fique com o celular perto ou a TV ligada, você precisa se ajudar a manter o foco total nos estudos. Então quando você fizer as contas necessárias, mas mesmo assim não encontrar a resposta certa, verifique as operações e os resultados de cada uma delas. Pequenas distrações podem colocar tudo a perder.

 

 

DICA 57 - Como acabar com o nervosismo antes das provas:

 

Não importa qual é o teste que você vai passar, é normal bater aquele friozinho na barriga. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre como acabar com o nervosismo antes da prova. E tá valendo para quem vai fazer concurso público, ENEM, vestibular, Exame de Suficiência ou Exame de Ordem. Então, confira as dicas e fique mais preparado para enfrentar seus desafios!

Dicas – Como acabar com o nervosismo antes da prova

Não sofra por antecipação

Você pode ser aprovado ou ser reprovado, são, normalmente, as duas possibilidades em uma prova. Então, por qual motivo você vai se apegar a mais negativa? Não vale sofrer por antecipação, então não fique focado no resultado, principalmente no negativo, faça o seu melhor no dia da prova e saiba que o resultado foi justo com base nos seus estudos.

Não pense na quantidade de conteúdo a ser estudo

Tanto os concursos quanto os outros exames pedem uma quantidade grande de conteúdo programático. Então, não pense no total, vença pequenos conteúdos todos os dias. Quando você compra um curso online para se preparar, tem acesso a quantidade de horas total do preparatório e pode distribuir entre os dias e horários que você tem disponível para estudar, assim fica mais fácil.

Vença a redação

Não adianta estudar matemática pensando e com medo da redação. Se a produção de textos é uma das suas fraquezas então pratique mais, descubra em quais pontos você erra e quais são as suas dificuldades. Afinal, a preparação é o seu momento de errar, para fazer certo no dia que for valendo. Vale ler jornais, encontrar assuntos atuais e escrever um texto com base nesse tema.

Como acabar com o nervosismo antes da prova: Seja saudável

Há muitos alunos que têm medo de passar mal ou estar doente no dia da prova, esse não é pensamento positivo para se manter. Mas, você precisa se ajudar a chegar bem no dia do teste. Então, mantenha hábitos saudáveis durante sua trajetória de estudos. Faça exercícios regularmente, coma de forma balanceada (principalmente nos dias que antecedem a prova) e faça pausas na preparação para a sua mente descansar.

 

 

DICA 58 - Técnicas de relaxamento, como driblar a ansiedade:

 

Selecionamos abaixo 5 técnicas de relaxamento que, além de poderem ser utilizadas no dia a dia, também podem ajudar a aliviar a tensão pré-prova. Conheça:

Meditação

Como resultado, proporciona um efeito calmante no corpo e na mente. Para praticar:

Sente-se de pernas cruzadas em um lugar calmo e tranquilo;
Feche os olhos e respire profunda e lentamente;
Afaste todos os pensamentos;
Concentre sua atenção em um objeto;
Permaneça em estado de relaxamento por 2 ou 3 minutos.

De fato, o exercício fica bem mais fácil com a prática!

Técnicas de relaxamento

Relaxamento Muscular

Por meio de exercícios simples é possível relaxar e descansar. Experimente:

Deite-se de costas no chão ou cama, com um travesseiro sob os joelhos, e um travesseiro bem fino sob a cabeça. Relaxe nesta posição por alguns minutos;

Nos minutos seguintes, contraia e solte três vezes cada um dos principais grupos musculares, na seguinte ordem: panturrilhas, coxas, nádegas, abdome, peito, costas, mãos, braços, ombros, pescoço e rosto;

Dessa forma, contraia cada músculo por 3 segundos, depois relaxe lentamente a tensão;

Descanse por 5 minutos, desfrutando da sensação de relaxamento profundo;

Levante-se devagar.

 

Massagem no couro cabeludo

Use esta técnica quando sentir uma ameaça de dor de cabeça.

Segure um punhado de cabelo junto ao couro cabeludo, apertando e soltando o punho diversas vezes;

Sem soltar o cabelo, repita o movimento para trás e para frente, sentindo a movimentação do couro cabeludo;

Repita por toda a cabeça e, principalmente, na região da dor.

 

Exercício de respiração

Respirar profunda e lentamente proporciona uma maior quantidade de oxigênio, ou seja, diminui a ansiedade.

Deite-se de costas e leve as duas mãos para trás da cabeça, deixando os braços em direção ao chão;

Nesta posição, respire profundamente dez vezes;

Deite-se na cama e, com a cabeça apoiada, repita a sequência de respirações;

Repita esta técnica por três vezes.

 

Exercite  o pensamento positivo

Você pode até não acreditar, mas pensar em coisas positivas possuem um efeito relaxante.

Concentre em coisas boas. Pode ser um cheiro gostoso, um livro inesquecível ou uma pessoa em especial;

Crie uma rotina de agradecimentos que ajude a identificar os aspectos positivos da sua vida;

Se algo deu errado, pense em encarar o assunto sob uma nova perspectiva e tente algo diferente;

Livre-se de pensamentos negativos que não contribuem para a sua evolução.

 

 

DICA 59 - Administre seu tempo e tenha mais momentos para você:

 

Seja em relação a trabalho, cuidar da família ou, aqui em nosso caso, estudar para concursos públicos, não há dúvida, é necessário dedicar algumas horas do dia para dedicarmos a nós mesmos. Pensando nisso, preparamos essa postagem especial com dicas para que você administre o seu tempo e tenha mais momentos para você.

Antes de mais nada, é importante compreender que esse hábito não é nem um pouco egoísta. Você não deixará de dar atenção a seus entes queridos e amigos, apenas cuidará um pouco mais de si próprio. Portanto, não tenha receio de reservar esse espacinho na sua agenda, afinal de contas você merece!

Sabe aquele hobby que você tinha, pode ser jogar vídeo game, caminhar pelo parque, fazer palavras-cruzadas… Retome-o! Ou, caso prefira, adquira um hábito novo, como iniciar atividades físicas ou até fazer serviço voluntário, por exemplo, que será bom não apenas para sua cabeça como também para seu coração.

Isso, acredite, pode resultar em uma mudança bastante significativa no aumento de sua energia e no controle do estresse. Consequentemente, a disposição para estudar e ficar mais perto de realizar o sonho de se tornar um funcionário público também será bem maior.

Aprenda a administrar seu tempo…

Antes de mais nada, para que você administre o seu tempo e tenha mais momentos para você, aprenda a dizer não de vez em quando. Você não pode desperdiçar todo o seu tempo, que é extremamente precioso, pensando apenas nos outros. É necessário que te deem espaço e, se realmente gostarem de você, irão compreender e apoiar essa nova etapa da sua vida.

E se você acha que não perde muito tempo fazendo coisas para os outros, experimente fazer uma lista bem completa e detalhada com todas as atividades feitas e que não são necessariamente em seu benefício. O resultado vai te surpreender e fazer entender que a mudança é de fato indispensável.

Mas se ainda assim você considerar algumas das tarefas muito importantes, daquelas que não é possível deixar de fazer, não tem problema, desde que busque um modo mais prático para isso. E o que não precisa ser feito, realmente não precisa ser feito.

Só assim você será capaz de encontrar o tal tempo para si mesmo que, vamos repetir, não é um luxo e sim uma necessidade. Comprometa-se com isso e colha os frutos.

 

…e dedique-se mais a você mesmo

Quer uma sugestão de por onde começar? Organizando suas coisas! Sim, isso mesmo! Pode parecer simples, mas é libertador. Tire algumas horas para arrumar aquele armário bagunçado que você adia há meses, pegue todos os seus documentos, revistas ou livros e coloque-os em ordem… Ou ainda, puxando sardinha para o lado dos estudos, catalogue todo o material que você produziu nos últimos anos, pois eles podem ser muito úteis.

Você provavelmente deve estar pensando: “Mas assim eu não estarei aproveitando meu tempo vago e sim trabalhando ainda mais”. Engano seu! Assim você estará arregaçando as mangas e colocando em prática algo que já deveria ter sido feito, mas que não foi, por estar apenas fazendo o trabalho de terceiros. Isso é aprendizado, e será muito útil para sua reconstrução.

Mas não para por aí… Outras coisas simples também podem te facilitar demais a vida. Quer um exemplo? Suas refeições. Já pensou em, ao invés de todo dia perder horas preparando-as, deixá-las já prontas e congeladas? Pense em quanto tempo poupará com algo tão básico. E se você deixar a roupa que usará no dia seguinte escolhida na noite anterior e não mais ficar olhando para o armário, em dúvida, minutos antes de sair?

Essas são apenas algumas poucas dicas, dentre tantas que você mesmo poderá incluir com o passar dos dias, e que tornarão sua rotina mais simples e deixarão sua mente mais leve e tranquila em busca de um objetivo maior como, é claro, ser aprovado em um concurso público.

Por isso lembre-se: administre o seu tempo e tenha mais momentos para você!

 

 

DICA 60 - Confira dicas motivacionais para você se dar bem em 2.020:

 

Para que você comece bem o ano de 2020 saiba que a motivação é o principal impulso para realizar qualquer ação.

Um bom exercício para começar o próximo ano, buscando inspiração e novas realizações pessoais, é a melhor definição dos caminhos e metas para que a motivação esteja com você todos os dias.

Confira 10 dicas para que comece bem o ano de 2020!

1. Não deixe tudo para depois

Antes de tudo, entenda sua maneira de realizar tarefas para poder se dedicar totalmente. Calcule quanto tempo você costuma demorar, defina quais tarefas merecem mais atenção e tente descobrir qual é o período em que consegue se concentrar mais. Organizando suas atividades do dia de acordo com essas perguntas com certeza você encontrará resultados positivos no longo prazo.

2. Reconheça seu próprio sucesso

Quando você conseguir realizar alguma tarefa sempre reconheça seus esforços. Dessa maneira você conhecerá sua capacidade para que nas próximas atividades continue dando seu melhor. Começar alguma coisa é muito bom, mas finalizá-la com qualidade é ainda melhor.

3. Trabalhe com recompensas pessoais

Toda vez que você alcançar um objetivo, premie-se com alguma coisa! Após terminar a atividade programada tome um café especial ou saboreie um doce, assista a um programa de TV ou leia algo na internet antes de partir para a próxima tarefa. Pense em algo que te dê satisfação e que você só consiga alcançar depois de completar uma tarefa programada.

4. Defina seus incentivos

Inegavelmente todo mundo possui pelo menos um incentivo pessoal que ativa a motivação, descubra quais são os seus! Reconhecendo o que te motiva você conseguirá exercer novas atividades de uma maneira cada vez mais fácil e gratificante.

5. Planeje-se mais

Com planejamento você poderá descobrir como sua tarefa atual contribuirá para seus objetivos de longo prazo. Perceber a influência de seu trabalho no futuro deixa mais fácil a tarefa de colocá-lo em prática e reconhecer recompensas.

6. Use o poder do pensamento

Descubra se você é o tipo de pessoa que funciona melhor pensando positivamente ou pensando o que pode acontecer caso não conquiste seu objetivo. Com certeza você se encaixará em uma dessas categorias e saberá como direcionar suas ações para realização das tarefas da melhor maneira possível.

7. Questione-se sempre

Faça perguntas para você mesmo sobre o que está realizando. Saiba que você segue fazendo suas atividades porque há algo interno que te faz querer continuar. Encontre essa motivação para que você sempre possa se lembrar dela na hora de realizar uma nova ação.

8. Primeiro faça o que te agrada

Pense na tarefa do dia que é a sua preferida e comece sempre por ela. Dessa maneira fica rá muito mais fácil iniciar o fluxo de estudos, fazendo com que fique ainda mais prazeroso realizar e concluir as próximas atividades.

9. Fique perto de outras pessoas

Procure pessoas que possuem o mesmo objetivo que você, isso tornará mais fácil a prática de suas tarefas. Procure bibliotecas, cafés, salas de reunião e até mesmo grupos de discussão. Encontre um lugar especial e deixe que a inspiração dos outros te inspire também.

10. Distraia sua mente

Não insista quando não estiver conseguindo, fazer as tarefas olhando para o relógio não é uma boa pedida. É normal que algumas atividades tomem um pouco mais de tempo do que esperado. Evite a ansiedade quando não estiver conseguindo finalizá-la. Ouça músicas, assista Netflix, tome um café. Distrair a mente ajudará no desbloqueio dos seus pensamentos.

 

DICA 61 - Como se manter focado nos estudos:

 

Você já percebeu que com o passar do tempo nossa capacidade de atenção diminuiu? Para quem está se preparando para um concurso público isso não é nada bom. Hoje, trouxemos algumas dicas de como se manter focado. 

Mas você não precisa se preocupar com isso. Estudos confirmam que conforme vamos envelhecendo, essa capacidade de manter o foco diminui, além disso, as distrações tendem a aparecer com mais frequência.

O fato é que não conseguimos prestar atenção em tudo. Como somos bombardeados com muitos estímulos, nosso cérebro começa a filtrar o que vai ser preservado na memória. Portanto, com o tempo, a memória também diminui.

Como se manter focado

O foco está ligado à atenção.

Para exemplificar, podemos dizer que se pensarmos em atenção como o ato de acender a luz de um quarto, o foco seria mirar um feixe de laser em um objeto específico.

Como já dissemos, com o passar dos anos, essa habilidade de focar nos pequenos detalhes vai diminuindo. E para te ajudar, veja as dicas abaixo e pratique cada uma delas:

  • • Faça anotações: essa ação ajuda a mover a informação da memória de curto prazo para a de longo prazo.
  • • Utilize o seu celular ou um gravador: assim você pode registrar conversas importantes ou fazer gravações pessoais para consultar depois.
  • • Elimine distrações: ao sentar para estudar, desligue a TV ou qualquer som que esteja no ambiente. Ao sentir fome, coma. Se sentir frio, coloque um casaco. Quanto mais confortável você se sentir, mais irá se concentrar. Se não for possível desligar todos os aparelhos que gerem barulho, procure um outro local para estudar.
  • Tome uma xícara de café: Mas atenção! Essa dica só vale se você já está acostumado a tomar a bebida. Caso contrário, ele pode te deixar agitado.

Exercícios diários para manter a atenção

Além dessas dicas, algumas outras ações realizadas no dia a dia podem ajudar a manter seu foco:

  • Permaneça alerta: Conserve a mente aberta e procure aprender algo novo.
  • Mantenha interesse em várias áreas: Seja curioso. Se determinada atividade não lhe interessar mais, substitua-a.
  • Faça planos e concretize-os: Qualquer projeto proporciona crescimento à vida. E se ele mudar de caminho ou não der certo, encontre um novo.
  • Mantenha contatos estimulantes com os outros: É isso mesmo! Você pode melhorar seu foco ao manter uma rede de amigos ou participar de atividades que permitam conhecer novas pessoas.
  • Tome decisões conscientes: elas são mais fáceis de registrar na memória.
  • Comunique-se: É importante compartilhar com outras pessoas algo que você aprendeu ou pelo qual passou. Assim estará estimulando sua memória.

Lembre-se que a capacidade de atenção é muito pessoal, cada pessoa registra as informações de forma diferente. O importante, portanto, é permanecer flexível, com a mente aberta para ser capaz de lidar com novos desafios e demandas.

 

DICA 62 - Conquiste a felicidade em apenas 6 passos:

 

Não há dúvidas, ser feliz é um dos maiores objetivos de qualquer ser humano. Ser feliz com a família, com os amigos, no emprego, ser feliz com seu time de futebol, enfim. Mas acima de tudo, ser feliz consigo mesmo. A busca é sempre incessante, mas acredite, é mais fácil encontrar do que você imagina. Preparamos esse post especialmente para que você conquiste a felicidade em apenas 6 passos.

E pode acreditar tranquilamente em tudo o que você vai ler logo abaixo. Nada é inventado e sim baseado em pesquisas comportamentais. São atitudes muito simples, mas que fazem enorme diferença não só no conceito de felicidade, mas também no que diz respeito a sua saúde física e mental.

1 – Ser resiliente

Resiliência nada mais é que a capacidade de lidar com problemas, se adaptar a mudanças, deixar para trás obstáculos, suportar pressão… Todos sabemos que a vida é cheia de altos e baixos, por isso ser resiliente para lidar com isso é fundamental.

2 – Ter vida social

Aqui, por favor, falamos no melhor sentido da palavra. Ter vida social é muito importante desde que ela seja saudável, responsável. Nem é necessário dizer que estar próximo a pessoas que te querem bem, e a quem você também quer bem, é uma terapia e tanto para nossa mente e humor.

3 – Ser otimista

Já ouviu falar que pensar negativo atrai coisas ruins? Acredite ou não, mas o pensamento tem poder sim. Portanto, ser otimista é ponto determinante para ser uma pessoa feliz. Isso serve também para quando houver alguma adversidade, pois principalmente nos momentos mais difíceis é preciso pensar que trata-se apenas de algo passageiro e logo a boa maré volta ao seu cotidiano.

4 – Ter fé ou objetivo

Se você tem alguma religião ou simplesmente algum propósito ao qual se apegue verá o quão mais simples fica o processo de encontrar a felicidade. A sensação de paz que você sente está diretamente ligada ao bem-estar buscado.

5 – Ser útil

Sim, sabemos que você é útil colaborando em sua casa, fazendo suas tarefas no trabalho, mas que tal ser também para aqueles que mais precisam? A solidariedade e a felicidade andam juntas. Então busque juntar-se a uma causa como ajudar animais abandonados, visitar asilos ou orfanatos… O que não faltam são oportunidades de você fazer o bem ao próximo e, consequentemente, a si mesmo.

6 – Ser tranquilo

É inevitável se irritar de vez em quando, ainda mais se pensarmos na loucura que é nosso dia a dia, mas já pensou que se estressar por qualquer pequeno motivo pode ser o que te separa da felicidade? Então, antes de dar aquela bufada, de fazer cara feia para quem esbarrou contigo sem querer, de xingar quando tropeçar, tente contar até dez, respire… Lembre-se do item 1 e passe por cima de mais esse obstáculo. Você verá o quão recompensador será para seu estado de espírito.

Viu como é fácil? Só depende de você! Então coloque em prática as dicas que leu nessa postagem e seja muito feliz!

 

DICA 63 - Recupere a qualidade de vida e o equilíbrio emocional:

 

Com algumas novas atitudes é possível melhorar a qualidade de vida e o equilíbrio emocional.

Para isso é necessário equilibrar o que você gosta de fazer com o seu papel como indivíduo na sociedade.

Se é isso que você procura, fique atento a esse post, pois ele traz algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada.

  • Faça uma pausa

Use a meditação a seu favor.

Todos temos necessidades e ritmos diferentes, mas não podemos negar que todos precisamos de um tempo para respirar.

Acostume-se a reservar um período para recuperar o seu equilíbrio emocional. Caso seja necessário, reserve esse momento como um compromisso diário, e o trate com a mesma seriedade que trata os assuntos referentes ao trabalho.

Outra dica importante é evitar o excesso de compromissos e aprender a dizer não. Assumir muitos compromissos diariamente, sejam eles pessoais ou de trabalho, pode gerar um colapso na saúde e equilíbrio emocional.

Mas como fazer isso?

– Exercite seu lado criativo: desenvolva trabalhos manuais como jardinagem, marcenaria, pintura ou aprendendo um novo instrumento musical.

– Proporcione a si mesmo alguns momentos de prazer: um almoço com um amigo, uma massagem aromaterápica, por exemplo.

– Se premie quando conquistar algo: por menor que seja a conquista, é importante que você as reconheça e se premie por isso.

– Medite: é possível meditar em casa, com apenas 20 minutos, isso pode te proporcionar um momento de tranquilidade.

  • Gerenciamento de tempo

Aprenda a gerenciar o seu tempo – e, consequentemente, aprenderá a gerenciar sua vida.

Quando você consegue dominar seu tempo, domina toda a situação. E isso evita que o estresse de precisar correr para viver a vida.

A dica mais importante aqui é: não deixe a desordem acumular! Conserte as coisas antes que elas comecem a funcionar mais.

Para te ajudar no gerenciamento do tempo, você também pode adotar técnicas de otimização de tempo, ou baixar aplicativos que ajudem a aumentar a produtividade e organização.

  • Gerenciamento de espaço

Organize seu ambiente de trabalho.

Procure arrumar sua área de trabalho ao terminar de usá-la no dia. Além de ficar mais fácil encontrar tudo no dia seguinte, você se sentirá melhor voltando a um lugar organizado.

  • Mantenha o interesse

Busque a produtividade. Mas sem excessos!

O desinteresse é ruim para a saúde mental e pode ter um impacto negativo na saúde física. Por isso, crie o desafio de aprender algo novo. Nada é mais instigante que o domínio de uma técnica nova.

Além disso, busque ampliar seus horizontes todos os dias. Procure exercer uma atividade nova, visite locais e lugares que ainda não conhece, busque formas de aperfeiçoar as tarefas cotidianas.

Procure cursos para as horas vagas, como idiomas, pintura, dança, fotografia, entre outros. E sempre que possível evite passar muito tempo em frente à televisão.

 

 

DICA 64 - Veja 05 dicas para aumentar a sua produtividade:

 

Valorize seu sono

Quando você tem uma boa noite de sono, acorda cheio de energia para aproveitar o dia. Então, se você quer ser mais produtivo, deve investir nesse tempo tão precioso. Vale se acostumar a deitar um pouco mais cedo todos os dias, se desconectar do celular, TV ou qualquer outro dispositivo e deixar o quarto bem escuro.

Organize seu espaço

Se você tem uma mesa de estudos ou trabalho organizada, consegue organizar também os seus pensamentos. Então, separe o que você usa diariamente, como caneta e post-its e deixe tudo em um pote ao lado do monitor do computador. Não deixe os papéis jogados na mesa, arrume em pastas ou escaninhos. Para se sentir motivado também vale colocar um porta-retrato com a foto da família ou dos amigos em um momento especial. Assim, você poderá se estabilizar mais rápido em um momento de estresse.

Como aumentar a produtividade? Vá por partes!

Não adianta querer responder dez e-mails ao mesmo tempo ou estudar três matérias de uma vez. Escolha uma atividade e depois que terminar ela, siga para outra. Para isso, vale estabelecer critérios, escolha a tarefa ou a matéria prioritária para aquele dia. Assim, os seus resultados serão ainda melhores.

Desconecte-se

Sabemos o quanto você utiliza a internet no seu dia, seja para lazer ou para trabalho. Mas é importante fazer uma pausa diária. Deixe o celular de lado, tome um café, faça uma caminhada curta, ou, apenas fique tranquilo sentado em algum lugar confortável.

Anote suas ideias

As melhores ideias aparecem quando você não está produzindo, pode ser no ônibus ou conversando com os amigos. Então, não as deixe passar, anote tudo, pode ser em um guardanapo ou em um app de celular, o importante é anotar. Assim, você mantém seu cérebro ativo e faz um estoque de ideias, que podem se transformar em algo concreto no futuro.

 

DICA 65 - Procrastinação tem solução, veja as dicas:

 

O ano de 2020 começou e você continua deixando tudo pra última hora? Saiba que a procrastinação não acontece só com você.

O ato que ganhou um nome na Roma antiga, mas também tem origem no grego clássico: a palavra ‘akrasia’, que significa agir contra nosso melhor julgamento.

Mas fique tranquilo, a procrastinação tem solução! É preciso deixar o relógio de lado e olhar para suas emoções.

Dicas para evitar a procrastinação

Segundo a Professora e Psicóloga Fushia Siroais da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, que estuda o assunto há 18 anos nós procrastinamos por causa de sentimentos ruins.

Primeiramente, a professora explica que as pessoas tendem a procrastinar tarefas que consideram chatas, estressantes, que causam insegurança, frustração. A procrastinação se torna uma defesa, um jeito do subconsciente lidar com essas emoções.

A auto-sabotagem, sobretudo, acontece quando temos tudo pronto para iniciar uma tarefa de que não gostamos e colocamos outras coisas menos importantes na frente.

Acima de tudo a psicologia não encara a procrastinação como preguiça, a professora inglesa afirma que é quando você adia uma tarefa importante de forma intencional e desnecessária, inventando outras coisas para fazer.

O problema da procrastinação é que ela pode viciar, pois ao adiar uma tarefa para ter um alívio imediato, nos sentimos melhor e acabamos encarando esse ato como uma recompensa. O perigo é que isto se tornará um ciclo vicioso.

De acordo com outro especialista na área, o Professor Piers Steel da Universidade de Calgary no Canadá, as tarefas que as pessoas mais costumam procrastinar dependerá de cada pessoa.

Ele afirma que em geral as tarefas domésticas estão em primeiro lugar, seguidas por iniciativas para crescer no trabalho (fazer um curso ou pedir promoção).

Ao mesmo tempo, para o professor canadense um dos culpados pela procrastinação é o mundo moderno, que oferece muitas tentações para procrastinar. Ele afirma que quando entramos na internet tudo está pronto para nos atrair.

Assim sendo, não deixe que a procrastinação se torne crônica na sua vida, fazendo com que o adiamento de tarefas faça parte de sua rotina pessoal. É preciso entender a frequência desse ato e o prejuízo que ele poderá te causar.

Não deixe que a procrastinação vire rotina!

Saiba que quanto mais você procrastinar menos feliz, saudável e estável financeiramente você será. Não deixe que a procrastinação atrapalhe os seus objetivos de vida.

Um procrastinador crônico não se alimenta corretamente, dorme mal, não pratica atividades físicas. Ao juntar a procrastinação com estresse vários problemas de saúde podem surgir, como ansiedade, depressão, gripes e infecções.

A Professora e Psicóloga Karina Sampaio da Unicamp diz que a dica principal para combater a procrastinação é olhar para suas emoções e tentar descobrir que fatores te levam a adiar as tarefas.

É necessário que você entenda a si mesmo, sem se sentir culpado e peça ajuda se for preciso. Ficar se punindo pela procrastinação só agravará o ânimo negativo e você ficará preso neste ciclo vicioso.

Uma sugestão é que você pegue uma tarefa maior e divida em tarefas menores que podem ser feitas de imediato. Isto te ajudará a cumprir suas metas e encontrar motivação para continuar.

 

DICA 66 - Inteligência emocional: Saiba como desenvolvê-la:

 

Inteligência Emocional é a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos, assim como o sentimento dos outros. E essa característica é muito importante para você, que está se preparando para concursos públicos.

Daniel Goleman, um psicólogo e jornalista norte-americano, afirma que não existe correlação entre inteligência emocional e QI, pois eles são controlados por diferentes partes do cérebro. Se por um lado o QI não é capaz de mudar significativamente ao longo da vida, de outro a inteligência emocional pode evoluir.

Hábitos para desenvolver a inteligência emocional

A fim de  ajudar no desenvolvimento de sua inteligência emocional, confira 8 atitudes que certamente farão a diferença:

  • 1 – Preste atenção no seu corpo e comportamentos 

    Primeiramente, observe suas ações ao sentir determinadas emoções e como isso afeta sua vida. Depois de tomar consciência disto será mais fácil definir um caminho a ser seguido. Quanto ao lado físico do seu corpo, sensações e sentimentos como por exemplo calafrios, podem indicar que o momento necessita de mais atenção.

  • 2 – Diminua emoções negativas

    Com o intuito de desenvolver a inteligência emocional você deve evitar pensamentos negativos logo de cara. Mentalize as diversas opções que existem em uma situação, se necessário escreva seus pensamentos e sentimentos para ajudar a externalizar e compreender melhor suas emoções.

  • 3 – Combata o estresse e a ansiedade

    É normal enfrentar momentos estressantes ou se sentir ansioso por algum motivo. Mas é importante que você saiba lidar com estas situações para não sofrer muito. Além de manter a mente calma, sugerimos que você lave o rosto com água fria, tome um ar fresco, evite cafeína ou até mesmo faça exercícios físicos intensos para sentir-se melhor.

  • 4 – Não mude seus sentimentos rapidamente

    Como diz aquele velho ditado “a pressa é inimiga da perfeição”. Obter a inteligência emocional é um processo gradual, o tempo pode variar para cada pessoa. Não descarte seus sentimentos sem antes analisá-los com calma.

  • 5 – Responda no lugar de reagir

    O cérebro emocional responde aos acontecimentos de forma mais rápida do que o cérebro pensante. É importante se concentrar em suas ações e perceber a diferença entre o responder e reagir. O primeiro é um processo consciente, que envolve a percepção de como você se sente para decidir como se comportar. Já o segundo é um processo inconsciente, em que um gatilho emocional provoca uma emoção de maneira instantânea. Cuide para não se deixar reagir de maneira impulsiva e imediata.

  • 6 – Pratique a empatia

    É necessário entender o próximo, como ele se sente ou se comporta para poder se comunicar corretamente. Quando se sentir ou se comportar de certa maneira, se pergunte “Por que eu acho que estou me sentindo assim/fazendo isso?”. Preste atenção aos seus sentimentos e comportamentos para se tornar mais sensível e aberto.

  • 7. Crie um ambiente positivo

    Essa atitude não só melhorará sua qualidade de vida, mas poderá contagiar as pessoas ao seu redor. Perceba o que está indo bem, o porquê e onde você se sente agradecido em sua vida.

  • 8 – Conheça seus limites

    É importante que você defina seus limites adequadamente. Saiba dizer “não” sem se sentir culpado, estabeleça suas prioridades e se proteja da coação. A inteligência emocional envolve não só a capacidade de olhar para dentro, mas também de sentir-se presente no mundo ao seu redor.

 

DICA 67 - Não deixe que o estresse te atrapalhe, veja nossas dicas:

 

Primeiramente para entender o estresse é necessário saber mais sobre cortisol, um hormônio essencial para a nossa sobrevivência.

Em resumo, a função principal do cortisol é preparar o corpo para os desafios psicológicos e físicos do dia a dia, mantendo o equilíbrio do organismo diante de situações que causam estresse.

Entendendo o estresse

Antes de mais nada, não é verdade que o cortisol seja um hormônio ruim, como algumas pessoas afirmam. Ele é fundamental para despertar o estado de alerta necessário para lidarmos com os desafios diários.

O cortisol cumpre a função de manter a homeostasia, que é a condição de estabilidade necessária para o organismo realizar suas funções. Só para ilustrar, sem a liberação desse hormônio não teríamos forças para sair da cama de manhã e fazer qualquer atividade.

Assim sendo, a ideia de que o estresse é algo ruim não é necessariamente verdade. Precisamos desse mecanismo de estresse para para ter motivação e disposição no cumprimento de nossas atividades diárias.

Além disso, o cortisol possui ainda outras funções importantes:

  • – auxiliar no controle da pressão arterial;
  • – contribuir para o funcionamento do sistema imune;
  • – ajudar no controle da glicose e do estoque de gordura.

 

Por outro lado, é importante saber que o nível de cortisol varia durante dia e isso é absolutamente normal. De manhã, os níveis são bem altos. E a tendência é a de que ele vá diminuindo até ficar bem baixo à noite.

Por conseqüência no momento em que mais precisamos do cortisol, seja para estudar ou trabalhar, as glândulas suprarrenais estão a todo vapor. Conforme vai chegando a hora de dormir, e reduzimos o ritmo, essa produção vai diminuindo.

Fatores que podem afetar o estresse

Em segundo lugar é importante ressaltar os fatores patológicos que interferem na produção do cortisol, fazendo com que ele apresente níveis baixos demais ou elevados demais na corrente sanguínea.

A produção deve sempre ser a mais harmoniosa possível. Uma vez que essas disfunções podem trazer problemas para o nosso organismo. Alguns sintomas comuns são:

  • – fadiga excessiva;
  • – sensação de fraqueza;
  • – imunidade baixa.

 

Por outro lado, quando os níveis de cortisol estão altos na corrente sanguínea é provável que ocorra:

  • – aumento de peso;
  • – hipertensão;
  • – depressão.

 

No entanto, é importante ressaltar que esses sintomas não são específicas dessa disfunção, sendo comuns também em outras situações). Por isso, é importante consultar um médico.

Nesse sentido, o estresse não é um mal em si. O problema é quando nos mantemos estressados com a cabeça cheia de preocupações e responsabilidades por longos períodos. Trabalhar ou estudar em excesso, não descansar a mente um minuto sequer não faz bem.

Um ritmo de vida tão acelerado faz com que o corpo não dê conta do recado. Você acabe se sentindo sempre cansado, fraco e indisposto. Recomendamos uma mudança no seu estilo de vida: inclua alimentação saudável, atividades físicas e sono regular. Com toda a certeza seu desempenho irá melhorar nas próximas provas!

 

DICA 68 - Como estudar para um concurso público:

 

Descubra como estudar para concursos!
Se você está pensando em ingressar no mundo dos concursos públicos em busca de estabilidade, melhores remunerações e condições de trabalho, saiba que, antes de tudo, é preciso estar por dentro do assunto.

Neste sentido, o primeiro passo para quem busca obter o sucesso e conquistar a aprovação no cargo dos sonhos é saber como estudar para concurso.

Mas, para se dar bem nos estudos, uma série de fatores devem estar envolvidos na sua preparação e, mesmo assim, pode ter certeza de que até a comemoração pela conquista da vaga muitas dúvidas e questionamentos irão surgir.

E para que você, novato ou estudante experiente, se sinta mais confiante e mais bem preparado, elaboramos abaixo um pequeno guia de como estudar para concurso público.

A partir de agora, você ficará por dentro de todas as dicas e contará também com materiais que podem auxiliar na sua jornada rumo à aprovação. Vamos começar?

 

Estudando para concurso: primeiros passos

como estudar

  1. Escolha uma área, cargo, órgão ou concurso específico

Antes de mais nada é preciso concentrar o seu foco em uma escolha decisiva: a área para qual deseja se dedicar. Isso porque, diferentes estilos de carreiras, como por exemplo bancárias, policiais, fiscais e judiciárias também diferem quanto ao conteúdo a ser estudado.

Por isso, de nada adianta sair estudando conteúdos aleatórios. O ideal é ter em mente uma carreira específica e concentrar seus esforços somente nela.

  1. Inicie sua preparação

Uma vez que você já tem definido o cargo de interesse é hora de colocar a mão na massa.

Esta prática permite que você possa antecipar alguns conteúdos mais abrangentes e quando o edital enfim for publicado, diminua a sua carga de estudos, podendo direcionar a sua atenção às matérias específicas e ao cronograma do concurso.

  1. Organização e planejamento

Aqui não precisa ser nenhum gênio para prever. Conquistar uma vaga em um concurso público requer muito esforço, disciplina e acima de tudo ORGANIZAÇÃO, o que parece fácil, mas não é.

Nesta etapa, é preciso que você conheça os seus horários e defina uma quantidade de horas para os estudos. Além disso, é preciso que esteja atento a todo e qualquer conteúdo constante no edital.

Outra dica preciosa e muito importante é estar consciente dos seus limites. Ou seja, de nada adianta estipular uma rotina absurda de estudos sabendo que não poderá cumprir. A atitude, além de desrespeitar os limites do seu corpo, causará frustração e desânimo, o que poderá comprometer o seu desempenho.

  1. Material de estudo

Estando com os itens acima definidos e bem estruturados, chegou a hora de optar pelo material de estudo.

Se você tem muitas dúvidas quanto à escolha, saiba que não existe certo ou errado aqui. Sua única preocupação deve ser quanto ao estilo que mais combina com o seu perfil e objetivos.

Manual para iniciantes em concurso público

como estudar

Se você é iniciante em concurso públicos, vai tentar o seu primeiro concurso, ou ainda não está muito familiarizado com o assunto, temos um bônus para você!

Além das dicas acima, separamos abaixo alguns tópicos que não devem ser deixados para trás.

Controle a ansiedade

Um conteúdo programático extenso e pouco tempo para estudar deixam qualquer um a beira de um ataque de nervos.

Para que você possa aliviar a pressão, recomendamos que tenha momentos para lazer e recreação, sempre contando com o apoio de familiares e amigos.

Outro fator que causa ansiedade é o imediatismo. Não adianta querer passar estudando apenas alguns meses antes da aplicação da prova. A preparação para concursos públicos deve ser baseada em persistência e constância.

Ignore as redes sociais

Até que você esteja em um ritmo de estudos adequado, não vale a pena correr o risco de perder tempo com as redes sociais. No início, o nosso conselho é abandonar as redes como Facebook, Twitter e Instagram, fazendo uso delas somente para pesquisas de materiais.

Seja persistente

É muito raro ser aprovado de primeira e ainda mais no primeiro concurso da vida. Desta forma, esteja preparado para se decepcionar. Quando a reprovação chegar, se por acaso chegar, procure manter a persistência e constância nos estudos lembrando sempre do que te fez escolher este caminho.

Qual concurso escolher?

como estudar

Decidir para qual concurso se preparar é algo bastante difícil. Uma escolha mal feita pode trazer frustração tanto durante o preparo quanto após a aprovação.

Por isso, vamos dar algumas orientações para que você tome a melhor decisão para sua carreira.

 

Analise a vaga – É importante lembrar que a realização profissional não depende  unicamente de uma boa remuneração. Ao se inscrever para um concurso, você também deve levar em conta se as atividades daquele cargo e se a instituição que oferece a vaga estão em sintonia com o ser perfil e seus objetivos de carreira. Tente se imaginar atuando naquela função. Se for possível, converse com alguns servidores que atuam no local.

Escolha uma área – Muitas pessoas fazem as provas para todo concurso que abre, mas esta não é uma boa estratégia. É preciso ter foco! Uma boa dica é escolher concursos que estejam dentro de uma única área, como por exemplo, bancária, fiscal ou jurídica. Como boa parte das disciplinas cobradas tende a ser a mesma,  aquilo que você estudou para uma determinada área poderá ser aproveitado para outra, otimizando assim o seu esforço.

Esqueça a concorrência – Decidir fazer ou não um concurso de acordo com a relação entre o número de candidatos por vaga é um erro. Alguns concursos atraem um grande número de pessoas, mas isso não significa que todos os inscritos são fortes concorrentes, já que boa parte dos candidatos não se prepara adequadamente e faz a prova apenas por fazer. O contrário também é verdadeiro, uma vez que alguns concursos podem ter poucos, mas bem preparados participantes. Não sei deixe levar pelos números!

 

Como se organizar para um concurso público?

Depois de seguir os primeiros passos e ter o material em mãos ou na tela, que é o caso das videoaulas, você deve se organizar para enfrentar a prova do concurso público.

E nesta fase, o principal fator a ser considerado está ligado com a organização do tempo.

Para que você não se perca e possa produzir um cronograma de estudos produtivo e eficaz, separamos abaixo alguns tópicos que podem auxiliar.

como estudar

Organização do tempo

– Monte um cronograma com quais aulas devem ser assistidas em tempo hábil para a data da prova;

– Contemple tempos e turnos livres para praticar exercícios físicos e atividades de lazer;

– Inclua uma aula a mais diariamente para eventuais aulas conjugadas (assuntos que levam mais de uma aula para serem concluídos);

– Planeje um turno semanal para colocar os atrasos em dia.

 

Rotina de estudos

– Evite distrações que possam desviar o foco. Na hora dos estudos mantenha-se longe do celular, e em um ambiente tranquilo e adequado aos estudos;

– Tenha um tempo de descanso definido;

– Procure manter uma dieta equilibrada e dê prioridade aos alimentos saudáveis, principalmente na véspera das provas;

– Para aliviar o estresse e tensão, inclua em sua rotina exercícios físicos. Aqui vale optar pela atividade que mais te traga prazer.

Estudar sozinho ou em grupo?

Se você chegou até aqui e tem este questionamento, saiba que a melhor resposta é: cada um em seu momento.

como estudar

Ou seja, estudar em grupo não substitui o tempo de aprendizado sozinho e vice-versa. O bom é avaliar os pontos positivos e negativos das duas opções e combinar de uma forma que seja proveitosa para você.

 

Como estudar para concurso em grupo

Como já mencionado anteriormente, o estudo em grupo não substitui o estudo individual. O estudo em grupo serve como um reforço, uma maneira de revisar conteúdos, de tirar dúvidas e de debater questões polêmicas.

Ao se reunir com outros concurseiros você pode avaliar outros pontos de vista, ter dicas de como estudar para determinada disciplina e compartilhar experiências de concursos anteriores.

Está em dúvida do que estudar nos encontros?

Antes de se reunir converse com os outros membros do grupo e decidam qual será o tema do encontro. Não adianta querer estudar mais do que será possível!

Leve sugestões, dúvidas e materiais de apoio.

Utilizem um local tranquilo, sem interferências de outras pessoas, nem de tvs, rádios e telefones. O local não precisa ser fixo. Uma boa ideia é fazer cada encontro na casa de um concurseiro.

Vocês não precisam estar estudando para o mesmo concurso, mas os temas precisam ser de interesse de todos os membros.

Se o edital do concurso que vocês estudam ainda não foi publicado, não tem problema! Estudem com base no edital do concurso anterior ou busquem por concursos da mesma organizadora, para cargos parecidos.

 

Como estudar sozinho para concurso

O estudo para concurso público costuma ser um pouco solitário, principalmente para aqueles que estudam com videoaulas.

Adaptar a sua rotina é essencial para que você consiga estudar sozinho.

Para começar, é muito importante que você escolha um bom material. Pesquise bastante e veja se ele realmente atende as suas necessidades.

Se a solidão apertar muito, vá para bibliotecas ou ambientes compartilhados.

Ao usar as redes sociais, procure grupos de concurseiros para que haja uma troca de experiências, dificuldades e desafios.

 

DICA 69 - Recomendações para você controlar a ansiedade:

 

Meditação

Também chamada de mindfulness, mas neste caso não importa o nome da técnica, desde que você foque sua atenção em estímulos simples como: controlar a respiração, fazer um autocheckup do corpo ou prestar atenção nos sons ao redor. Tudo isso contribuirá para afastar pensamentos ansiosos.

Aceitação

Algumas abordagens no tratamento dos transtornos, nos últimos anos, concentram-se também em aceitar os sintomas e não sofrer apenas por estar sofrendo. Apesar de o estigma com a saúde mental estar diminuindo na sociedade, não deixe que ele atrapalhe na aceitação da condição e consequentemente na recuperação.

Acompanhamento psicológico

Sobretudo, é muito importante que você busque ajuda profissional, e entre as terapias que os especialistas costumam indicar para quem sofre de ansiedade, a cognitiva comportamental é a mais frequentemente recomendada. Ela é centrada em interromper comportamentos ansiosos, o que gera mais resultado.

Atividade física

Praticar exercícios físicos ajuda na liberação de substâncias que regulam o organismo e causam sensação de relaxamento. Por isso, os médicos recomendam uma atividade física como forma de fazer o próprio corpo produzir o “remédio” necessário para sentir prazer.

 

 

DICA 70 - Dicas de como fazer uma boa redação:

 

Escrever difícil não é sinônimo de escrever bem, então simplifique! Use palavras simples para amarrar bem suas ideias no texto.

Acima de tudo, seu texto deve explicitar bem a ideia que você deseja transmitir ao leitor. Não deixe nada subentendido para não gerar confusão.

Ao mesmo tempo seja objetivo ao expressar suas ideias, evite repetir termos e, quando necessário, procure por sinônimos.

É fundamental que sua redação tenha coerência, ou seja, faça sentido como um todo: início, meio e fim. Você deve interligar textualmente todas as partes da redação.

Preste muita atenção para não fugir do assunto ao longo do texto. Uma boa dica para conseguir unidade é seguir esta ordem na construção textual: introdução, argumentação e conclusão.

Estar bem informado é um diferencial para escrever com propriedade sobre qualquer assunto. Leia, assista e ouça as principais notícias nacionais e mundiais para ficar por dentro do que pode aparecer como tema em sua próxima avaliação.

E ainda, a melhor forma de melhorar seu vocabulário escrito é a leitura. Ela facilita todo o processo de elaboração e produção textual. Procure por livros de gêneros diversos e tente ler pelo menos um volume por mês.

Fazer um esboço livre com ideias soltas sobre o tema proposto pode ajudar muito na organização de suas ideias para a redação. Tente desenvolver um tópico para cada frase do seu esboço – estes serão os futuros parágrafos do seu texto.

É importante que seu texto levante problemas, mas sobretudo apresente soluções para eles. Críticas também são importantes, pois criticar não é apenas falar mal. É saber discutir sobre o assunto abordado e apresentar o seu ponto de vista de maneira clara.

Ao finalizar sua redação, releia todo o texto com calma para se certificar que a ideia está clara e também se não há erros de gramática ou ortografia.

 

DICA 71 - Felicidade no dia a dia, veja dicas de como alcançá-la:

 

Na caminhada de um concurseiro e de quem busca uma realização profissional é muito importante contar com a felicidade no dia a dia, essa emoção com toda certeza ajudará na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.

Primeiramente, a felicidade no dia a dia é uma conquista diária, e depende apenas de você mesmo. É possível alcançá-la com atitudes simples, como uma boa ação ou um simples abraço. Então, que tal começar a tentar hoje mesmo? Confira nossas dicas:

Viver o presente

Antes de mais nada, se você espera que um evento seja exatamente da forma que você imaginou, pode estar prejudicando sua experiência com acontecimento. Viva o presente, participe de cada momento e deixe que as coisas fluam. Isso será bem melhor quando se recordar da ocasião futuramente.

Definir metas pessoais

Todos temos metas e objetivos que desejamos cumprir. Seja aprender uma nova língua, conseguir um diploma ou conquistar um emprego público, tudo isso pode trazer mais felicidade no dia a dia. Saiba que o caminho percorrido fará você se sentir melhor, ainda que não alcance de primeira a meta estabelecida.

Usar o poder de superação

Uma atitude muito poderosa quando a situação não vai bem é manter seu otimismo. Mas, não basta esperar que tudo dê certo, você deve encarar a situação com positividade para clarear sua mente e ajudar na busca por soluções mais rapidamente.

Passar um tempo com pessoas queridas

Mesmo que sejam apenas cinco minutos, separe esse tempo para dar atenção à aquele amigo ou familiar. Reserve o período para trocar algumas palavras ou apenas dar um abraço – essa simples atitude pode ajudar na liberação de um hormônio chamado oxitocina, que é responsável pelo bem-estar.

Evitar a “terapia de consumo”

Fazer compras quando está triste não ajuda você a ter felicidade no dia a dia. A sensação será apenas de contentamento momentâneo. Ligar para um amigo próximo ou familiar para conversar, ouvir música ou apenas caminhar pelo cidade vai te fazer muito melhor.

Prestar atenção no que é bom

Não seja aquela pessoa com tendências negativas quando enxergar apenas as falhas do plano, ressalte as partes boas! Quando encontrar uma falha, por exemplo, procure lembrar do caminho que você percorreu para chegar até aqui. Lembre-se do seu progresso.

Agradecer

Gratidão é um sentimento muito especial, pois quando somos gratos por algo, estamos nos abrindo ao mundo para trocar experiências. Ajudar e ser ajudado pode criar laços e oportunidades que podem trazer felicidade no dia a dia. Tente ser grato e veja o que acontece!

 

DICA 72 - Benefícios da leitura para o corpo e a mente:

 

Você sabia que existem diversos benefícios da leitura além da ampliação do seu vocabulário e consequente melhora na redação? Acima de tudo, além de conhecer lugares, épocas e despertar emoções os livros podem aumentar nosso foco, concentração e muito mais!

Antes de mais nada, os livros nos proporcionam uma sensação de prazer e bem-estar, e existem até estudos que comprovam outros benefícios da leitura para o corpo e a mente. O ato de ler pode ajudar na melhora da sua saúde e até mesmo na prevenção de doenças.

Mas os benefícios da leitura vão muito além disso, listamos abaixo alguns exemplos, confira:

Os 7 benefícios da leitura

Melhora da empatia

Primeiramente, alguns pesquisadores canadenses da York University afirmam que um dos primeiros benefícios da leitura é a empatia. Ao ler nos envolvemos com a história de um personagem e as dificuldades que ele enfrenta. Nesse meio tempo, surge um sentimento de identificação e empatia aos esforços alheios. Esse envolvimento com um personagem fictício aumenta nossa capacidade de compreensão dos sentimentos dos outros.

Ajuda na construção de vínculos

Já os psicólogos da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos ressaltam que quando nos identificamos com uma experiência vivida por um personagem, cresce nossa sensação de pertencimento. Por exemplo, ao ler “Marley e eu” você se tornará mais solidário aos donos de cachorros, mesmo que você nuca tenha tido um. Da mesma forma, quando você ler ” O ódio que você semeia” irá enxergar com mais clareza o racismo presente na sociedade. Você estará mais apto a entender as dificuldades vividas pelos personagens no seu dia a dia.

Despertar de lembranças

Além disso, quando você se depara com um final feliz ao ler um livro, esse sentimento pode elevar seu espírito, já os eventos menores na narrativa podem trazer à tona lembranças agradáveis e tornar sua rotina mais alegre. Mesmo histórias tristes podem deixá-lo feliz, elas fazem com que você pense nas pessoas queridas e agradeça pela sua vida.

Estímulo para os sonhos

Outro estudo científico norte-americano, mas dessa vez da Ohio State University afirma que ao lermos sobre um personagem ficcional ou real que superou obstáculos nos sentimos motivados a perseguir nossos objetivos pessoais. Acompanhar a trajetória de um personagem em busca de seu sonho pode ser o estímulo que falta para encorajá-lo a fazer o mesmo. Quanto mais você se identifica com um personagem, mais inspirado  estará para tomar uma atitude.

Redução do estresse

Fator de risco para uma série de doenças, o estresse também contribui para uma expectativa menor. Ao ler nos distanciamos um pouco dos problemas do mundo real, e isso pode ajudar na diminuição dos níveis de estresse. Até mesmo poucos minutos de leitura diária são capazes de diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão dos músculos, ou seja, diminuir o nível de estresse. E ainda, de acordo com um estudo da Universidade de Sussex, no Reino Unido, apenas seis minutos lendo um bom livro pode ​reduzir o estresse em até 68%​.

Aumento da expectativa de vida

Alguns pesquisadores da Universidade de Yale afirmam que apenas 30 minutos de leitura diária podem aumentar em dois anos a expectativa de vida. No estudo, realizado nos Estados Unidos, eles observaram mais de 3.000 pessoas e descobriram que quem lia meia hora por dia tinha, em média, dois anos de vida a mais do quem não lia. E aqueles que chegavam a três horas de leitura diária eram 23% menos propensos a morrer ​do que aqueles que liam apenas jornais ou revistas.

Prevenção do Alzheimer

​Por fim, um estudo da Academia Americana de Ciências diz que uma pessoa que mantém o cérebro ativo com leitura tem 2,5 menos probabilidade de desenvolver Alzheimer em relação às pessoas que se dedicam a atividades pouco estimulantes.

 

 

DICA 73 - Quem pode fazer concurso público?

 

Ingressar em um concurso público é a oportunidade perfeita para quem deseja mudar de vida. Afinal, em muitos casos, os benefícios da iniciativa privada sequer chegam perto dos benefícios que são oferecidos por meio de concursos públicos. O funcionalismo público merece destaque ao contemplar vantagens como estabilidade, remuneração compatível com o cargo, jornada de trabalho reduzida, licenças remuneradas, entre outros.

 

Agora, se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o ingresso nos concursos públicos, para quem eles são destinados ou proibidos, é bom prestar bastante atenção no texto abaixo. Nele, vamos explicar como funcionam os requisitos básicos e específicos para investidura nos cargos, e comentar quais são os fatores que impedem o candidato de ingressar na carreira pública. Acompanhe!

REQUISITOS BÁSICOS PARA FAZER CONCURSO PÚBLICO

Para você que sonha em fazer parte do funcionalismo público, é importante saber que diversos requisitos básicos, e até mesmo específicos, para participação das seleções são estipulados em cada edital, de acordo com o órgão e cargo ao qual você pretende se candidatar.

Os requisitos básicos para investidura em cargo público estão estabelecidos na lei nº 8.112/90, e podem ser identificados abaixo:

Requisitos-para-participação-concurso

Concursos públicos: candidatos precisam atender a uma série de requisitos básicos para participação

I – A NACIONALIDADE BRASILEIRA;

Brasileiro nato é aquele que nasceu na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros. Também são brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira.

Ainda, são brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

Agora, os brasileiros naturalizados são, basicamente, aqueles estrangeiros que querem virar brasileiros. A atribuição de naturalização brasileira é feita com base em dois critérios:

Se esses estrangeiros forem originários de países de língua portuguesa

– Requisitos: residência interrupta por um ano e idoneidade moral

Se não for originários de países de língua portuguesa

– Requisitos: residência ininterrupta por mais de 15 anos e ausência de condenação penal

II – O GOZO DOS DIREITOS POLÍTICOS;

O candidato precisa estar habilitado a alistar-se eleitoralmente. Significa, ainda, estar apto a participar de pleitos, a votar em eleições, plebiscitos e referendos, a apresentar projetos de lei por meio de iniciativa popular e a propor ação popular.

III – A QUITAÇÃO COM AS OBRIGAÇÕES MILITARES E ELEITORAIS;

A quitação com as obrigações militares se refere a apresentação do Certificado de Alistamento Militar – CAM. O documento é expedido pelo Ministério da Defesa aos jovens do sexo masculino que se alistam nas Forças Armadas no ano em que completam 18 anos.

Já a quitação eleitoral acontece por meio da Certidão de Quitação Eleitoral, que pode ser emitida pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento substitui o comprovante de votação e prova que o eleitor não possui débitos com a Justiça Eleitoral.

IV – O NÍVEL DE ESCOLARIDADE EXIGIDO PARA O EXERCÍCIO DO CARGO;

Ao ser convocado em um concurso público, o candidato deverá comprovar que se encaixa no nível de escolaridade exato ao exigido pelo cargo. Para isso, deve apresentar históricos, certidões de conclusão, certificados e diplomas de órgãos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC e que atestem a condição.

V – A IDADE MÍNIMA DE DEZOITO ANOS;

Para que possa tomar posse, é necessário que o candidato respeite a idade mínima de 18 anos até a sua convocação. Porém, pode ser que alguns órgãos, levem em  conta o princípio da razoabilidade e considerem a proximidade da data para completar a idade necessária ou, ainda, a natureza do trabalho que será executado.

Outro fator importante diz respeito aos candidatos que são emancipados, ou seja, que mesmo menores de idade já são considerados plenamente capazes de praticar todos os atos da vida civil, inclusive o de exercer um cargo público.

VI – APTIDÃO FÍSICA E MENTAL;

Significa que o concurseiro é capaz de atender fisicamente e mentalmente a todas as atividades as quais está se propondo atuar e constam na descrição do cargo.

REQUISITOS ESPECÍFICOS

Porém, ainda de acordo com a legislação, as atribuições de um determinado cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos por lei.

Aqui, podemos citar como exemplo os concursos para a Polícia Militar que, geralmente, além dos requisitos mencionados anteriormente, também estipulam uma idade máxima e altura mínima para os candidatos, tanto do sexo masculino quanto feminino.

Outro item que difere muito entre os concursos públicos é o nível de escolaridade exigido para cada cargo. Lembre-se que um candidato com nível de escolaridade Superior pode tomar posse em cargos com exigências de nível Médio, porém o contrário, ou seja, candidatos com nível Médio jamais poderão ser nomeados a cargos que têm como exigência o nível Superior.

Atendendo ainda aos requisitos específicos, pode ser que alguns cargos exijam um certo período de experiência anterior na função ou, para cargos de nível Superior com graduação em Direito, exijam também um tempo de exercício comprovado na prática jurídica.

VOCÊ SABIA?

Além de discorrer sobre os direitos e deveres dos servidores públicos federais, a lei 8.112/90 é assunto de prova!

Seu conteúdo faz enorme sucesso entre as bancas organizadoras e costuma ser cobrado, principalmente nos concursos federais.

FIQUE DE OLHO NA LEGISLAÇÃO!

Se, por acaso, durante a leitura de um edital específico, você se sentir lesado ou estiver em dúvida sobre alguma exigência que considera absurda, faça valer o seu direito. Você pode trocar informações e comentários com os professores ou ainda com concurseiros mais experientes.

Assim, caso seja constatada alguma irregularidade, os candidatos que se sentirem prejudicados podem recorrer à Justiça, com objetivo de garantir a posse no cargo.

DÚVIDAS FREQUENTES DOS CANDIDATOS AO FAZER CONCURSO PÚBLICO

Para que você possa finalizar a sua inscrição sem medo e investir pesado na preparação sem arrependimentos futuros, vamos esclarecer abaixo as principais dúvidas dos concurseiros com relação a investidura de cargos em concurso públicos.

– QUEM TEM NOME NO CADASTRO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (NOME SUJO) PODE FAZER CONCURSO PÚBLICO?

Embora esta seja uma pergunta recorrente entre os concurseiros e exista uma dúvida acirrada quanto a sua legalidade, podemos afirmar que, em alguns casos específicos, este pode ser um impeditivo à posse.

Vale citar aqui o concurso para o Banco do Brasil. A exigência é mencionada nos seus editais, e impede que inscritos em órgãos como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa ou Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) ingressem na instituição.

Isso porque, segundo a administração do banco, a medida faz parte do esforço do órgão em se adequar à política de combate à lavagem de dinheiro.

– TER PASSADO POR AÇÃO PENAL PODE ME IMPEDIR DE TOMAR POSSE?

Em geral, este não é um impeditivo para que o candidato seja descartado, desde que não seja comprovada a condenação do candidato.

Porém, se o seu objetivo for uma vaga em cargos de polícia, juiz ou promotor é melhor rever sua escolha com base neste critério. Estas carreiras possuem uma legislação a parte e, assim, destacam que os seus candidatos não podem ter tido problemas jurídicos anteriormente.

– CANDIDATOS EXONERADOS OU DEMITIDOS POSSUEM ALGUM IMPEDIMENTO?

Para responder esta pergunta, antes de mais nada é preciso entender a diferença entre estes termos. Vamos lá:

Exoneração: quando o servidor público solicita o desligamento do cargo por iniciativa própria, independente do motivo.

Demissão: quando o servidor foi dispensado por motivo de improbidade administrativa ou crime contra a administração pública.

Agora que os conceitos foram definidos, é importante salientar que os candidatos exonerados não possuem qualquer tipo de impedimento legal ao tomar posse quando aprovado em novo concurso público.

Já os candidatos demitidos devem aguardar o prazo de 10 anos para se candidatar a uma nova seleção.

– APOSENTADOS PODEM FAZER CONCURSO PÚBLICO?

Se o candidato for aposentado pela iniciativa privada, não existe qualquer impedimento para tomar posse em cargo público. Entretanto, caso tenha sido aposentado em outro cargo público, infelizmente, não poderá tomar posse novamente.

Porém, existem algumas exceções para esta regra, como nas carreiras descritas abaixo:

– Cargos públicos de profissionais da saúde

– Cargos públicos de professor

– Cargo de professor e outro de técnico ou científico na área de pesquisa

– Cargo de juiz e promotor e outro de professor

– É POSSÍVEL TER FAMILIARES NO SERVIÇO PÚBLICO?

Este, de fato, não é um impeditivo para a posse. No entanto, após assumir o cargo, eventuais transferências de local podem acontecer, a fim de se combater o nepotismo.

– CANDIDATOS COM TATUAGEM PODEM SER ELIMINADOS?

De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal – STF, a tatuagem, como um fator isolado, não é motivo suficiente para culminar na eliminação do candidato.

A declaração do órgão, feita em 2016, aconteceu após uma série de casos de candidatos terem sido desclassificados por possuírem tatuagens:

Posicionamento do STF, após 7 votos a 1 em decisão sobre barrar a posse de candidatos com tatuagens“Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.”

Pela decisão, pode haver restrições no caso de a tatuagem violar valores constitucionais, o que inclui incitação à violência, grave ameaça a outra pessoa, discriminação ou preconceito de raça ou cor ou apologia a tortura e terrorismo.

CONCLUSÃO

Em resumo, se você vai tentar concurso público pela primeira vez ou já conhece um pouco mais sobre o assunto, deve ter entendido, por meio deste texto, a importância de estar atento as exigências contidas no edital de abertura.

Isso porque, de nada adianta enfrentar uma longa rotina de preparação, repleta de desafios, investimentos e privações, para no final de tudo ser impedido de ingressar no cargo por algum motivo que passou despercebido em um momento de desatenção.

Dessa maneira, após se decidir por determinado órgão ou cargo, é imprescindível que em um primeiro momento, você concentre todos os seus esforços e concentração na leitura do edital.

 

DICA 74 - Hábitos matinais para ter um dia mais produtivo:

 

Saiba como alguns hábitos matinais podem melhorar muito sua rotina e dar motivação para você ter um dia produtivo de estudos!

Você detesta acordar cedo? Precisa de alguns minutos para se orientar logo pela manhã? Ao acordar ainda se sente cansado e nem um pouco revigorado? A maioria das pessoas é assim. Nem sempre é possível escolher a hora que de levantar. E mesmo quem pode escolher em que horário sair da cama não deve  ficar deitado, para não perder o ritmo diário.

COMECE BEM O SEU DIA CRIANDO HÁBITOS MATINAIS

ESTABELEÇA UMA ROTINA

Baseie-se na luz do dia, ela é o melhor sinal para o seu relógio biológico, pois regulará de modo natural o ritmo sono-vigília. A luz artificial até pode gerar o mesmo efeito, mas isso dependerá de pessoa para pessoa.

FIQUE DEITADO

Não pule da cama logo que o despertador tocar. Fique deitado durante alguns minutos, mantendo os olhos abertos e concentrando seu pensamento em algo que considera bonito (uma imagem, atitude ou sentimento). Prepare-se com calma para o dia começa. Deixe para pensar nos desafios que enfrentará neste dia durante ou até mesmo depois do café da manhã.

DEIXE A LUZ ENTRAR

Primeiramente, permita que a luz natural entre no seu quarto ou, se ainda estiver escuro, acenda uma luz. Esse é o melhor despertador para o relógio biológico. A seguir, vá despertando com simples movimentos de alongamento ou um breve momento de meditação.

OUÇA MÚSICAS

Algumas pessoas levantam mais facilmente com música. Ligue o rádio ou coloque uma playlist para tocar no seu celular. 

DIVERSIFIQUE SEU HORÁRIO

Um dos problemas para você não gostar de levantar da cama pode ser o despertador que está te acordando na hora errada. Experimente programar outros horários, se possível regulando o horário para mais tarde. Se possível, ajuste os horários de ir para cama e de acordar conforme o seu ritmo biológico.

TOME UM BANHO FRIO

A sensação de água fria te ajudará a despertar, mas fique tranquilo que todo o banho não precisa ser debaixo da ducha gelada. Alguns segundos em baixo do jato frio, ao final do banho, serão suficientes para acordá-lo.

SABOREIE SEU CAFÉ COM CALMA

Começar o dia com um café da manhã tranquilo te dará uma agradável sensação matinal. E isso poderá te ajudar a seguir bem-humorado pelo resto do dia. Leia um jornal, converse com sua família, saboreie um pão quentinho e sinta o aroma do café. Essa atitudes darão tempo necessário ao corpo para aquecer e começar a funcionar.

Certamente, seguindo essas dicas você perceberá uma mudança considerável na sua disposição e produtividade. Criando hábitos matinais te dará um despertar tranquilo que poderá melhorar sua qualidade de vida e disposição para os estudos!

Com informações da Revista Seleções

 

DICA 75 - Atitudes que você pode ter para ficar mais inteligente:

 

Existem diversos métodos com dicas de coisas que você pode fazer para ficar mais inteligente, aumentando suas habilidades cognitivas e fazendo com que seja mais eficaz em suas atividades.

Veja a seguir então algumas coisas que você pode fazer para ficar mais inteligente:

QUESTIONE TUDO

Nunca assuma nada ou aceite informações sem antes questionar. O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão do conhecimento. E a curiosidade e os questionamentos são as chaves para superá-lo. Ao se questionar você criará pensamento crítico e fará seu cérebro trabalhar mais diante das informações.

ACOMPANHE O NOTICIÁRIO

Além de ficar bem informado, essa atividade irá exercitar ainda mais o seu cérebro. Reserve meia hora durante a manhã ou antes de dormir para ler um jornal, ouvir um podcast ou assistir alguma noticiário. Essa atitude adicionará interessantes tópicos e informações no seu dia, e ainda deixará seu cérebro mais ativo.

APROXIME-SE DE PESSOAS INTELIGENTES

Com toda a certeza pessoas inteligentes têm coisas interessantes para falar. Esses indivíduos sabem como expandir a mente e alimentar o cérebro. Portanto, passar um tempo com elas será benéfico em vários níveis.

COMPARTILHE INFORMAÇÕES

Uma ótima maneira de saber de você realmente aprendeu algo e absorveu as informações que estudou é tentar passar este conhecimento para outras pessoas. Explicar o que você aprendeu te ajudará a gravar esse novo conhecimento.

DESENHE OU PINTE

Atividades como o desenho e à pintura podem trazer uma série de benefícios, como a melhora na coordenação entre o olho e a mão, até o armazenamento de memórias de forma mais permanente.  Pintores costumam ter uma maior consciência em relação ao ambiente ao seu redor. Isso será um incentivo para você perceber mais detalhes do mundo.

LEIA MUITO

A leitura é a maneira mais fácil de estimular a atividade cerebral. Ela ajuda no aumento do vocabulário e também em seu uso de modo mais prático, com exemplos corretos do uso gramatical e de frases bem escritas.

Outro benefício são as conexões gerais entre a literatura e a vida real. Seja pela ficção, não-ficção, literatura histórica ou poesia, a leitura será uma boa maneira de fazer o cérebro viajar para novos lugares e contextos. Faça da leitura um hábito diário, mesmo que seja apenas alguns minutos por dia.

ANOTE O QUE APRENDEU

Anotar as coisas é uma ótima forma de aumentar a capacidade mental, e não é necessário escrever muito ou de forma complexa. Assim como a leitura, a escrita incentiva o crescimento do vocabulário e melhora a capacidade gramatical. A escrita melhora também a capacidade cerebral, pois é necessário prestar mais atenção aos diálogos, às memórias e experiências.

FAÇA PEQUENAS MUDANÇAS NA ROTINA

Mudar o caminho que você passa todos os dias para ir ao trabalho, faculdade ou academia já é algo que poderá ativar o seu cérebro. As mudanças de estado são estimulantes para o cérebro.

Outro exemplo é quando viajamos para um novo país, nosso cérebro precisa se adequar à nova linguagem, costumes e à cultura. Esse ajuste aos novos elementos força o cérebro a acordar para enfrentar novos desafios.

DESCUBRA O QUE TE MOTIVA

Procure um assunto interessante e mergulhe nele. Será muito mais fácil ficar envolvido com um tópico ou atividade estimulante. Encontre também melhor formato para estimular sua mente, seja um vídeo no YouTube, um podcast ou um jornal. O aprendizado será mais fácil com um método mais prazeroso.

CUIDE DA SUA SAÚDE

O corpo é que alimenta o cérebro, por isso é muito importante se manter em boas condições físicas para poder estudar com tranquilidade. Fadiga mental, falta de motivação e ausência de criatividade podem estar ligadas ao sedentarismo, falta de sono ou dietas inadequadas.

Pessoas que se exercitam de forma regular estimulam o crescimento das células cerebrais, reduzem os níveis de estresse, e observam melhoras na energia e concentração.

Também é muito importante saber controlar e acalmar o cérebro. E neste caso, sugerimos a meditação para combater transtornos como ansiedade, depressão e outras doenças mentais.

Por fim, como você pode ver, existem muitas técnicas e hábitos para aumentar seu poder intelectual. Coloque algumas delas em prática e veja até onde você consegue chegar!

Com informações do Hipercultura

 

 

DICA 76 - Confira as dicas para aprender interpretação de textos para concursos:

 

interpretação de texto para concurso é uma das disciplinas presentes em todas as provas de certames. Isso acontece porque a língua portuguesa é uma das matérias fixas, com presença garantida em qualquer concurso público. Mas não é só isso não! A interpretação de texto para concurso não é exclusividade do português não, as demais perguntas também possuem sua dose de interpretação. Já que você precisa ler o enunciado e usar os seus conhecimentos de interpretação para entender o que aquela questão quer de você, e assim, escolher a alternativa correta.

 

COMO INTERPRETAR QUESTÕES?

Como falamos anteriormente, você vai usar interpretação de texto para concurso em todas as questões. Infelizmente, vemos muitos estudantes que, mesmo sabendo muito sobre o assunto, erram uma ou mais questões por não entender o que está sendo cobrado. Então, vamos começar o assunto mostrando dicas de como interpretar as perguntas e não perder nenhum precioso ponto da sua prova com isso. Acompanhe as dicas rápidas e confira mais sobre o assunto no vídeo abaixo.

DICAS DE COMO INTERPRETAR AS PERGUNTAS DE CONCURSO PÚBLICO

 

Dicas para interpretar as questões

Dicas para interpretar as questões

 

Exercite a leitura

Para aumentar a sua capacidade de interpretação de texto para concurso você deve:
– Ler bastante;
– Refletir sobre o que foi lido e tentar captar as ideias do texto;
– Investigar o significado das palavras e os seus sinônimos.

Coloque-se no lugar do examinador

Quando for ler a questão tente se colocar no lugar do examinador para entender qual foi a sua intenção com aquela pergunta.

Não pare a leitura por uma palavra desconhecida

Se no meio do texto, você encontrar uma palavra que não sabe o significado, ou ainda, que o seu significado pode ser dúbio, não pare a leitura. Depois que terminar de ler o texto inteiro, volte para aquela palavra e tente entendê-la com base no contexto.

Pratique diferentes estilos de leitura na prova

Com a prova em mãos, comece com uma leitura rápida da questão. Assim, com a leitura prévia, você consegue identificar o tema e a sua memória já fará o processo de resgatar os assuntos estudados. Mas, antes de tentar adivinhar a resposta, leia novamente e calmamente a pergunta para entender o que está sendo pedido. Acredite, se você adotar esse método não estará perdendo tempo, mas sim, ganhando confiança para responder de forma correta.

Tenha uma atitude positiva

Um erro comum entre os concursados é se desesperar diante de uma questão mais longa ou com um texto mais elaborado. Mas, não faça isso! Respire fundo, leia com calma e tente assimilar aos poucos, comece interpretando trechos menores dentro do texto. Dessa forma, você conseguirá fazes associações com o conteúdo já estudado.

Cuidado com os erros de interpretação

Os erros mais frequentes são extrapolação e redução. No primeiro o candidato sai do contexto, adicionando ideias que não estão na questão, seja pelo próprio conhecimento prévio ou pela imaginação. E redução é exatamente ao contrário. Ou seja, quando o candidato dá atenção a apenas um aspecto ou trecho do texto. Então cuidado, uma questão pode trazer um conjunto de ideias e é importante compreender todas elas para acertar na resposta.

Cuidado com algumas palavras

Mais uma vez, você deve interpretar a questão pelo ponto de vista do examinador. Então, tome cuidado com algumas palavras como: destoa, não, correta, incorreta, certa, errada, exceto, falsa e verdadeira. Elas costumam aparecer no enunciado e influenciam muito na sua resposta. A nossa dica é que você sublinhe elas para prestar mais atenção e não errar uma pergunta por pura desatenção.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA CONCURSO

Agora sim, vamos falar de interpretação de texto para concurso, mas bem específico de língua portuguesa. Aliás, esse é um dos temas mais cobrados dessa disciplina. E para dar dicas de interpretação de texto para concurso, vamos pedir ajuda da professora Adriana Figueiredo, confira seus sete conselhos logo abaixo:

 

Dicas de interpretação textual

Dicas de interpretação textual

 

1. LEIA O TEXTO DO INÍCIO AO FIM PARA SABER DO QUE SE TRATA

– Nessa primeira leitura, você não deve parar e nem sublinhar nada.

2. NA SEGUNDA LEITURA, MARQUE EM CADA PARÁGRAFO O QUE REPRESENTA A SUA IDEIA CENTRAL

– Na introdução, a ideia central é a tese. Nos parágrafos de desenvolvimento é o tópico frasal. Na conclusão é a tese novamente;

– Vale lembrar que a tese vem fraca na introdução, mas na conclusão ela está mais forte, é nesse ponto que o autor deixa clara a ideia que veio defender;

– O ideal é sublinhar porque cada vez que você precisar responder uma nova questão sobre aquele mesmo texto, terá que ler de novo e estará sempre com a ideia de “eu vi essa informação no texto, mas não lembro onde”. Mas, se essa informação estiver sublinhada você otimiza seu tempo!

3. QUANDO ENCONTRAR ALGUM TRECHO QUE TENHA DÚVIDAS, MARQUE OU FAÇA UMA INTERROGAÇÃO NA MARGEM DA FOLHA

– Caso haja alguma questão sobre aquele trecho do texto, você já estará atento;

– Quando você não entende algo no texto, pode bater um desespero e travar a sua mente para que não entenda nada a partir desse ponto. Não faça isso!

– Se não entender uma palavra ou trecho, sublinhe, mas deixe pra lá. Normalmente, a própria banca tende a esclarecer trechos duvidosos. Então, marque e desapegue. Com o tempo você acaba voltando para o assunto e entendendo melhor.

4. MUITA ATENÇÃO AOS ENUNCIADOS!

– Muitas vezes o candidato perde uma questão por não entender exatamente o que pede o enunciado;

– É o que já falamos anteriormente, uma palavra no enunciado pode mudar tudo!

5. EXISTEM DOIS TIPOS DE QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO: RECORRÊNCIA (COMPREENSÃO DE TEXTOS) E INFERÊNCIA (INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS)

– Na recorrência, você recorre ao texto e encontra a resposta, que não virá exatamente com as mesmas palavras, mas sob forma de paráfrase;

– Ou seja, recorrência é igual a compreensão textual;

– Essas questões vão começar sempre com: “segundo o texto, de acordo com o texto, conforme o texto, o texto diz ou o autor diz”;

–  Então, leia a pergunta e vá ver se aquela informação está no texto. Depois, procure a alternativa que reescreve essa informação que está no texto. Aliás, essa reescritura é chamada de paráfrase.

6. EXISTEM AS QUESTÕES DE INFERÊNCIA, OU MELHOR, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA CONCURSO

– Essas questões são aquelas em que você é levado a inferir, deduzir, concluir algo sobre o que leu, com base em pressupostos textuais. Essas são as perguntas de interpretação de texto;

– Ou seja, a resposta não estará propriamente no texto, mas ela deve ser deduzida a partir dele, a partir dos pressupostos textuais (as pistas textuais);

– Para deixar claro as explicações, vamos trazer uma frase preconceituosa e machista, mas que infelizmente foi cobrada em concurso público mais de uma vez: “Marido de mulher feia detesta feriado”. A banca pedia para marcar uma possível inferência e a resposta certa era: “mulheres feias também se casam”. Deixando de lado a parte ética e falando só do português, foi possível fazer essa dedução graças ao “DE” (“marido DE mulher feia”) que indica posse. Ou seja, isso não estava escrito, mas era possível deduzir.

7. O ERRO DA RECORRÊNCIA E DA INFERÊNCIA SÃO AS EXTRAPOLAÇÕES

– Extrapolar é ir além do que diz o texto, normalmente com base em experiências e opiniões próprias;

– Ainda utilizando a frase anterior, uma das alternativas incorretas era essa: “marido de mulher feia tem amante”. Isso é uma extrapolação, não há nada no texto que te permita pensar isso;

– A extrapolação pode vir de preconceito ou de uma ideia já formada na cabeça do candidato. Então, cuidado para não opinar!

 

DICA 77 - Confira as dicas de interpretação de textos para concursos:

 

interpretação de texto para concurso é uma das disciplinas presentes em todas as provas de certames. Isso acontece porque a língua portuguesa é uma das matérias fixas, com presença garantida em qualquer concurso público. Mas não é só isso não! A interpretação de texto para concurso não é exclusividade do português não, as demais perguntas também possuem sua dose de interpretação. Já que você precisa ler o enunciado e usar os seus conhecimentos de interpretação para entender o que aquela questão quer de você, e assim, escolher a alternativa correta.

COMO INTERPRETAR QUESTÕES?

Como falamos anteriormente, você vai usar interpretação de texto para concurso em todas as questões. Infelizmente, vemos muitos estudantes que, mesmo sabendo muito sobre o assunto, erram uma ou mais questões por não entender o que está sendo cobrado. Então, vamos começar o assunto mostrando dicas de como interpretar as perguntas e não perder nenhum precioso ponto da sua prova com isso. 

DICAS DE COMO INTERPRETAR AS PERGUNTAS DE CONCURSO PÚBLICO

 

Dicas para interpretar as questões

Dicas para interpretar as questões

 

Exercite a leitura

Para aumentar a sua capacidade de interpretação de texto para concurso você deve:
– Ler bastante;
– Refletir sobre o que foi lido e tentar captar as ideias do texto;
– Investigar o significado das palavras e os seus sinônimos.

Coloque-se no lugar do examinador

Quando for ler a questão tente se colocar no lugar do examinador para entender qual foi a sua intenção com aquela pergunta.

Não pare a leitura por uma palavra desconhecida

Se no meio do texto, você encontrar uma palavra que não sabe o significado, ou ainda, que o seu significado pode ser dúbio, não pare a leitura. Depois que terminar de ler o texto inteiro, volte para aquela palavra e tente entendê-la com base no contexto.

Pratique diferentes estilos de leitura na prova

Com a prova em mãos, comece com uma leitura rápida da questão. Assim, com a leitura prévia, você consegue identificar o tema e a sua memória já fará o processo de resgatar os assuntos estudados. Mas, antes de tentar adivinhar a resposta, leia novamente e calmamente a pergunta para entender o que está sendo pedido. Acredite, se você adotar esse método não estará perdendo tempo, mas sim, ganhando confiança para responder de forma correta.

Tenha uma atitude positiva

Um erro comum entre os concursados é se desesperar diante de uma questão mais longa ou com um texto mais elaborado. Mas, não faça isso! Respire fundo, leia com calma e tente assimilar aos poucos, comece interpretando trechos menores dentro do texto. Dessa forma, você conseguirá fazes associações com o conteúdo já estudado.

Cuidado com os erros de interpretação

Os erros mais frequentes são extrapolação e redução. No primeiro o candidato sai do contexto, adicionando ideias que não estão na questão, seja pelo próprio conhecimento prévio ou pela imaginação. E redução é exatamente ao contrário. Ou seja, quando o candidato dá atenção a apenas um aspecto ou trecho do texto. Então cuidado, uma questão pode trazer um conjunto de ideias e é importante compreender todas elas para acertar na resposta.

Cuidado com algumas palavras

Mais uma vez, você deve interpretar a questão pelo ponto de vista do examinador. Então, tome cuidado com algumas palavras como: destoa, não, correta, incorreta, certa, errada, exceto, falsa e verdadeira. Elas costumam aparecer no enunciado e influenciam muito na sua resposta. A nossa dica é que você sublinhe elas para prestar mais atenção e não errar uma pergunta por pura desatenção.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA CONCURSO

Agora sim, vamos falar de interpretação de texto para concurso, mas bem específico de língua portuguesa.

 

Dicas de interpretação textual

Dicas de interpretação textual

 

1. LEIA O TEXTO DO INÍCIO AO FIM PARA SABER DO QUE SE TRATA

– Nessa primeira leitura, você não deve parar e nem sublinhar nada.

2. NA SEGUNDA LEITURA, MARQUE EM CADA PARÁGRAFO O QUE REPRESENTA A SUA IDEIA CENTRAL

– Na introdução, a ideia central é a tese. Nos parágrafos de desenvolvimento é o tópico frasal. Na conclusão é a tese novamente;

– Vale lembrar que a tese vem fraca na introdução, mas na conclusão ela está mais forte, é nesse ponto que o autor deixa clara a ideia que veio defender;

– O ideal é sublinhar porque cada vez que você precisar responder uma nova questão sobre aquele mesmo texto, terá que ler de novo e estará sempre com a ideia de “eu vi essa informação no texto, mas não lembro onde”. Mas, se essa informação estiver sublinhada você otimiza seu tempo!

3. QUANDO ENCONTRAR ALGUM TRECHO QUE TENHA DÚVIDAS, MARQUE OU FAÇA UMA INTERROGAÇÃO NA MARGEM DA FOLHA

– Caso haja alguma questão sobre aquele trecho do texto, você já estará atento;

– Quando você não entende algo no texto, pode bater um desespero e travar a sua mente para que não entenda nada a partir desse ponto. Não faça isso!

– Se não entender uma palavra ou trecho, sublinhe, mas deixe pra lá. Normalmente, a própria banca tende a esclarecer trechos duvidosos. Então, marque e desapegue. Com o tempo você acaba voltando para o assunto e entendendo melhor.

4. MUITA ATENÇÃO AOS ENUNCIADOS!

– Muitas vezes o candidato perde uma questão por não entender exatamente o que pede o enunciado;

– É o que já falamos anteriormente, uma palavra no enunciado pode mudar tudo!

5. EXISTEM DOIS TIPOS DE QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO: RECORRÊNCIA (COMPREENSÃO DE TEXTOS) E INFERÊNCIA (INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS)

– Na recorrência, você recorre ao texto e encontra a resposta, que não virá exatamente com as mesmas palavras, mas sob forma de paráfrase;

– Ou seja, recorrência é igual a compreensão textual;

– Essas questões vão começar sempre com: “segundo o texto, de acordo com o texto, conforme o texto, o texto diz ou o autor diz”;

–  Então, leia a pergunta e vá ver se aquela informação está no texto. Depois, procure a alternativa que reescreve essa informação que está no texto. Aliás, essa reescritura é chamada de paráfrase.

6. EXISTEM AS QUESTÕES DE INFERÊNCIA, OU MELHOR, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA CONCURSO

– Essas questões são aquelas em que você é levado a inferir, deduzir, concluir algo sobre o que leu, com base em pressupostos textuais. Essas são as perguntas de interpretação de texto;

– Ou seja, a resposta não estará propriamente no texto, mas ela deve ser deduzida a partir dele, a partir dos pressupostos textuais (as pistas textuais);

– Para deixar claro as explicações, vamos trazer uma frase preconceituosa e machista, mas que infelizmente foi cobrada em concurso público mais de uma vez: “Marido de mulher feia detesta feriado”. A banca pedia para marcar uma possível inferência e a resposta certa era: “mulheres feias também se casam”. Deixando de lado a parte ética e falando só do português, foi possível fazer essa dedução graças ao “DE” (“marido DE mulher feia”) que indica posse. Ou seja, isso não estava escrito, mas era possível deduzir.

7. O ERRO DA RECORRÊNCIA E DA INFERÊNCIA SÃO AS EXTRAPOLAÇÕES

– Extrapolar é ir além do que diz o texto, normalmente com base em experiências e opiniões próprias;

– Ainda utilizando a frase anterior, uma das alternativas incorretas era essa: “marido de mulher feia tem amante”. Isso é uma extrapolação, não há nada no texto que te permita pensar isso;

– A extrapolação pode vir de preconceito ou de uma ideia já formada na cabeça do candidato. Então, cuidado para não opinar!

 

DICA 78 - Como estudar para concurso tendo pouco tempo:

concurso público dos seus sonhos pode ter o edital publicado a qualquer momento e mesmo que você saiba disso, às vezes, pode acabar deixando a preparação para a última hora, faltando poucos dias para a prova. Por isso, hoje vamos te ensinar como estudar para concurso em pouco tempo. Então, anote todas as dicas, as coloque em prática e encurte o seu caminho até o sucesso.

COMO ESTUDAR PARA CONCURSO EM POUCO TEMPO

 

O primeiro passo para fazer dar certo é descobrir qual é esse pouco tempo que você tem disponível. Então, confira certinho a data da prova, essa informação consta no edital do concurso, e veja quantos dias você tem até lá, pode incluir na conta os finais de semana e feriados também, afinal, já que não possuímos muito tempo, precisamos aproveitar todo momento que temos à disposição.

Depois disso, você precisa saber quantas horas do seu dia estão disponíveis para os estudos. Mas, vale lembrar que é a aprovação no concurso público que está em jogo, por isso, tirando as responsabilidades diárias que não podem ser alteradas como trabalho e aula, tente encaixar sua preparação em todos os outros períodos. Porém, ninguém aqui está falando em passar noites em claro, boas noites de sono aliadas a uma alimentação saudável e prática de atividades físicas também são bem importantes para o seu sucesso. Então não deixe essa parte de lado, combinado?

Agora que você já sabe quantos dias tem até a prova, quantas horas tem a disposição por dia e por semana, precisa encontrar um preparatório que se encaixe nessa realidade. Afinal, você não estava pensando que o como estudar para concurso em pouco tempo seria sozinho, né? A essa altura, você precisa de um direcionamento e de um conteúdo que vá otimizar o seu tempo. Se não for assim, você vai estar perdido em pesquisas pela internet, uma gigantesca quantidade de materiais para estudar e muito conteúdo desatualizado. E não é isso que queremos para a sua preparação.

VÍDEO AULA PARA CONCURSO

Então, se para garantir a sua vaga no concurso público, você precisa otimizar o tempo, já comece largando as apostilas. Afinal, com elas, você precisa ler dezenas ou até centenas de páginas sobre determinado assunto, e ainda, não terá a garantia de ter entendido, afinal, dependerá da sua atenção, do modo como foram escritos os textos da apostila e do seu entendimento. Então, as grossas apostilas podem trazer quantidade, mas agora o que você precisa é de qualidade. Por isso, as vezes um curso on-line pode ser uma boa opção.

 

DICA 79 - Atitudes que você pode ter para ficar mais inteligente:

Existem diversos métodos com dicas de coisas que você pode fazer para ficar mais inteligente, aumentando suas habilidades cognitivas e fazendo com que seja mais eficaz em suas atividades.

Veja a seguir então algumas coisas que você pode fazer para ficar mais inteligente:

QUESTIONE TUDO

Nunca assuma nada ou aceite informações sem antes questionar. O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão do conhecimento. E a curiosidade e os questionamentos são as chaves para superá-lo. Ao se questionar você criará pensamento crítico e fará seu cérebro trabalhar mais diante das informações.

ACOMPANHE O NOTICIÁRIO

Além de ficar bem informado, essa atividade irá exercitar ainda mais o seu cérebro. Reserve meia hora durante a manhã ou antes de dormir para ler um jornal, ouvir um podcast ou assistir alguma noticiário. Essa atitude adicionará interessantes tópicos e informações no seu dia, e ainda deixará seu cérebro mais ativo.

APROXIME-SE DE PESSOAS INTELIGENTES

Com toda a certeza pessoas inteligentes têm coisas interessantes para falar. Esses indivíduos sabem como expandir a mente e alimentar o cérebro. Portanto, passar um tempo com elas será benéfico em vários níveis.

COMPARTILHE INFORMAÇÕES

Uma ótima maneira de saber de você realmente aprendeu algo e absorveu as informações que estudou é tentar passar este conhecimento para outras pessoas. Explicar o que você aprendeu te ajudará a gravar esse novo conhecimento.

DESENHE OU PINTE

Atividades como o desenho e à pintura podem trazer uma série de benefícios, como a melhora na coordenação entre o olho e a mão, até o armazenamento de memórias de forma mais permanente.  Pintores costumam ter uma maior consciência em relação ao ambiente ao seu redor. Isso será um incentivo para você perceber mais detalhes do mundo.

LEIA MUITO

A leitura é a maneira mais fácil de estimular a atividade cerebral. Ela ajuda no aumento do vocabulário e também em seu uso de modo mais prático, com exemplos corretos do uso gramatical e de frases bem escritas.

Outro benefício são as conexões gerais entre a literatura e a vida real. Seja pela ficção, não-ficção, literatura histórica ou poesia, a leitura será uma boa maneira de fazer o cérebro viajar para novos lugares e contextos. Faça da leitura um hábito diário, mesmo que seja apenas alguns minutos por dia.

ANOTE O QUE APRENDEU

Anotar as coisas é uma ótima forma de aumentar a capacidade mental, e não é necessário escrever muito ou de forma complexa. Assim como a leitura, a escrita incentiva o crescimento do vocabulário e melhora a capacidade gramatical. A escrita melhora também a capacidade cerebral, pois é necessário prestar mais atenção aos diálogos, às memórias e experiências.

FAÇA PEQUENAS MUDANÇAS NA ROTINA

Mudar o caminho que você passa todos os dias para ir ao trabalho, faculdade ou academia já é algo que poderá ativar o seu cérebro. As mudanças de estado são estimulantes para o cérebro.

Outro exemplo é quando viajamos para um novo país, nosso cérebro precisa se adequar à nova linguagem, costumes e à cultura. Esse ajuste aos novos elementos força o cérebro a acordar para enfrentar novos desafios.

DESCUBRA O QUE TE MOTIVA

Procure um assunto interessante e mergulhe nele. Será muito mais fácil ficar envolvido com um tópico ou atividade estimulante. Encontre também melhor formato para estimular sua mente, seja um vídeo no YouTube, um podcast ou um jornal. O aprendizado será mais fácil com um método mais prazeroso.

CUIDE DA SUA SAÚDE

O corpo é que alimenta o cérebro, por isso é muito importante se manter em boas condições físicas para poder estudar com tranquilidade. Fadiga mental, falta de motivação e ausência de criatividade podem estar ligadas ao sedentarismo, falta de sono ou dietas inadequadas.

Pessoas que se exercitam de forma regular estimulam o crescimento das células cerebrais, reduzem os níveis de estresse, e observam melhoras na energia e concentração.

Também é muito importante saber controlar e acalmar o cérebro. E neste caso, sugerimos a meditação para combater transtornos como ansiedade, depressão e outras doenças mentais.

Por fim, como você pode ver, existem muitas técnicas e hábitos para aumentar seu poder intelectual. Coloque algumas delas em prática e veja até onde você consegue chegar!

Com informações do Hipercultura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas de interpretação textual

Dicas de interpretação textual

 

1. LEIA O TEXTO DO INÍCIO AO FIM PARA SABER DO QUE SE TRATA

– Nessa primeira leitura, você não deve parar e nem sublinhar nada.

2. NA SEGUNDA LEITURA, MARQUE EM CADA PARÁGRAFO O QUE REPRESENTA A SUA IDEIA CENTRAL

– Na introdução, a ideia central é a tese. Nos parágrafos de desenvolvimento é o tópico frasal. Na conclusão é a tese novamente;

– Vale lembrar que a tese vem fraca na introdução, mas na conclusão ela está mais forte, é nesse ponto que o autor deixa clara a ideia que veio defender;

– O ideal é sublinhar porque cada vez que você precisar responder uma nova questão sobre aquele mesmo texto, terá que ler de novo e estará sempre com a ideia de “eu vi essa informação no texto, mas não lembro onde”. Mas, se essa informação estiver sublinhada você otimiza seu tempo!

3. QUANDO ENCONTRAR ALGUM TRECHO QUE TENHA DÚVIDAS, MARQUE OU FAÇA UMA INTERROGAÇÃO NA MARGEM DA FOLHA

– Caso haja alguma questão sobre aquele trecho do texto, você já estará atento;

– Quando você não entende algo no texto, pode bater um desespero e travar a sua mente para que não entenda nada a partir desse ponto. Não faça isso!

– Se não entender uma palavra ou trecho, sublinhe, mas deixe pra lá. Normalmente, a própria banca tende a esclarecer trechos duvidosos. Então, marque e desapegue. Com o tempo você acaba voltando para o assunto e entendendo melhor.

4. MUITA ATENÇÃO AOS ENUNCIADOS!

– Muitas vezes o candidato perde uma questão por não entender exatamente o que pede o enunciado;

– É o que já falamos anteriormente, uma palavra no enunciado pode mudar tudo!

5. EXISTEM DOIS TIPOS DE QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO: RECORRÊNCIA (COMPREENSÃO DE TEXTOS) E INFERÊNCIA (INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS)

– Na recorrência, você recorre ao texto e encontra a resposta, que não virá exatamente com as mesmas palavras, mas sob forma de paráfrase;

– Ou seja, recorrência é igual a compreensão textual;

– Essas questões vão começar sempre com: “segundo o texto, de acordo com o texto, conforme o texto, o texto diz ou o autor diz”;

–  Então, leia a pergunta e vá ver se aquela informação está no texto. Depois, procure a alternativa que reescreve essa informação que está no texto. Aliás, essa reescritura é chamada de paráfrase.

6. EXISTEM AS QUESTÕES DE INFERÊNCIA, OU MELHOR, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA CONCURSO

– Essas questões são aquelas em que você é levado a inferir, deduzir, concluir algo sobre o que leu, com base em pressupostos textuais. Essas são as perguntas de interpretação de texto;

– Ou seja, a resposta não estará propriamente no texto, mas ela deve ser deduzida a partir dele, a partir dos pressupostos textuais (as pistas textuais);

– Para deixar claro as explicações, vamos trazer uma frase preconceituosa e machista, mas que infelizmente foi cobrada em concurso público mais de uma vez: “Marido de mulher feia detesta feriado”. A banca pedia para marcar uma possível inferência e a resposta certa era: “mulheres feias também se casam”. Deixando de lado a parte ética e falando só do português, foi possível fazer essa dedução graças ao “DE” (“marido DE mulher feia”) que indica posse. Ou seja, isso não estava escrito, mas era possível deduzir.

7. O ERRO DA RECORRÊNCIA E DA INFERÊNCIA SÃO AS EXTRAPOLAÇÕES

– Extrapolar é ir além do que diz o texto, normalmente com base em experiências e opiniões próprias;

– Ainda utilizando a frase anterior, uma das alternativas incorretas era essa: “marido de mulher feia tem amante”. Isso é uma extrapolação, não há nada no texto que te permita pensar isso;

– A extrapolação pode vir de preconceito ou de uma ideia já formada na cabeça do candidato. Então, cuidado para não opinar!

Pagamento
  • Boleto - Vindi
  • Transf. Itau
  • Transf. Bradesco
  • Transf. Banco do Brasil
  • Auxílio Emergencial Caixa - Vindi
  • Pix - Vindi
  • PIX
  • Cartão Visa - Vindi
  • Cartão Mastercard - Vindi
  • Cartão Diners - Vindi
  • Cartão Amex - Vindi
  • Cartão Elo - Vindi
  • Cartão Hipercard - Vindi
  • Cartão Hiper - Vindi
Segurança
  • Loja Protegida

Digital Commerce Soluções Educacionais - CNPJ: 12.440.308/0001-37 - Aprova Cursos